O que vender pela internet? 6 Perguntas antes de tomar uma decisão

Última atualização em 11 de fevereiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

O que vender pela internet

Para todos aqueles que sonham em montar uma loja virtual, definir o que vender pela internet é uma questão pra lá de importante.

É claro que isso, por si só, não vai fazer de você um empreendedor de sucesso. Por outro lado, ao optar por vender produtos sem muita demanda, por exemplo, o empreendimento já nasce com sérias dificuldades de crescimento.

>> Participe da Semana do Ecommerce: de 6 a 17 de março [Gratuito, Vagas Limitadas]

Está planejando estruturar o seu negócio no varejo online e ainda não sabe muito bem o que vender na internet? A gente ajuda!

Hoje a equipe do Ecommerce de Sucesso traz as 6 perguntas-chave que o ajudarão a tomar essa decisão. Fique com a gente!

O que é o ecommerce e o que você pode esperar dele?

Caso você ainda não saiba, “ecommerce” nada mais é que o termo em inglês para a palavra “comércio eletrônico”, ou seja, vendas feitas através da internet.

Um dos setores com maiores índices de crescimento do mercado nacional, o ecommerce já fatura dezenas de bilhões todos os anos no Brasil — segundo a Abcomm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), as vendas online devem continuar crescendo em ritmo acelerado por aqui.

Isso quer dizer que tudo são flores?

Não. Quem monta um ecommerce enfrenta dificuldades assim como qualquer empreendedor, mas com algumas vantagens.

Apesar de oferecer uma série de desafios, o comércio eletrônico permite que você crie estruturas de negócios com custos reduzidos, podendo trabalhar sozinho (ou com equipe pequena) e até mesmo de sua casa!

Além disso, o empreendedor do ecommerce conta ainda com toda a liberdade e flexibilidade de quem trabalha por conta própria na internet.

O que vender pela internet

O que vender pela internet?

Mas estamos aqui para falar sobre o que vender pela internet, então vamos já ao que interessa! Confira abaixo 6 perguntas que você deve se fazer antes de tomar uma decisão tão importante:

1 – Como escolher um mercado? (Hobbies x Competências)

Decidir o que vender pela internet não é um movimento que acontece da noite para o dia. Então, para quem ainda não tem ideia de como seguir em frente, sugerimos 2 caminhos para facilitar essa missão:

Hobbies

Todo mundo tem um ou mais hobbies, aquela atividade prazerosa que você vive reservando tempo para fazer.

Futebol, academia, cinema, pilates, games, corrida, poker… Não importa. Cada um sabe aquilo que ama fazer. Por mais que isso pareça um grande clichê, é sim totalmente possível estruturar um negócio em torno de um hobby… É o “faça o que você ama” em sua melhor forma.

Gosta de correr maratonas? Você pode montar um ecommerce especializado em tênis para corrida de alta performance.

Sua paixão é um lifestyle mais saudável? Então você pode vender trajes fitness e/ou suplementos alimentares.

Gosta de moda? Então monte uma loja virtual de roupas e acessórios!

Vantagens da escolha baseada em hobby: quem utiliza seus hobbies para escolher um mercado, tem duas grandes vantagens. Além de ter uma ideia muito clara sobre quais são os pontos fortes e fracos desse setor (concorrentes), essa pessoa é uma consumidora, então sabe muito bem o que se passa na cabeça dos clientes do segmento.

O que vender pela internet

Competências

Se você não quer tomar uma decisão baseada em hobbies, pode tomá-la de acordo com as suas competências… Mas como assim?

Bem, é muito simples.

Antes de empreender, você provavelmente já trabalhou e foi forçado a se especializar em alguma coisa, certo?

Digamos, por exemplo, que durante 2 anos você foi gerente de uma ótica.

Bem, nesse período, é provável que você tenha tido muito contato com clientes, fornecedores, planilhas financeiras… Você sabe tudo sobre como funciona o negócio.

Mesmo que não seja um completo apaixonado pelo segmento, pode utilizar esse know-how para tomar a sua decisão sobre o que vender pela internet.

Seus grandes trunfos serão experiência adquirida e quantidade de informações privilegiadas que você já tem sobre o mercado.

Leia mais: Qual é a melhor plataforma de ecommerce para o seu negócio?

2 – Existe demanda?

Agora que você tem uma ideia mais ampla sobre o que vender pela internet, chegou a hora de se perguntar sobre a demanda. Será mesmo que o mercado está precisando disso que você quer oferecer?

Esse é o momento de visitar sites e fanpages da concorrência. Os clientes estão satisfeitos? Eles existem em grande quantidade?

Além disso, pergunte-se sobre a questão da concorrência em si: ela é grande ou pequena?

Poucas empresas oferecendo o serviço ou produto pode ser um indicativo de que a demanda é fraca.

O que vender pela internet

3 – Como escolher um nicho para a minha loja virtual?

Para concorrer com as grandes lojas virtuais, os pequenos empreendedores utilizam uma tática simples e bastante poderosa: a utilização de micro nichos.

Enquanto a Netshoes vende tênis, camiseta, cueca, barraca, bola e praticamente qualquer outro acessório esportivo em seu site, você venderá moda fitness e suplementos alimentares para o público feminino que tem entre 15 e 40 anos.

Enquanto o Pontofrio vende geladeira, smartphone, televisão, sofá e praticamente qualquer outro eletrodoméstico ou móvel para a sua casa, você vai focar em móveis planejados para home office.

A ideia é sempre ir do generalista para o específico. Essa é a lógica dos nichos de mercado.

Escolha o seu segmento, conheça o seu cliente e resolva todos os problemas dele. Encante-o com um atendimento incrível. A personalização do serviço será o seu grande diferencial.

4 – Meu preço será competitivo? Hora de estudar concorrentes e fornecedores

Com a facilidade que o consumidor tem para comparar preços na internet, é pouco recomendado que você entre no mercado com um preço que não seja competitivo.

Sendo assim, o que você precisa fazer a partir de agora é tornar-se a sombra de concorrentes e fornecedores. Estude-os e compre deles. Descubra o que e como entregam. Os fretes são grátis ou o consumidor é quem paga?

Se chegar à conclusão de que várias lojas virtuais conseguem fazer um preço muito melhor que o seu, algo pode estar acontecendo. Caso a situação seja irreversível, recomendamos que considere repensar o seu mercado.

5 – Os produtos escolhidos facilitam a logística?

Também já sabemos que, no Brasil, um empreendedor que começa no ecommerce não tem muitas opções logísticas… Ele provavelmente terá que recorrer aos Correios.

Leia mais: Como funciona o contrato com os Correios no ecommerce?

Caso o seu produto seja frágil, perecível, pesado ou volumoso demais, pode ser que a operação fique mais cara que o previsto, inviabilizando o negócio. Pense e informe-se sobre isso!

O que vender pela internet

6 – O quanto do meu tempo estou investindo em conhecimento?

Agora que já escolheu um nicho de atuação, tudo deve estar bem mais claro em sua cabeça. Chegou a hora de partir para o planejamento!

Além de indicar um artigo de Bruno de Oliveira, onde ele fala tudo sobre como fazer o planejamento do seu ecommerce passo a passo, aproveitamos para deixar uma pergunta:

O quanto do seu tempo você investe em conhecimento?

Qualquer empresário bem-sucedido, seja ele de pequeno ou grande porte, precisa ter um repertório muito bem organizado de informações adquiridas durante a vida. Quanto melhores as informações, mais serenidade para acertar nas decisões diárias.

Leia textos, veja vídeos, participe de grandes eventosO conhecimento é o seu maior ativo!

***

Esperamos que, a partir das dicas que demos acima, você tenha conseguido chegar à conclusão, com clareza, sobre o que vender pela internet. Caso isso ainda não tenha acontecido, não se afobe… É uma decisão difícil e precisa ser tomada com calma.

Se quiser continuar aprendendo muito sobre comércio eletrônico, dê logo o play no vídeo abaixo! Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco sobre quanto custa montar uma loja virtual:

Participe da Semana do Ecommerce: o principal evento do ano sobre comércio eletrônico!

Gostou do que leu por aqui hoje? Então temos um convite que certamente deve interessar!

Entre os dias 6 e 17 de março acontecerá a Semana do Ecommerce, o evento do ano em matéria de comércio eletrônico no Brasil.

Durante essas 2 semanas, os inscritos no evento terão a oportunidade de aprender tudo sobre como planejar e alavancar um negócio na internet.

Quer montar uma loja virtual de sucesso? Então inscreva-se já! Basta acessar o site e fazer o seu cadastro gratuito.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.