O que o cliente busca ao comprar presentes de Natal

Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Para vender bem no fim do ano, é preciso primeiro entender como são os hábitos de consumo das pessoas que compram presentes de Natal. Quais são seus meios de pagamentos preferidos, quanto estão dispostas a gastar, quais produtos são mais procurados… Tudo isso e muito mais você pode encontrar aqui:

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram um levantamento para ver como serão as vendas do Natal de 2019. 

De acordo com os dados, 77% dos consumidores devem fazer compras no Natal, o que significa 119,8 milhões de brasileiros. Além disso, 60% dos presentes serão comprados online, um aumento de 6% em relação ao Natal de 2018. 

A expectativa é que sejam movimentados 60 bilhões de reais no comércio e no setor de serviços.

Para você ter uma ideia, isso representa o faturamento do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças juntos.

Diante desta grande movimentação, é importante entender os principais hábitos de consumo nesta época do ano. Assim, sua empresa estará preparada contornar problemas e aproveitar oportunidades que irão surgir.

Forma de Pagamento favorita

Independentemente de ser Natal ou não, quanto mais formas de pagamento o seu site tiver, mais chances você tem de fechar compras.

Segundo a pesquisa, 72% dos brasileiros pretendem realizar os seus pagamentos à vista, seja em dinheiro (56%) ou no cartão de débito (34%). 

E 56% pretendem usar o crédito, sendo 36% crédito parcelado e 20% em parcela única.

Para os que vão dividir em parcelas, a média será de até 5 prestações. Ou seja, grande parte dos entrevistados estarão com a renda comprometida pelo menos até abril e maio de 2020.

Os brasileiros deram justificativas para o uso do parcelamento…

Para alguns, essa é a forma que encontram de conseguir comprar tudo que precisam (44%), outros preferem produtos de melhor qualidade (33%) e por alegarem que parcelar é um hábito de consumo (33%). 

Por isso, disponibilize os melhores meios de pagamentos e ofereça opções para os seus clientes. 

Cartão de débito, boleto bancário, parcelamento, PayPal… todas essas são opções interessantes para o cliente concluir a compra.

Pesquisa de Preço

Os consumidores criaram o hábito de pesquisar o preço antes de comprar. A maioria (86%) dos entrevistados afirmaram que farão isso para as compras de Natal. Apenas 6% não veem importância nisso.

80% dos brasileiros pretendem fazer essa pesquisa pela internet, por meio de sites e aplicativos. Já 70% também vão procurar por boas ofertas caminhando pelas lojas de rua (45%) ou em shoppings (45%).

Com a tendência dos consumidores buscarem informações antes de comprar, é interessante trabalhar com a antecipação.

Informe à sua audiência que neste Natal o seu negócio terá ótimas promoções de fim de ano e que todo mundo deve ficar atento. 

Além disso, deve se lembrar em colocar as promoções no ar antes do dia 25. Quem compra online ainda tem que esperar pela chegada do produto em casa. Ou seja, precisa fazer compras com antecedência.

Uma boa estratégia para os “atrasados” é oferecer um frete mais rápido para entregas próximas da sua região. 

Nichos mais procurados

Os segmentos mais procurados pelos consumidores neste Natal são:

1 – Roupas (58%)

2 – Brinquedos (40%)

3 – Perfumes e cosméticos (34%)

4 – Calçados (32%)

5 – Acessórios (25%)

6 – Livros (17%)

7 – Smartphones (14%)

Já as personas mais lembradas na hora de presentear são: mãe (48%), cônjuges (46%), filhos (40%) e sobrinhos (24%). Sendo que os filhos (27%) e as mães (23%) são os membros familiares que as pessoas estão dispostas a gastar mais.

Ticket Médio do Natal

A pesquisa mostrou que, em média, os brasileiros pretendem adquirir pelo menos quatro presentes.

O ticket médio será de R$ 124,99. Para os consumidores das classes A e B, ele sobre para 143,26, enquanto para a população de renda baixa, desce para 119,11. Porém, uma parcela de 23% dos entrevistados ainda não decidiram o quanto podem gastar.

37% dos consumidores acreditam que vão gastar mais este ano, comparado ao último Natal. Isso acontece porque 29% deles economizaram durante 2019 e se sentem com mais liberdade para gastar. 27% afirmaram que gastarão mais devido ao aumento do preço e 26% porque querem comprar presentes de melhor qualidade.

Porém, 22% dos consumidores vão diminuir gastos neste Natal. 38% por sentirem a necessidade de economizar, 31% por estarem com orçamento apertado e 15% por terem outras prioridades de compras.

Para estimular as pessoas que compram presentes de Natal, uma boa ideia é criar ofertas, cupons de descontos, promoções e formas que deixam os clientes mais confortáveis financeiramente para gastar na sua loja. 

Prepare-se para as vendas de Natal

Segundo Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, o levantamento mostrou como que a força cultural do Natal consegue se sobrepor às dificuldades financeiras dos brasileiros.

Ele afirma que essa data é a mais esperada para os consumidores e os lojistas. Mesmo que grande parte da população use o FGTS para pagar as dívidas, o comércio ainda terá lucro com as novas vendas.

No período, as compras são mais ligadas a emoção do que a razão.

Pensando nisso, preocupe-se em entregar a melhor experiência de compra possível. Os clientes precisam acreditar que, ao comprar de você, estão solucionando um problema.

No fim do ano, geralmente esse problema é justamente comprar presentes de Natal para familiares e amigos. Por isso, deixe toda a sua comunicação voltada para isso.

Anuncie em todos os seus portais (redes sociais, blog, site…) que o Natal está chegando e que se o cliente ainda não comprou nada para presentear alguém, não tem problema. Será possível encontrar o produto desejado no seu site e ter um fim de ano sem estresse. 

Ofereça dicas de presentes para tipos diferentes de pessoa, um guia para auxiliar nesta época do ano… Existem várias opções de apoio que pode oferecer para o cliente concluir a compra na sua loja.

Se você quer aprender mais ainda sobre como ter um sucesso de vendas online, confira aqui a aula online e gratuita do Bruno de Oliveira, maior especialista de E-commerce do país.

Nela, aprenderá as melhores estratégias e métodos para vender no mercado digital com segurança e lucratividade. Confira aqui:

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