Última atualização em 1 de dezembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Ter um site responsivo é cada vez mais importante no contexto dos negócios digitais. Se você tem uma loja virtual, por exemplo, a falta de um site responsivo vai gerar desinteresse por parte dos usuários e até punições do Google em relação ao ranqueamento das suas páginas.
Mas o que é um site responsivo? Bom, fique com a gente e vamos começar a entender um pouco mais sobre o assunto!
O que é um site responsivo?
Um site responsivo, também conhecido como “layout responsivo” ou “site flexível”, nada mais é que um site que se adapta automaticamente ao dispositivo (notebook, celular, tablet etc) que o usuário está utilizando para acessar a internet.
Você já acessou um website pelo celular e a página acabou abrindo totalmente desformatada, feia e com botões fora do lugar? Pois é, a sensação não é nada agradável e a vontade é de dar o fora o mais rápido possível!
Dessa forma, não é difícil concluir que as lojas virtuais que ainda não são responsivas estão deixando dinheiro na mesa. Poucos usuários confiam ou compram de empresas que nem sequer deram-se ao trabalho de garantir uma boa usabilidade do site. Esse “detalhe” passa desconfiança e tira credibilidade.
O grande problema de não ter um site responsivo
Além do desinteresse dos usuários por sites que não se adaptam aos seus tablets e smartphones, quem não tem um site responsivo ainda precisa lidar com outra bomba: os problemas de SEO.
Caso você não saiba, o Google analisa diariamente as páginas do seu site, sempre dando pontos positivos ou negativos de acordo com diversos quesitos como velocidade de carregamento da página, relevância do conteúdo apresentado e… RESPONSIVIDADE.
Não ter um site responsivo é praticamente um crime aos olhos do Google – a empresa americana não quer que os seus usuários cliquem em sites que não estão preparados para recebê-los.
Resumindo: se você não tem um site responsivo, vai enfrentar grandes desafios com relação ao desenvolvimento do tráfego orgânico do seu negócio.
Como conseguir um site responsivo?
O layout responsivo é tão importante nos dias atuais que os profissionais de desenvolvimento geralmente irão oferecê-lo como uma premissa básica para o seu negócio. Mesmo assim, vale fazer o teste:
Use esta ferramenta do Google para testar a responsividade do seu site. Caso descubra que ele ainda não está preparado para receber usuários mobile, contate um profissional da área para ajudá-lo nessa otimização.
A importância dos dispositivos móveis no contexto do seu negócio
Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui, atualmente, mais de 168 milhões de smartphones em uso. Você quer mesmo ignorar todos esses consumidores?
Se você tem um negócio na internet, seja ele um blog ou loja virtual, precisa entender que uma mudança muito importante aconteceu: se antes o computador era a principal ferramenta utilizada pelas pessoas para acessar a internet, hoje ele foi substituído pelo celular.
O assunto é tão importante que o comércio eletrônico cunhou o termo m-commerce para estudar o mercado de dispositivos móveis no mundo. Vamos falar um pouco sobre ele.
Números do m-commerce no Brasil
M-commerce é a abreviação para o termo “mobile commerce”, que se refere a todas as vendas feitas no comércio eletrônico através de dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Para se ter uma ideia da importância desse mercado, 24,6% de todas as vendas online feitas no país já são realizadas via dispositivos móveis. E engana-se quem pensa que só produtos baratos são comprados pelo celular: o ticket médio do mobile commerce é de R$417 no Brasil.
Quer mais curiosidades? Então dê o play no vídeo abaixo! Quem fala é o especialista Bruno de Oliveira: