Última atualização em 8 de dezembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você é empreendedor, provavelmente já ouviu falar sobre o termo “ROI”. Mas o que ele quer dizer exatamente?
Para te ajudar a entender mais essa métrica importantíssima não só no ecommerce, mas em qualquer outro mercado, a nossa equipe preparou um pequeno guia. Você pode conferi-lo abaixo!
O que é ROI? Você precisa entender isso!
Sempre que ouvir sobre ROI, tenha em mente que o que está sendo discutido é o “return on investment”, ou “retorno sobre investimento” em bom português. Essa métrica é uma das mais importantes do negócio e mede o retorno sobre um investimento feito com o objetivo de obter lucro.
Como medir o ROI do meu ecommerce?
Logo após descobrir o significado desse termo, é bastante provável que você se pergunte: “Tudo bem, mas como calcular o ROI da minha empresa?”.
Bem, no ecommerce o ROI é utilizado basicamente para medir o retorno sobre os seus investimentos em marketing — tudo o que entra nessa equação é o montante de dinheiro que saiu e o montante que entrou.
Podemos definir uma fórmula bem simples para calcular o seu ROI:
Exemplificando:
- Você investiu R$1 mil reais em uma campanha para gerar tráfego para a sua loja virtual
- Depois, foi constatado que esse investimento trouxe 10 mil visitas para o site, gerando R$5 mil em vendas de produtos
- Com um investimento de R$1 mil e retorno de R$5 mil, seu ROI é 4 (ou 400%), o que significa que recuperamos 4x o valor investido.
(5000 – 1000) / (1000) = 4
O ROI ideal para o seu negócio
Levando em conta a quantidade de variáveis e particularidades de cada negócio e plataformas de marketing, seria arriscado apontar aqui que um ROI acima de um valor X é bom ou que abaixo de Y é ruim.
Uma loja virtual que trabalhe com altas margens de lucro, por exemplo, pode ter um ROI mais baixo e ainda assim lucrar bastante. O mesmo não acontece com aqueles negócios de margens apertadas — estes precisam buscar ROIs maiores para justificar a operação.
A única generalização que podemos fazer é: se o seu ROI está abaixo de 1, ele com certeza é ruim, pois indica que você nem mesmo recuperou o investimento feito. Em outras palavras, está levando prejuízo.
Conheça o Ecommerce na Prática!
Gostou de aprender o que é ROI e quer continuar descobrindo o significado de outros termos do mundo dos negócios? Então não perca tempo e acesse já o Ecommerce na Prática!
Comandado por Bruno de Oliveira, o maior especialista do país em ecommerce, o ENP traz artigos diários sobre números de mercado, dicas de marketing, vendas e muito mais… Acesse o site e bons estudos!