O que é posicionamento de mercado e por que você deve usar isso na sua estratégia de ecommerce?

Última atualização em 23 de março de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

o que é posicionamento de mercado

Você está batalhando para fazer seu ecommerce decolar, mas seus resultados ainda não estão saindo como desejado?

Talvez você esteja fazendo tudo certo.

Você realiza os investimentos necessários na área de publicidade e na sua logística, conta com bons produtos em sua loja virtual e cuida muito bem de outros tópicos importantes para a gestão do seu negócio.

Mas a sua marca, o seu ecommerce, simplesmente não vende como deveria.

Bem, é possível que em um cenário como esses, o problema da sua empresa seja o posicionamento de mercado, importante para qualquer empresa que busque o sucesso.

Tenha a certeza de ficar atento a cada uma das próximas linhas, pois vamos mostrar o que é posicionamento de mercado e porque ele não pode ficar de fora da estratégia do seu ecommerce.

O que é posicionamento de mercado sem rodeios

Fundamental no marketing, e sabendo que o um bom marketing é crucial para todo e qualquer ecommerce, todo lojista virtual precisa entender corretamente o que é posicionamento de mercado.

Philip Kotler costumava dizer que o posicionamento de mercado é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o intuito de ocupar uma posição destacada de acordo com seu público-alvo em relação aos concorrentes.

De acordo de Kotler, as ações para tornar os produtos e a imagem, ou a marca, da empresa reconhecidos pelo público-alvo como melhores, diferenciadas, exclusivas, definem o que é posicionamento de mercado.

Tanto que podemos entender o posicionamento como uma soma da diferenciação da empresa, marca, produto em relação às concorrentes mais a segmentação do mercado onde ela atua.

Porém, apenas saber o que é posicionamento de mercado não basta.

Você precisa entender o que ele significa e como funciona na vida prática.

Leia também: 4 coisas que todo empreendedor que quer viver de ecommerce deveria saber

Como funciona o posicionamento e porque é tão importante na estratégia de marketing

Você provavelmente já realizou uma compra de um produto um pouco mais caro por conta da sua marca, certo?

Pode ter sido uma calça, um determinado tênis, um computador, smartphone, etc.

Da mesma maneira, existem pessoas que sempre optam por determinada fabricante na hora de comprar um carro; uma certa escola para matricular os filhos e até mesmo deixam claro preferência por um restaurante específico quando comem fora de casa.

Muitas dessas pessoas, quando perguntadas o porquê de tomarem tais decisões, frequentemente argumentam coisas como:

“Essa empresa é líder de mercado no seu segmento”

“Os pneus dessa fabricante são o número um no ranking X”

“Essa marca de roupa representa muito bem o meu estilo e personalidade”

Enfim, ao nos depararmos com justificativas como essa estamos diante da ação prática do que o posicionamento de mercado é capaz.

A finalidade é sempre tornar sua marca, empresa, e produto uma líder dentro do nicho escolhido.

O posicionamento de mercado é o ato de buscar fazer a sua empresa ser um ícone de comparação superior aos concorrentes do mercado em que se está competindo.

Posicionamento de mercado no ecommerce, e porque inserir ele na sua estratégia de marketing

Você alguma vez já parou para fazer uma busca rápida de quantas lojas virtuais vendem os mesmos produtos que o seu ecommerce?

Mesmo que ainda não tivesse feito, sequer se perguntado quanto a isso, eu posso afirmar uma coisa.

A menos que seu ecommerce seja de um nicho totalmente inexplorado, existe concorrência mais que suficiente para deixar seu negócio para trás.

E se você não sabia ainda o que é posicionamento de mercado, agora que sabe, precisará adotar na sua estratégia para que sua loja virtual possa vencer no mercado.

Ter uma marca forte, que esteja morando na mente e coração do seu público-alvo como a líder do segmento, o melhor ecommerce daquele nicho, com os melhores produtos é fundamental.

Nem sempre isso será possível, veja o caso da Pepsi.

Com o tempo, a empresa entendeu que não conseguiria assumir a liderança em sua competição com a Coca-Cola.

Então, ela passou a adaptar sua estratégia para se consolidar como a primeira opção após a principal concorrente e conquistar o público que não é atendido pela Coca-Cola.

E essa é uma boa estratégia a ser adotada por seu ecommerce na hora que se fizer necessária.

O que esperamos que tenha aprendido

Neste artigo esclarecemos o que é o posicionamento de mercado e a sua importância para uma empresa.

Em um ecommerce, sua necessidade é tão ou mais importante que em um negócio físico.

Portanto, não pode ser algo negligenciado pelo empreendedor digital.

Afinal, ser conhecido e ter autoridade é crucial para o sucesso na internet, e uma estratégia de marketing com ações para melhorar seu posicionamento é uma das chaves para isso.

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