Última atualização em 10 de janeiro de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você sabe o que é marketplace, market place ou ainda “marketplace online”, como muitos gostam de chamar?
Caso seja dono de um negócio online e tenha se deparado com esse conceito, considere-se uma pessoa de sorte: nos dias atuais os marketplaces são considerados pelos especialistas uma das maiores tendências nas vendas pela internet!
Quer descobrir exatamente o que são os marketplaces, como funcionam esses sites e como você pode fazer para lucrar através deles? Então fique com a gente, pois hoje vamos explicar tudo detalhadamente para você!
O que é marketplace? Conceitos iniciais
Segundo o dicionário, marketplace é um “lugar onde se faz comércio de bens e serviços”. Em nossa opinião, ainda dá para ir um pouco mais longe nessa definição.
Um marketplace pode ser definido também como um site onde clientes e lojistas se juntam para formar um espaço de compra e venda de produtos ou serviços. O Mercado Livre, o Walmart, as Lojas Americanas e o Submarino, por exemplo, são exemplos de marketplaces que funcionam aqui no Brasil.
Formado pela junção das palavras “market” (mercado) e “place” (lugar), “marketplace” é um termo em inglês cada vez mais difundido no mundo inteiro.
Qual a diferença entre um marketplace e uma loja virtual?
A diferença é simples: enquanto em uma loja virtual apenas uma empresa é detentora das ofertas do site, no marketplace diversos varejistas competem pelo consumidor.
Se você acessar o Mercado Livre neste momento, por exemplo, e digitar “tênis de corrida”, vai encontrar diversos lojistas oferecendo esse produto lá (o mesmo não acontece quando acessamos o site de uma loja virtual do mesmo segmento).
Como funciona um marketplace?
Agora que já entendemos o que é marketplace, vamos avançar e falar um pouco sobre como é a lógica desse negócio.
Para vender em um marketplace, você geralmente não precisará pagar nada no início — as taxas são cobradas em cima de cada venda, em formato de comissões.
Também é importante ressaltar que, ao criar a sua conta em um marketplace, você está concordando com os termos e políticas daquele site. A partir daí terá que seguir as regras do espaço se quiser continuar desfrutando das vantagens proporcionadas por ele.
Quem vende no Mercado Livre, por exemplo, possui uma série de regrinhas em relação à qualidade dos produtos, atendimento ao consumidor, tempo de envio etc.
Caso esteja curioso, você pode dar uma olhada nas regras para vender no Mercado Livre!
Compensa vender em marketplaces?
Mas, se eu posso vender em uma loja virtual sem pagar comissão alguma para ninguém, será que compensa vender nos marketplaces?
É claro que sim! Para provar isso, listamos abaixo as duas grandes vantagens de vender nos marketplaces atualmente:
O poder do tráfego
Ao começar a vender pela internet, uma das grandes dificuldades do empreendedor é gerar tráfego para o negócio. Afinal, de nada adianta montar uma loja virtual e não ter verba suficiente para divulgar as ofertas, certo?
Com a ajuda dos marketplaces, lojistas virtuais do Brasil inteiro conseguem colocar seus produtos na plataforma e aproveitar as milhões de visitas diárias geradas pelo nome forte desses sites.
É ou não é um bom negócio?
A máquina já está pronta
A segunda grande vantagem de se vender nos marketplaces é que “a máquina já está pronta”.
Para montar uma loja virtual você precisará adquirir o domínio do site, comprar tráfego, fortalecer o elo de confiança de uma empresa até então desconhecida para o consumidor… Tudo isso leva tempo.
Já os marketplaces estão lá, funcionando há anos. Eles possuem tráfego próprio, investem em marketing por conta própria e possuem um nome fortíssimo no mercado. Ou seja: o lojista chega e encontra a casa pronta.
Inclusive é por conta disso que recomendamos a todos os alunos do treinamento Ecomerce do Zero que comecem através de marketplaces, e não da criação de uma loja virtual. Foi isso que nos fez criar um MÓDULO EXCLUSIVO com aulas apenas sobre Mercado Livre.
Milhares desses alunos têm agradecido diariamente a nossa equipe por essa dica que fez toda a diferença nos resultados de seus negócios. Para conhecer a essência do Ecommerce do Zero, acesse agora o site oficial do treinamento!