Última atualização em 18 de novembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Começar um negócio com pouco dinheiro é o sonho de inúmeros empreendedores ao redor do país. Mas será que é possível?
Para provar que sim, nossa equipe traz hoje 6 conselhos reais, coletados pela Revista Exame, de pessoas que começaram uma empresa com pouco dinheiro.
E quando falamos pouco é pouco mesmo: há quem tenha entrado no mercado com um capital de R$300!
Negócio com pouco dinheiro: dicas de quem já fez
Está curioso? Então sem mais delongas, vamos ao que interessa!
1 – Aprenda com a primeira centena de clientes
Para Max Campos, empreendedor do segmento de turismo desde 2014, começar um negócio sem dinheiro é tudo uma questão de aprendizado.
Para ele, é importante, antes de qualquer coisa, conquistar sua primeira centena de clientes e aprender tudo sobre aquelas pessoas.
Depois disso, você começará a escalar o empreendimento e, se necessário, buscará investimento só quando tudo já estiver validado de ponta a ponta.
2 – Mantenha-se focado nas vendas
Para Caio Sigaki, que tem 33 anos e é fundador da “Elefante Verde”, uma franquia que oferece serviços de marketing digital, o principal é focar em gerar receita.
Para ele, ao contrário do que acontece nos EUA, onde aporte e investimentos são uma realidade, os negócios brasileiros necessitam de capital desde o início.
Sendo assim, a dica de Sigaki é que, desde o primeiro dia, invista-se em muitos telefonemas, bate-papo e estratégias de marketing digital.
Leia mais: Como começar uma loja virtual sem estoque?
3 – Conheça o seu público
Para Vera Kopp, empreendedora de 38 anos que fundou um marketplace na área da economia criativa, o principal fator para o sucesso de um negócio com pouco dinheiro é o conhecimento da sua persona.
Sua dica é sobre utilizar pesquisas e formulários de modo a conhecer cada vez mais as necessidades do seu público.
4 – Falhe rápido
Para Bruno e Gabriel Passarelli, que investiram o dinheiro da poupança para montar um marketplace de programas de intercâmbios, o melhor negócio é colocar o produto para ser testado pelo mercado o mais rápido possível.
De acordo com a estratégia indicada por eles, o ideal a ser feito é oferecer um MVP (minimum product viable) ao público e depois ir transformando-o de acordo com as demandas existentes.
Veja mais: Como começar um negócio tendo pouco dinheiro?
5 – Comece de onde você está
Para Felipe Dib, que montou uma escola de inglês online no ano de 2011, o segredo para começar um negócio com pouco dinheiro é, simplesmente, começar.
“Todos nós temos pouco dinheiro e problemas o tempo todo, então não existe um ‘perfect moment’. Apenas comece do jeito que der!”, disse ele à Revista Exame.
6 – Reinvista o lucro
Para Emerson Salomão, de 43 anos, começar um negócio com pouco dinheiro só é possível quando, aos poucos, os lucros vão sendo reinvestidos.
Sua dica vale especialmente para todos aqueles que, nos primeiros meses do negócio, já pensam em sangrar o caixa da empresa que está começando e precisa daqueles recursos para crescer.
Conheça o Ecommerce na Prática
Gostou do que acabou de ler? Se você possui alguma experiência em começar um negócio com pouco dinheiro, adoraríamos conhecer a sua história através dos comentários!
No mais, caso se interesse pelo varejo online, temos um convite a fazer: conheça o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre ecommerce e empreendedorismo!
Comandado por Bruno de Oliveira, o Ecommerce na Prática traz artigos semanais exclusivos sobre temáticas relevantes para quem deseja montar uma loja virtual.
Gostou do que viu por aqui? Então deixe seu email na caixa abaixo e receba todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!