Última atualização em 21 de novembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Assim como acontece no varejo físico, o comércio eletrônico contém diversos modelos de negócios disponíveis aos empreendedores que estão dispostos a investir nesse mercado.
Muito antes de pensar sobre que tipo de produto você irá vender, é preciso pensar sobre qual, dentro dos modelos de ecommerce, é aquele que mais trará benefícios para você.
Está confuso e sem saber muito bem o que é um modelo de ecommerce? Calma, é bem mais simples do que parece… A partir de agora vamos falar sobre os 4 principais deles!
Modelos de ecommerce – A lógica do seu negócio
O “modelo de ecommerce” ao qual nos referimos, nada mais é que o modelo de negócio adotado pela sua operação de comércio eletrônico. Veja as alternativas mais populares:
B2C – Business to Consumer (Empresa > Consumidor final)
O B2C é, sem dúvidas, o modelo de negócio mais utilizado no varejo. Aqui não tem segredo: uma loja vende produtos para o cliente final. Simples assim.
Exemplos de negócios B2C são Submarino, Amazon.com e qualquer outra empresa que faça vendas diretamente ao consumidor.
B2B – Business to Business (Empresa > Empresa)
Negócios B2B são chamados assim porque acontecem entre duas empresas, o que também é bastante simples de se entender. Exemplo de negócio B2B é o seu fornecedor que, em vez de vender direto ao consumidor final, repassa produtos para você, que é lojista.
Aqui é legal destacar que, dentre os modelos de ecommerce, o B2B também está entre os mais populares (ainda que muita gente nem o considere no momento de abrir o seu negócio).
C2C – Consumer to Consumer (Consumidor > Consumidor)
Se um consumidor entra no Mercado Livre e vende algum produto para outro consumidor, isso fica registrado como uma transação do mercado C2C. É claro que, do ponto de vista de quem quer empreender, isso não é interessante, mas vale o registro.
Programa de afiliados
Por último, temos o programa de afiliados, que vem se tornando um modelo cada vez mais conhecido entre os brasileiros interessados em ter o seu próprio negócio na internet. Esse programa consiste na criação de uma lógica onde o lojista oferece produtos de outra empresa e ganha uma comissão sobre cada venda.
Se por um lado existe a vantagem de um investimento inicial mais baixo, por outro temos desvantagens como margens menores e pouco controle sobre o futuro da plataforma.
E aí, gostou de conhecer os diversos modelos de ecommerce? Se tiver dúvidas ou sugestões, é só deixar um comentário abaixo… Responderemos em breve!