Você sabe o que é um modelo de negócio?

Última atualização em 3 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

modelo de negocio

Você acabou de tomar a decisão de abrir sua própria empresa. Você pode ter cansado de ter um emprego formal, ou a crise te levou a precisar empreender.

Ainda é possível que você simplesmente tenha encontrado no empreendedorismo o caminho para uma vida mais ricas e feliz. Em que você pode trabalhar com o que gostar e crescer com isso.

No entanto, você está tendo problemas para tirar suas ideias da cabeça e criar um plano coerente e eficaz de como sua empresa vai funcionar?

Então você precisa aprender hoje mesmo o que é um modelo de negócio e porque ele é indispensável numa empresa.

Continue lendo este post com muita atenção. Assim, você vai entender exatamente como funciona essa ferramenta revolucionária e como ela vai te ajudar.

O conceito de modelo de negócio

Um modelo de negócio é uma ferramenta desenvolvida pelo consultor Alex Osterwater e mais alguns especialistas de administração. Ela ajuda a desenvolver melhor a lógica de como uma empresa vai operar no mercado e gerar receita. Em outras palavras, ele será a base do sistema de operação da empresa.

Muitos acreditam que o modelo de negócio deve ser feito antes mesmo até do plano de negócios da empresa. E alguns até acreditam que ele é superior ao plano de negócios, podendo até dispensá-lo.

Essa é a opinião de empreendedores como Steve Blank, do Vale do Silício. Segundo Steve, um plano de negócios é algo estático, parado. E que por essa característica geralmente não suporta o primeiro contato com o cliente. Muito por conta de que é bem difícil acertar de primeira. E mesmo assim, é complicado que um plano de negócios se mantenha lucrativo com o passar do tempo.

Já um modelo de negócio é dinâmico. Ele permite que mudanças na estratégia da empresa sejam feitas constantemente, desde que contemplando os tópicos do modelo.

Esse dinamismo permite que a empresa opere melhor. Além de possibilitar que o negócio se adeque às mudanças internas e no mercado em que opera. Mudanças que cedo ou tarde acontece para todos.

Como um modelo de negócio funciona

O funcionamento da ferramenta se baseia em encontrar respostas para nove perguntas elaboradas por Alex Osterwater antes de montar o plano inicial da empresa.

São elas:

  1. O produto ou serviço da empresa é único no mercado?
  2. Quem é o cliente final do negócio?
  3. O que exatamente seu negócio faz e qual será o produto ou serviço?
  4. Quais empresas podem ajudar com a oferta?
  5. Como será feita a cobrança e de que modo sua empresa vai receber?
  6. O que gera custos para a empresa?
  7. Como é a sua infra-estrutura e quais recursos dispõe no momento?
  8. Como o produto chega até o cliente?
  9. Como a empresa e a marca se comunicam com o cliente?

O modelo de negócio é formado pela integração das respostas dessas perguntas. Essa integração também fornece lógica e sentido para a forma de gerar receita.

Com o modelo pronto, criar um plano de negócios fica mais fácil. E não só isso, ele permite que se mantenham os dois, tanto o modelo quanto o plano. Já que fica mais fácil realizar mudanças e tornar o negócio mais produtivo, funcional e lucrativo.

Gostaria de checar se a sua ideia de negócio tem tudo para vingar? Então leia também este artigo que mostra como ver se a sua ideia está no rumo certo.

Canvas, visualizando o modelo de negócio

O modelo visual Canvas também foi criado pelo Alex e os demais especialistas que trabalharam na criação da ferramenta.

Ele consiste em um bloco organizado em quadros com os componentes centrais de um empreendimento segundo Alex. Que de acordo com ele são:

  • Segmentação de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais de distribuição;
  • Relacionamento;
  • Fontes de receita;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;
  • Parcerias;
  • Estrutura de custos.

Nessa página do Sebrae você consegue encontrar um quadro ilustrativo que mostra como fazer um quadro Canvas do seu modelo de negócio.

Como pode ver, os nove componentes possuem relação com as nove perguntas propostas para a criação do modelo. Essa relação não é apenas inerente, mas fundamental para o sucesso da ferramenta.

Agora que você sabe o que é essa ferramenta, use-a

Você acabou de ver o que é um modelo de negócio e como ele é útil para a organização inicial de uma empresa.

Com ele, fica muito mais fácil entender como ela deve operar para crescer e ter bons resultados. Sem falar que ter um modelo de negócio auxilia muito na criação de um plano.

Além disso, viu também que esse modelo pode ser esquematizado em um quadro que permite visualizar como os componentes do negócio interagem e combinam entre si.

Agora só falta pôr em prática na sua empresa e claro, assinar a nossa newsletter.

Com ela, você se torna um membro da nossa Lista Vip, ficando informado sobre nossas atualizações com conteúdo diário e exclusivo.

Sucesso sempre, e até breve!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.