Mitos: conheça as principais mentiras contadas sobre vendas

Última atualização em 20 de julho de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

Alguns ditados populares foram enraizados no senso comum do brasileiro a ponto de fazer com que diversos empreendedores adotassem esses mitos como uma das diretrizes em seus negócios. E o resultado não foi nada bom. Muitas vezes, apoiados nestas frases populares, acabam perdendo mercado. Para evitar que você caia nesta armadilha, separamos algumas destas expressões para que você entenda a necessidade de pensar melhor sobre cada uma delas. Vamos lá!

mentiras

MITOS: Quanto mais baixo o preço, maior as procura e venda

 

Quando pensamos em vendas pela internet, é difícil levar essa prática ao pé da letra. Muitas vezes, produtos ofertados na internet com valor bem abaixo do preço de mercado praticado pela concorrência poderá trazer uma desconfiança acerca do seu produto. Isso porque muitas pessoas utilizam a venda online para escoar mercadorias roubadas ou falsificadas. Além disso, muitos empreendedores quebram por ofertarem produtos com valores que não irão trazer lucros para seus negócios. Desta forma, não caia nestes mitos! A melhor coisa a fazer é pesquisar bem os concorrentes e negociar bons preços com fornecedores para não dar “um passo maior do que a perna”.

O cliente tem sempre razão

Essa é uma das frases mais utilizadas no mercado. Entretanto, você também já deve ter escutado falar que “cada caso é um caso”, não é mesmo? Tenha em mente que o cliente sempre tem a razão quando ele já sabe o que deseja e precisa. Do contrário, procure entender suas necessidades para ajudá-lo na tomada de decisão. Muitos consumidores trazem dúvidas e ressalvas sobre seus produtos – algumas negativas – e cabe ao comerciante mudar esse cenário e mostrar os benefícios e perdas que ele terá consumindo ou não suas mercadorias. A melhor dica nestes casos é ter um atendimento qualificado para ajudar o cliente a descobrir o que ele precisa.

O olho do dono é o que engorda o gado

Todos sabem que o dono de um negócio tem uma atribuição e responsabilidade indispensável para o andamento dos processos. Entretanto, muitos empreendedores não conseguem dar um passo maior pela falta de tempo e insegurança na hora descentralizar todas as funções e delegar responsabilidades para seus colaboradores. Geralmente deixam de representar a empresa fora e acabam deixando de crescer para dedicar o tempo fazendo atribuições que outros funcionários poderiam estar desempenhando internamente. Neste caso, ter um bom sistema automatizado de gestão para controlar estoque, emitir notas e acessar mecanismos de controle da loja de qualquer lugar é imprescindível para ter tempo para investir em novas frentes e crescer com o seu negócio.

Vender é uma arte

Arte é uma vocação inerente ao ser humano. Uma habilidade que nasce com a pessoa. Engessar o universo de vendas nesta afirmativa é empobrecer todo potencial que esse mercado oferece às pessoas. Neste caso, o estudo e o conhecimento é a melhor forma de qualificar qualquer profissional para que ele obtenha sucesso em seus negócios. Fuja destes mitos!

Quanto maior melhor

Você pode não acreditar, mas muitos empresários fecham seus negócios logo no momento em que começam a crescer quando acreditam e seguem à risca estes mitos. É lógico que mais gente visitando a sua loja significa mais chances que você terá para vender. Entretanto, é necessário ser bastante racional na hora de planejar a quantidade de clientes que você pode atender. Isso é fundamental para manter a saúde e qualidade do seu negócio. Diversos empreendedores já assumiram um volume de entregas que não foi cumprido. Quando a capacidade de atendimento do seu negócio é desrespeitada, você pode estar oferecendo uma péssima experiência de compra para o seu cliente e, com isso, termina sujando a imagem e boa reputação da sua marca.

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