10 Coisas que eles fizeram para ser MercadoLíder Gold e Platinum (Rápido)

Última atualização em 22 de dezembro de 2020 por Webmaster

Há empresários que vendem o mesmo produto que você, pelo mesmo preço que você, mas estão faturando muito mais. Conheça as vantagens de ser MercadoLíder Gold e Platinum e saiba como chegar lá:

Se você já é um lojista que trabalha com o Mercado Livre, deve saber que esse marketplace classifica os melhores vendedores em 3 categorias:

  • MercadoLíder
  • MercadoLíder Gold
  • MercadoLíder Platinum

Apesar de já termos falado por aqui sobre o que você precisa para se tornar um vendedor MercadoLíder, agora resolvemos ir um pouco adiante e subir um degrau: vamos ensinar como se tornar MercadoLíder Gold.

Como temos vários alunos que já atingiram esse patamar, selecionamos alguns deles e pedimos que respondessem algumas perguntas sobre suas trajetórias dentro do Mercado Livre. Acredite: as dicas são incríveis e vão te ajudar muito!

Está curioso? Então vamos começar falando um pouco sobre os pré-requisitos para se tornar um MercadoLíder Gold.

MercadoLíder Gold: pré-requisitos

Segundo o próprio Mercado Livre, esses são os pré-requisitos para que um lojista ganhe a medalha de MercadoLíder Gold:

mercadolíder gold

Agora que você já sabe O QUE fazer, vamos descobrir COMO com as dicas dos nossos alunos de sucesso.  

Como se tornar MercadoLíder Gold?

1 – Não precisa demorar tanto

Se você acabou de entrar no Mercado Livre, não pense que vai demorar anos para conseguir algum resultado por lá. Esse mindset pode trazer desânimo e até fazer com que você desista do negócio.

Em vez disso, pense na trajetória do Thiago Chagas, por exemplo. Ele trabalha com autopeças e conseguiu sua medalha de MercadoLíder apenas 4 meses após começar no Mercado Livre. Com 5 meses e meio o Thiago já era um MercadoLíder Gold.

Outro exemplo de sucesso é o de Alessandra Rister Andrade, que atua no mercado pet e conseguiu ser MercadoLíder Gold em 6 meses. Ela traçou metas de curto, médio e longo prazo para entender as melhores práticas dentro da plataforma e e buscar parcerias com fornecedores para conseguir preços competitivos no mercado.

2 – Entenda sobre o que está vendendo

Conhecer o seu nicho de mercado é fundamental para quem quer ter sucesso dentro do Mercado Livre. Independentemente do segmento, o empreendedor tem que saber TUDO sobre os produtos que estão sendo vendidos. Como exemplo, temos Samira Fabre, que também trabalha no segmento pet.  É isso que os deixa bastante confortáveis e seguros na hora de tirar dúvidas e responder comentários com segurança e credibilidade.

Veja o que a empresária nos contou sobre isso:

Para se tornar MercadoLíder você tem que conhecer muito bem o nicho que trabalha, pois além de ter produtos de boa qualidade, conhecer os produtos que está vendendo, ter anúncios atrativos e bem feitos e preços competitivos, você tem que responder às perguntas com rapidez, transmitir segurança e esclarecer muito bem as dúvidas do cliente.

3 – Mentalidade de MercadoLíder Platinum

Quando perguntamos a Thiago Chagas qual foi o fator decisivo para se tornar MercadoLíder Gold, a resposta foi curta e precisa: você precisa ter um mindset de crescimento, sempre focado em melhorar:

Não queira ser apenas MercadoLíder. Seja Platinum. Trabalhe como Platinum, Compre como Platinum, Venda como Platinum.

O que ele quer dizer é que não importa se você já fez milhões em vendas no Mercado Livre ou se está apenas começando… Jogue como um profissional e os seus resultados virão!

4 – Atendimento de excelência

Um bom atendimento é fator decisivo dentro do Mercado Livre. Responda rapidamente às perguntas, faça pós-vendas e esforce-se para fidelizar os clientes. É muito mais barato e lucrativo manter sua base de clientes aquecida do que buscar novos compradores em potencial para sua marca. Tenha isso em mente na hora de solucionar problemas e tirar dúvidas pela plataforma.

5 – Anúncios bem feitos vendem

Você saberia dizer qual é aquele aspecto que, se bem feito, pode aumentar MUITO o seu faturamento dentro do Mercado Livre?

A resposta, é claro, tem a ver com os anúncios: é para eles que o cliente olha quando está decidindo a compra. Se a sua oferta for mal feita ou passar qualquer sensação de amadorismo por conta de uma imagem ruim ou um erro de português, por exemplo, acredite: as chances de compra despencam.

Segundo nosso aluno Rafael Moureau Vicentin, que vende brinquedos e já é MercadoLíder Platinum, para alcançar o anúncio perfeito é fundamental fazer muitos testes e estar atento à demanda:

Você precisa ter resiliência, estratégia e fazer muitos testes. Não vai acertar de primeira, mas é importante estar sempre atento às várias variações de pesquisa dos clientes. Eu estou sempre analisando a concorrência e os mais vendidos no Mercado Livre para me manter no topo.

6 – Invista tempo e dinheiro em conhecimento

É claro que é possível tornar-se um MercadoLíder Gold — e até Platinum — sozinho. Mas será que vale a pena abrir mão de cursos e treinamentos que podem ajudá-lo a abreviar esse caminho?

Nosso aluno Thiago Chagas acredita que ter participado dos treinamentos do Ecommerce na Prática foi um grande facilitador em sua trajetória no Mercado Livre:

Empreender em qualquer coisa que queira é algo para pessoas que criam caminhos onde eles não existem. Não digo que deva seguir sozinho, pelo contrário. Utilizar o conhecimento e experiência de alguém que fez algo semelhante me economizou tempo e dinheiro. Mas não confunda o caminho de alguém com o seu. Você terá que construí-lo. Cada empreendimento tem suas particularidades, que podem mudar constantemente. Você será a pessoa mais capacitada a desenvolvê-lo. Não transfira a responsabilidade do sucesso do seu e-commerce a ninguém. Invista seu tempo e dinheiro em aprender para alcançar bons resultados mais rapidamente.

7 – Feito é melhor que perfeito

Se você está esperando aquele “momento ideal” para começar o seu negócio, temos uma notícia não tão boa: ele não vai chegar.

É por isso que, no mundo dos negócios, quem manda é a ação. Não fique esperando ter o melhor site, ou a melhor equipe, ou o melhor conhecimento… Comece com o que você tem hoje e, aos poucos, vá aprimorando sua operação. É assim que nasce uma empresa de sucesso.

Veja uma passagem da Samira Fabre sobre isso:

Há 4 anos, resolvemos fazer nossa primeira importação de peças. Com isso, conseguimos cadastrar mais produtos e começamos a divulgar as novidades. Ainda assim, de maneira amadora, com anúncios nada profissionais, começamos a alavancar as vendas. Em setembro de 2016 tomei a decisão de comprar o curso Viver de Ecommerce e em 5 meses nos tornamos MercadoLíder. Nosso objetivo é ter nossa loja virtual, mas por enquanto conseguimos vender apenas no Mercado Livre.

8 – O poder do trabalho duro

Quer ganhar dinheiro fácil? isso não existe! O que ensinamos em nossos treinamentos é apenas um método que funciona, mas só se você estiver disposto a acordar cedo todos os dias para colocar a mão na massa.

Quem é nosso aluno já sabe: no grupo de alunos do Facebook, vivemos trocando ideias, nos motivando, ajudando uns aos outros e, sobretudo, trabalhando duro.

Veja alguns posts da comunidade em que isso fica claro:

mercadolíder gold
mercadolíder gold
mercadolíder gold

9 – Sem amadorismos: encare o Mercado Livre com seriedade!

Se você está buscando dicas sobre como se tornar um MercadoLíder Gold, aqui vai uma das mais importantes delas: encare o Mercado Livre com bastante seriedade.

Muitos empreendedores com visão limitada sobre esse marketplace acabam desacreditados, achando que o Mercado Livre pode render, no máximo, algumas poucas vendas mensais… Isso faz com que eles acabem não se esforçando muito para dar certo lá dentro.

A verdade é que, especialmente no começo, você não precisa de mais que uma conta no Mercado Livre e uma fanpage no Facebook.

10 – Transmitindo segurança

Por último, não se esqueça de estar sempre trabalhando para transmitir SEGURANÇA… Esse é um aspecto que conta muito para que mais clientes confiem e comprem de você.

Nesse sentido, a Samira Fabre dá algumas dicas do que a levou ao patamar de MercadoLíder Gold:

Você tem que responder às perguntas com rapidez, transmitir segurança e esclarecer muito bem as dúvidas do cliente. Trabalhamos com vários produtos de ticket médio alto, sendo assim, é preciso ter um poder de persuasão para convencer o cliente em poucas palavras naquele único momento, única chance, que é o campo de respostas no Mercado Livre. Tentamos convencer o cliente a comprar, mas também trabalhamos bastante no pós-venda, acompanhando os envios, avisando o cliente que o produto já está esperando para ser retirado, por exemplo. Temos percebido várias indicações de clientes satisfeitos e também recompra, apesar de não vendermos produtos de giro para o mesmo cliente.

Bônus: O poder dos vídeos

Fazer anúncios funcionais e entender sobre o Mercado Livre é uma excelente forma de conseguir um bom retorno financeiro e aumentar o faturamento. Entretanto, ir além das estratégias tradicionais e se diferenciar da concorrência vai trazer resultados ainda melhores. Um exemplo claro disso é o de Cleide Pacheco, que atua no segmento de calçados. Ela fez um vídeo para divulgar os produtos e se tornou MercadoLíder em um mês:

Fiz um vídeo explicando ao cliente as dores que o sapato solucionava: como esporão de calcanho, fascite plantar, neuroma de morton, joanetes e outros problemas. Os clientes se identificaram, viram que o produto resolvia uma dor deles e começaram a comprar. Criei uma campanha no gerenciador de anúncios e redirecionei para o produto do Mercado Livre. Foi assim que a mágica aconteceu. Eu estava há oito meses vendendo pela plataforma e consegui me tornar MercadoLíder em um mês após a divulgação dos vídeos.

Como virar Mercado Líder de forma mais rápida

Conheça o curso Mercado Livre do Zero e aprenda todas as estratégias para começar a vender, estruturar sua conta profissional e fazer vendas TODOS OS DIAS.

Com ele, você vai ter o passo a passo para se tornar MercadoLíder em apenas 6 meses.

Todo o conteúdo do curso foi criado por Bruno de Oliveira, o maior especialista em Ecommerce do Brasil, baseado em seus mais de 18 anos de experiência no varejo online.

Garanta a sua vaga no Treinamento Mercado Livre do Zero. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.