Última atualização em 26 de junho de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você está à frente de um negócio, provavelmente já se deu conta de que uma boa rede de contatos pode ser, por vezes, imprescindível. Além de ajudar e ser ajudado nos momentos de crise, você ainda pode utilizar essas ligações interpessoais para se manter em crescimento constante.
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Infelizmente, nem todos os empreendedores olham para esse tema como deveriam. Se você veio até aqui porque acha que de alguma forma precisa melhorar o networking, então temos uma ótima notícia: separamos abaixo algumas dicas incrivelmente simples para que você comece a fazer isso já!
Na prática: como melhorar o networking empreendedor?
1 – Ajude os outros
Pode parecer contraditório, mas se você quer receber ajuda, precisa, antes de tudo, mostrar-se prestativo e gerar valor para as pessoas que já estão ao seu redor.
Sempre que alguém pedir um conselho, preste bastante atenção no problema que essa pessoa está enfrentando. Depois disso, esforce-se para pensar em alternativas ou indicar pessoas que possam ajudar.
Adotando essa postura proativa, a tendência é a de que mais profissionais passem a procurá-lo, multiplicando o número de relacionamentos gerados.
2 – Defina metas
Ao decidir que quer fazer o seu negócio crescer, um dos próximos passos, naturalmente, é o planejamento de metas… Por que então seria diferente na hora de melhorar o networking?
Para ampliar sua rede de contatos, comece definindo uma meta específica. Por exemplo: “Preciso estabelecer um novo contato importante a cada semana”.
E por falar em contatos importantes, também vale mapear quais são as conexões mais valiosas do seu mercado. Afinal, do que você precisa para aproximar-se dessas pessoas?
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3 – Torne-se uma referência
Mais interessante que ir atrás dos outros é fazer com que os outros venham atrás de você. Aí não existe mágica: só consegue esse feito quem se torna um profissional gabaritado…
Para chegar lá é preciso criar muito conteúdo relevante, ser autor de ideias originais, ajudar os outros e, sobretudo, ter um pouco de paciência até que o seu nome comece a ser enxergado como referência em determinado assunto ou mercado.
4 – Quem não é visto, não é lembrado
Por fim, esteja ativamente frequentando não só as redes sociais, mas também todos aqueles eventos que julgar relevantes para você.
Depois de trocar os cartões de visita, é importante não deixar a poeira baixar: esteja sempre convidando seus contatos para almoços, cafezinhos ou até mesmo outros eventos… Essa é uma ótima forma de estreitar laços, aumentar a confiança e gerar mais oportunidades para ambos os lados.
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