Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Um estudo recente da FIS mostrou crescimento de alguns aspectos fundamentais no comércio eletrônico. Entre eles, destacam-se o aumento das compras via mobile, o uso das carteiras digitais e o meio de pagamento preferidos entre os clientes. Confira tudo aqui.
Segundo o levantamento da FIS (NYSE:FIS), líder global em tecnologia financeira, 29% das compras do varejo online brasileiro são feitas por meio de dispositivos móveis. Além disso, a Retail Global Payments Report mostrou que o M-commerce (comércio pelo celular) deve ser o canal de crescimento mais rápido globalmente até 2022.
A Ásia lidera o uso do celular para compra, tendo a China como responsável por 81% das vendas pelo celular e feitas por smartphones. Porém, o M-commerce deve registrar crescimento significativo na América Latina, Europa, Oriente Médio e África até 2022, segundo a FIS.
Em relação a países, os que apresentam maiores taxas de crescimento em relação a compras via celular são Argentina (49%), Brasil (32%), Espanha (31%) e Turquia (25%), impulsionados pelo aumento da popularidade das carteiras digitais.
Juan D’ Antiochia, General Manager de Global Enterprise eCommerce e Merchant Solutions da FIS para América Latina, afirma que a medida que o M-commerce ganha forças na América Latina, os empreendedores estão focando nas redes sociais como importantes canais de compras.
“Adaptar-se a essas preferências do consumidor é essencial para quem busca oferecer o melhor serviço e fidelizar os clientes”, afirma D’ Antiochia
Com esse crescimento, alguns meios de pagamento entram em evidência. Confira:
Meios de pagamento preferidos dos Brasileiros
A adoção dos dispositivos móveis está gerando impacto no uso das carteiras digitais, tanto online quanto em lojas físicas. No ano passado, 37% de todas as transações do E-commerce no mundo todo foram feitos com as digital wallets.
No Brasil, esse número corresponde a 10% dos pagamentos online. Para quem usa, a conveniência e a segurança são os elementos mais atraentes. Para os empreendedores, encontrar a oferta certa de carteiras digitais pode aumentar a fidelidade do cliente, além de oferecer um meio de pagamento mais seguro e simples.
No entanto, o parcelamento ainda é o modelo de pagamento preferido, representando 30% do varejo online. Mesmo com o rápido crescimento das carteiras digitais, os consumidores ainda declaram preferência tanto no E-commerce quando em lojas físicas. No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, 85% dos brasileiros com mais de 15 anos apresentam agora conta em banco.
Os cashback, descontos e outros serviços de valor oferecidos pelos bancos também contribuem para o atual cenário. Esses fatores contribuem para o alto índice de uso de cartão de crédito em países como Argentina, Turquia, Japão, Hong Kong e Brasil, que é o líder na América Latina.
Fora isso, o boleto bancário vem em primeiro lugar entre os 3 métodos alternativos mais usados no país, seguido por transferência bancária e PayPal.
O estudo mostra que, no futuro, os varejistas precisarão oferecer a combinação certa de métodos de pagamento, caso queiram impulsionar vendas.
Tenha um E-commerce completo
Neste estudo, descobrimos alguns fatores importantes que precisam estar no seu E-commerce.
Por exemplo, o crescimento do mobile e das carteiras digitais mostram como que os consumidores gostam de navegar online via smartphones e pagarem de formas mais simples e seguras.
Por isso, você precisa garantir que o seu site esteja adaptado para esses desejos dos clientes.
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O Bruno é o maior especialista em E-commerce do país e ele vai te mostrar como vender online da maneira certa. Confira:
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