Lições das Marcas Líderes de engajamento nas Redes Sociais

Última atualização em 16 de julho de 2020 por

Marcas que entenderam a importância do engajamento com o público nas redes sociais saem na frente. Elas reconhecem que o relacionamento com o público é um dos pilares mais importantes no mundo digital. E, para isso, focam muito na produção de conteúdos. 

Hoje em dia, as pessoas buscam além do produto ou serviço. Elas buscam consumir a marca como um todo. Precisam interagir e se sentirem parte de uma estrutura, de forma que se sintam próximos às empresas que se identificam.

Mas para isso, as marcas devem estar atentas à construção de um bom relacionamento com o público. E nada melhor que usar as redes sociais com conteúdos de valor para engajar a audiência.

Pensando nisso, um estudo feito pela Socialbackers revelou algumas das empresas que mais se destacam quando o assunto é o engajamento…

Dentre elas, estão a Netflix e a Salon Line.

Confira abaixo o ranking das marcas que mais possuem engajamento no Facebook e Instagram no primeiro trimestre de 2020:

As Marcas que mais possuem Engajamento nas Redes Sociais

O Facebook e Instagram são as redes mais usadas pelo público e, consequentemente, pelas marcas. Os números abaixo se referem ao total de interações.

No Facebook

Hotel Urbano (Hurb) – 7,3 milhões 

Salon Line – 5 milhões

Netflix – 3,7 milhões

Todecacho – 3,6 milhões

Havan – 3,2 milhões

E no Instagram:

Netflix Brasil – 36,6 milhões

Lojas Americanas – 18,6 milhões

Grão de Gente – 5,1 milhões

Santa Lolla – 2,9 milhões

Salon Line – 2,9 milhões

A Netflix Brasil lidera com folga o engajamento com 36,6 milhões de interações em um total de 140 postagens no Instagram. A conta possui 20,2 milhões de seguidores.

As Lojas Americanas alcançou 18,6 milhões de interações em 1884 postagens no Instagram. A Grão de Gente, teve 5,1 milhões de interações em 835 postagens.  A Santa Lolla, com 2,9 milhões de interações e 230 postagens, e Salon Line, com 2,8 milhões de interações em 244 postagens.

No Facebook, o destaque foi o Hotel Urbano (Hurb) com o maior engajamento nessa rede social, com 8,1 milhões de interações em 2347 postagens. 

Outras marcas que se destacaram no Facebook foram Salon Line, com 4,8 milhões de interações com 193 postagens; Netflix, com 3,6 milhões de interações em 192 postagens; To de cacho, com 3,5 milhões de interações e 171 postagens; e Havan, com 3,2 milhões de interações em 391 postagens.

E um dado interessante é que o post com maior engajamento do mundo durante o primeiro trimestre foi o da Ambev. 

Na publicação feita em março, a empresa criou um conteúdo que anunciava a produção de álcool em gel para combater a Covid-19, provando que o timing perfeito e direcionamento na publicação faz diferença. 

Esse único post, sozinho, alcançou quase 600 mil interações no Facebook, e mais de 700 mil no Instagram.

Vale ressaltar que, segundo a country manager da Socialbakers no Brasil, Alexandra Avelar, as interações orgânicas tiveram um aumento muito grande no primeiro trimestre de 2020

Por que o engajamento nas redes sociais é importante?

Engajamentos são as interações entre os usuários com uma marca. Eles podem ser por meio de curtidas, compartilhamentos ou comentários…

Quanto mais pessoas engajadas com uma marca, mais audiência a empresa tem. Essas pessoas formam a base de uma comunidade que confia no negócio, podendo se tornar não só clientes, como fãs da marca.

E, com pessoas cada vez mais próximas da marca, mais elas compartilham suas experiências com outras pessoas. Com isso, há alguns benefícios, como:

  • Fidelização do cliente;
  • Divulgação da marca de forma orgânica e gratuita;
  • Aumento das vendas;
  • Aumento no número de clientes.

Porém, para aumentar o engajamento e colher os frutos, é preciso manter um diálogo contínuo com a audiência. E, para isso, é fundamental que a persona do negócio seja muito bem conhecida.

Quanto mais uma marca conhece o seu público-alvo, mais consegue criar conteúdos relevantes que vão ser úteis para as pessoas. Isso gera ainda mais engajamento e aproximação.

Lições das marcas líderes no engajamento

Observando as marcas que mais engajaram com a audiência, podemos perceber e aprender muito sobre suas estratégias.

Sentimento de comunidade

Essas marcas possuem um ponto em comum: criam o sentimento de pertencimento nos clientes.

Os consumidores não apenas compram ou usam os serviços dessas marcas, mas se sentem representados por elas. Essa representação gera um sentimento de comunidade na audiência. 

As pessoas gostam de se sentir parte de um grupo e essas marcas conseguem gerar esse sentimento. A criação de conteúdos que se aproxima dessa necessidade e soluciona essa dor, é um ponto importante no engajamento.

Experiência do usuário

Quanto mais conteúdos que falam a língua da audiência e que são de interesse para esse público, mais relevante é. 

O consumidor hoje em dia quer mais do que apenas produtos e serviços, ele quer interagir com as marcas. Além disso, querem consumir marcas que agregam e possuam os mesmo valores que eles.

Os conteúdos são muito importantes para isso. Eles conseguem refletir esses valores para os clientes, gerando uma experiência ainda melhor.

A Netflix entendeu isso e construiu uma marca forte e sólida no mercado por meio de suas publicações. E não é à toa que faz parte do ranking das empresas que mais engajam no Facebook e Instagram. 

Além do engajamento, a Netflix conseguiu construir uma base não só de clientes, mas de fãs fiéis à marca. A plataforma de streaming é a mais amada do Brasil e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial. 

Confira o artigo sobre Como a Netflix se tornou a Queridinha da Internet.

A importância do Conteúdo na Construção da marca

A produção de conteúdo é fundamental para qualquer tipo de negócio online. Esse tipo de estratégia agrega valor para a marca, traz engajamento e aproximação com o público, cria autoridade, valor e traz vendas.

No meio de tantos concorrentes, é preciso se destacar e criar autoridade no mercado. Isso porque muitas pessoas preferem comprar de marcas que já são conhecidas do que arriscar com as que ninguém conhece

E, para se destacar, mesmo em algum tipo de mercado que pareça ser dominado por gigantes, é preciso se aproximar do clientes. Afinal, é ele que deve estar no centro de toda a estratégia da empresa.

A Nubank foi uma das empresas que mais inovaram nesse sentido. A fintech conseguiu um espaço dentro de um mercado que parecia impossível de entrar.

E como ela conseguiu isso? Criando experiência e se aproximando do consumidor.  

Confira o artigo sobre Como a Nubank conseguiu espaço entre os Gigantes, abaixo:

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