Última atualização em 16 de março de 2021 por Maria Alice Medeiros
Para quem está pensando em começar a investir seu tempo e dinheiro em um novo negócio varejista, a pergunta feita no título deste artigo pode soar bastante interessante.
Afinal, abrir loja virtual ou loja física? Qual dos dois formatos é o mais rentável a longo prazo?
Naturalmente, essa pergunta depende de muitas variáveis e não é tão simples de ser respondida. De qualquer forma, fique com a gente até o final da leitura e vamos abordar alguns pontos importantes sobre o tema!
Loja virtual ou loja física: qual o melhor negócio para você?
Antes de definir se investe em uma loja física ou em um ecommerce, o ideal é que você olhe com cuidado para a sua situação atual. Depois pergunte-se:
- Quanto de dinheiro tenho para investir?
- Qual produto pretendo vender?
- Qual o meu objetivo com esse negócio?
- Onde quero estar daqui a 1 ano?
- Quantas semanas/meses estou disposto a esperar até que a empresa esteja funcionando?
Todas as questões acima importam muito. Depois de respondê-las, é bastante provável que você já esteja próximo de definir qual é o formato ideal para o seu novo empreendimento…
A resposta ainda não está clara para você? Então vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de negócios físicos e virtuais!
Vantagens e desvantagens de cada modelo
Não adianta negar: cada um dos 2 modelos de negócios traz consigo vantagens e desvantagens intrínsecas. Vamos falar um pouco sobre elas:
Vantagens de abrir uma loja física
Credibilidade
Apesar de os brasileiros estarem cada vez mais à vontade comprando pela internet, é inegável que uma loja física inspira segurança e credibilidade. Muitos consumidores ainda possuem medo de golpes e clonagem de dados via transações online.
Maior contato com os clientes
Diferentemente do que acontece no ambiente virtual, o lojista físico pode olhar o cliente nos olhos e tirar todas as suas dúvidas pessoalmente. Em alguns casos isso é crucial para o fechamento da venda.
Prazo de entrega
Por último, a maior vantagem do varejo físico sobre o virtual: o cliente paga e (geralmente) leva o produto na hora, sem precisar esperar dias até a entrega ser realizada.
Desvantagens de abrir uma loja física
Alto investimento inicial
Para montar uma loja física você normalmente precisará pagar aluguel, fazer reformas, adquirir um estoque robusto, contratar funcionários, comprar móveis etc. Dessa maneira, o alto investimento inicial torna-se um dos pontos críticos dos negócios físicos.
Horário de funcionamento
Ao contrário do que acontece na internet, uma loja localizada no centro da sua cidade tem hora para abrir e para fechar, passando grande parte do tempo indisponível para os clientes.
Vantagens de abrir uma loja virtual
Baixo investimento inicial
Lembra dos custos que citamos ali em cima? Montando uma loja virtual você elimina vários deles (como aluguel, funcionários e aquisição de móveis).
Caso você ainda não saiba, a maioria dos lojistas virtuais começam trabalhando sozinhos, com estoque reduzido e de dentro de casa.
Rapidez de implementação
Quer colocar o seu negócio para funcionar em poucos dias? Isso é completamente viável para um ecommerce (o mesmo não ocorre com uma loja física).
Alcance
Outra grande vantagem do ecommerce: você pode vender para todo o Brasil (ou até para o mundo)!
Quanto vale alcançar integralmente o mercado consumidor de um país com mais de 200 milhões de habitantes?
Comodidade
Sabe por que o ecommerce está explodindo no mundo inteiro? Porque as pessoas já não têm tanto tempo e nem disposição para visitar lojas e mais lojas atrás do produto ideal.
Além de preços mais baixos e variedade de opções, o comércio eletrônico ainda é prático, oferecendo aos consumidores a oportunidade de comprar qualquer coisa que eles quiserem sem nem mesmo precisarem sair do sofá da sala.
Horário de funcionamento
A última grande vantagem do ecommerce sobre o varejo físico tem a ver com a disponibilidade: negócios virtuais ficam “abertos” 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Desvantagens de abrir uma loja virtual
Prazo de entrega
Como já citamos, o prazo de entrega é um dos pontos críticos do comércio eletrônico em relação às lojas físicas.
Que tal misturar?
E aí, loja virtual ou loja física? Agora que detalhamos as vantagens e desvantagens de cada modelo, você provavelmente já entendeu qual o melhor para o seu momento.
Caso tenha uma loja física que esteja caminhando bem, nada impede que você monte a sua loja virtual para rentabilizar ainda mais a operação e vice-versa. Pense nisso e aproveite as oportunidades!
Como começar o meu ecommerce?
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