Os segredos da maior loja online do mundo: aprenda a vender muito com a Amazon

Última atualização em 14 de março de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

loja online

Não é possível falar sobre empresas que inspiram no mercado de e-commerce sem lembrar da Amazon, a maior loja online do mundo em atividade.

A empresa de Jeff Bezos, que aqui e ali figura como o homem mais rico do mundo, é a referência para qualquer e-commerce no mundo.

Além disso, todos os principais analistas e empresas de análise de mercado apostam em crescimentos vertiginosos no futuro da empresa.

De acordo com J. P. Morgan, que atua em Wall Street, a Amazon que tem valor de mercado atual em US$ 768.85 bilhões de dólares pode atingir o valor de US$ 1,6 trilhão até o ano de 2024.

A empresa iniciou suas atividades em Junho de 1994 e desde então não para de se expandir.

Para se ter uma ideia, Bezos acreditava que atingiria a marca de US$ 1 bilhão em vendas no ano de 2000, mas o sucesso da loja online fez com que ele ultrapassasse essa meta um ano antes, com um US$ 1.6 bilhões em vendas.

O que foi um faturamento de impressionantes 175% em comparação a 1998.

Apaixonado por e-commerce como somos, separamos alguns pontos da estratégia usada pela Amazon para alcançar todo esse sucesso, e que podem ser adotadas por qualquer loja online.

Confira agora segredos da maior loja online do mundo que vão te ensinar a vender como nunca!

Seu modelo de negócios é tradicional e eficiente

Parece algo até mesmo contraditório, mas a maior loja online ativa no mundo possui um modelo de negócios velho, porém consagrado.

Bezos nunca viu a internet, que era uma nova sensação no mundo em 1995 (quando a Amazon lançou sua loja virtual), como algo que revolucionário e sim evolucionário.

Ele foi de contramão contra a maioria dos empreendedores que se lançaram no mundo digital naquela época.

Enquanto eles buscavam novos e mirabolantes modelos de negócios, modismos que “seriam o caminho para o sucesso nesse novo campo de negócios”, Jeff resolveu se aprofundar em um modelo já consagrado de varejo a distância.

A Operação de Catálogo da SEARS foi, em conjunto com a DMA-Direct Marketing Association as escolas de negócio que criaram a base do sucesso da Amazon.

Essa operação surgiu em 1886, de um modo inspirador.

Richard Sears, um jovem garoto de Chicago estava enfrentando alguns problemas com seu negócio.

Ele adquiriu de um comerciante uma quantidade interessante de relógios a um preço razoável, já que o comerciante os tinha comprado por engano. Então, o menino passou a vender esses relógios para passageiros nos trens da ferrovia que ligava Minnesota a Chicago.

Como seu empreendimento decolou, ele rapidamente não dava conta da demanda.

Sua resposta para esse problema, bom problema, foi inusitada. O garoto escreveu textos sobre os relógios que vendia e fez a impressão desses textos na forma de catálogos. Então ele simplesmente deixava os catálogos nos vagões e depois os recolhia e registrava os pedidos.

Os relógios eram então enviados para seus compradores pelo correio.

Esse modelo deu tão certo, que foi mundialmente adotado ao longo do tempo, sendo usado por empresas de praticamente todos os segmentos que fazem vendas em varejo.

Hoje, a estratégia da Amazon é a mesma, um catálogo imenso de produtos onde se faz o pedido e recebe a encomenda.

Os 3 segredos fundamentais da Amazon para lojas online

Obviamente, a Amazon pretende manter os mais profundos segredos de seu sucesso escondidos, mas algumas características de sua atuação nos negócios é impossível de se ocultar.

E são segredos que podem ser empregados pela sua loja online para alcançar os melhores resultados, ou seja, mais vendas.

Aqui estão os três segredos fundamentais da empresa de Bezos.

Inovação

Em 2014 a Amazon patenteou o modelo de entrega antecipada, algo até então impensado.

Essa inovação funciona baseada no estudo dos padrões de consumo dos clientes da loja online.

De acordo com o histórico de compras de um cliente, assim como fatores que medem o interesse da pessoa por aquele tipo de produto, como o tempo de permanência na página específica, a Amazon consegue fazer o envio do produto para entrega antes mesmo da decisão final do comprador.

Como as taxas de vendas efetuadas são altas, pois o estudo para a entrega antecipada se baseia também no histórico, essa inovação permitiu entregas mais rápidas ainda.

Alguém desconfia que isso alegra os clientes?

Ousadia

Se tem uma empresa que “tem peito” no segmento de loja online é a Amazon.

Uma de suas maiores ambições e metas no momento é considerada impossível por praticamente toda a concorrência.

Conhecida por sua logística, a Amazon busca eliminar todos os intermediários no processo de entrega. Sendo assim a única ponte entre produtor e consumidor, sendo o único responsável pelo transporte e entrega dos produtos em qualquer lugar do mundo.

Leia mais: Curso E-commerce do Zero: o treinamento essencial para os futuros donos de lojas virtuais.

Investimentos em pesquisa

Aplicar parte de seus recursos em estudos e pesquisas permitiu a Amazon sair na frente em identificar e atender as necessidades de clientes em setores que a concorrência nem tocava no assunto.

São milhões de dólares investidos por ano pela empresa de Bezos em desenvolvimento, aprimoramento de serviços e mais eficácia em seus processos.

Sempre observe a importância de investir no desenvolvimento do seu e-commerce para aumentar as vendas da loja online.

Adote um pouco da Amazon em sua loja online hoje

Você está por dentro de alguns dos segredos da maior loja online do mundo.

Uma empresa que começou com um modelo de negócios consagrado, ao invés de seguir com os modismos da época.

Cabe agora aprender com seus segredos revelados para conseguir mais vendas em seu e-commerce.

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Boas vendas e até a próxima.

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