Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Se livrar das dívidas e conquistar a liberdade financeira é um sonho de muitos. Mas, de acordo com uma matéria feita pelo Jornal Nacional, o número de brasileiros endividados bateu um novo recorde: cerca de 61 milhões inadimplentes. Isso representa 40% da população adulta do país.
Este dado é preocupante e um dos grandes motivos para isso é que, de modo geral, o brasileiro não sabe se organizar e se planejar financeiramente.
Para te ajudar, o Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, fez um vídeo explicando o que é liberdade financeira e como alcançá-la:
O que é liberdade financeira?
Muitas pessoas sonham em alcançar a liberdade financeira, mas não fazem ideia de como chegar lá. Em primeiro lugar, é preciso entender que o termo não tem a ver com riqueza necessariamente.
Liberdade financeira está ligada à construção de renda capaz de suportar todas as suas despesas fixas mensais sem que isso dependa do seu trabalho diário. Vou te explicar!
Supondo que você ganhe 3 mil reais por mês no trabalho e tenha uma despesa de 2,5 mil de despesas fixas mensais. Logo, te sobram 500 reais e você tem um fluxo de caixa positivo. Porém, caso aconteça alguma coisa e você perca o trabalho, não terá como ganhar dinheiro para arcar com essas despesas.
Desta forma, entende-se que viver dependendo do dinheiro que você pode perder a qualquer momento é um risco. É por isso que tantas pessoas buscam a liberdade financeira atualmente.
Como alcançar a liberdade financeira?
Uma das estratégias mais usadas e conhecidas para alcançar a liberdade financeira é separar 20% de todo dinheiro que recebe.
O objetivo é que você use o dinheiro para construir uma renda passiva, como poupança, tesouro direto, fundos imobiliários ou outras ações que paguem dividendos. Esse investimento deve gerar rendimento suficiente para pagar suas despesas mensais.
Assim, se ganhar 2,5 mil reais de renda passiva e suas despesas fixas mensais são exatamente este valor, você pode perder o seu emprego que o padrão de vida não vai mudar.
Atente-se, porém, ao seguinte fato: não adianta nada ter uma renda passiva de 30 mil reais se seus gastos fixos são de 100 mil, pois o fluxo de caixa seria 70 mil reais negativos.
Ganhar mais não significa ter liberdade financeira. Uma vez que seus rendimentos não são suficientes para pagar as despesas fixas mensais, a liberdade financeira não existe.
Tendo a disciplina de separar os 20% todos os meses, inclusive naqueles de maior gasto – como Natal e férias -, em pouco tempo você pode se tornar uma pessoa financeiramente independente.
Mas e se eu não ganhar muito?
Uma das justificativas mais usadas para não alcançar a liberdade financeira é a de não ganhar muito para conseguir separar os 20% para investir.
A questão é muito simples: se você não cria o hábito de gerir suas finanças com o que tem, mesmo que seja pouco, quando ganhar mais também não vai saber. Quem nunca ouviu falar sobre pessoas que ganharam muito dinheiro e acabaram perdendo tudo por aumentarem os gastos sem nenhum planejamento…
Portanto, independente do quanto você ganhe agora, aprender a gerir seu dinheiro é essencial para conquistar a liberdade financeira.
Veja algumas dicas para a planejar a sua liberdade financeira:
Dicas de Planejamento Financeiro:
1- Entenda seus gastos
O ponto primordial para começar o seu planejamento é entender onde e como você gasta seu dinheiro.
Para isso, você deve criar uma planilha e anotar toda despesa fixa mensal, como água, luz, telefone, condomínio, etc. Com isso, terá uma noção do quanto precisa por mês. Inclua também os cartões de crédito nesta planilha.
Em outra planilha, detalhe os gastos dos cartões de crédito, compras feitas no débito e no dinheiro. Dessa forma, você terá uma visão sobre o que está gastando, o que é essencial e o que pode ser cortado.
Quanto você recebeu de pagamento? Quanto você gastou com contas? Sobrou alguma coisa? Deixou de pagar alguma conta?
A partir dessas perguntas e da análise das planilhas, você pode começar a entender seus gastos e planejar como pode melhorar.
A partir dessas anotações, você terá material para avançar para as outras dicas.
2- Quite suas dívidas
O segundo passo para alcançar a liberdade financeira é acabar com as dívidas. Afinal, você não vai conseguir ser financeiramente livre se estiver preso a alguma conta ou juros que só te traz problemas.
Renegocie, parcele, busque alguma alternativa que facilite o pagamento das dívidas o quanto antes. A ideia aqui é que você pare de pagar juros e consiga economizar.
3- Entenda o seu perfil
Quem não conhece o seu perfil de investidor pode acabar aplicando o dinheiro em algo que vai se arrepender.
Aqui, é preciso entender qual é a forma de ganhar e gastar dinheiro com a qual você mais se identifica.
Um investimento que funcionou para alguém pode não ser o certo para você. Entenda, primeiro, qual é a sua tolerância com os riscos. Gosta de investir sem medo, moderadamente ou é mais cauteloso?
Quem é mais conservador, em geral, é alguém que está começando e conhecendo o mercado. A preferência é investir em algo extremamente seguro, mesmo que os resultados sejam de longo prazo.
Uma pessoa de perfil agressivo não tem medo de correr os riscos e se joga de cabeça, mas sabe bem o que está fazendo. Normalmente esse perfil tem um plano B, caso o investimento dê errado.
O moderado é uma mistura dos dois perfis acima. É um perfil que prefere ora um investimento mais ousado, ora um mais cauteloso.
4- Planeje-se
Assim como uma empresa precisa de um planejamento de orçamento, suas finanças pessoais também precisam para que você alcance a liberdade financeira.
Liste seus objetivos, metas e prazos para alcançá-los. Aqui, você começa a planejar em quais serão os investimentos vai começar a aplicar aqueles 20% para gerar renda passiva.
5- Conheça os tipos de investimentos
Para começar a investir, entenda quais são os tipos de investimentos que existem no mercado.
Busque por informações e entenda quais investimentos se encaixam melhor no seu perfil e nos seus objetivos. Faça uma análise das possibilidades com calma. Aos poucos, vai adquirir confiança para alcançar as metas que traçou.
Como o assunto não é algo tão fácil, você pode buscar ajuda de algum especialista que tenha experiência no investimento que escolheu. Ele irá te ajudar a criar um plano de ação e pode ficar responsável por cuidar de suas ações, por exemplo, se julgar necessário.
6- Acompanhe
Mesmo que alguém seja responsável por cuidar de seus investimentos, você é quem determina onde o seu dinheiro será aplicado. Portanto, é preciso acompanhar o mercado e suas constantes mudanças.
Além disso, você deve continuar a analisar seu orçamento, seus gastos, seu fluxo de caixa e organizar seu dinheiro para alcançar sua liberdade financeira.
Paciência, foco e disciplina
Agora que você já entendeu que liberdade financeira não é sinônimo de riqueza e que é preciso um planejamento para alcançá-la, pense: você já chegou lá?
Se a resposta for negativa, coloque em prática as dicas que demos acima. Elas vão te ajudar a chegar lá.
Tenha paciência e foco, pois apesar da liberdade financeira não ser algo inalcançável, é preciso disciplina. Lembre-se que seus esforços de agora darão frutos mais tarde e todo esforço será recompensado.