Última atualização em 30 de julho de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Quem olha para o mundo dos negócios nos dias de hoje, descobre uma tendência interessante: o sexo feminino está cada vez mais participativo quando o assunto são negócios.
No século XXI, as mulheres empreendedoras vêm mostrando que, além do cenário ter mudado por completo, elas ainda querem conquistar muito mais!
Mulheres empreendedoras: a força do empreendedorismo feminino
Dentre os cerca de 23,5 milhões de empreendedores que atuam hoje no Brasil, 31,1% são do sexo feminino. Isso representa uma quantidade bastante considerável de 7,3 milhões de mulheres lutando dia após dia para estruturar o seu próprio negócio.
Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015.
Leia mais: Instagram para negócios: 5 ferramentas fundamentais
Somente entre os anos de 2003 e 2013, período em que o Brasil era um verdadeiro celeiro de oportunidades, o número de mulheres empreendedoras cresceu 16%. Hoje elas já representam cerca de 52% dos chamados “novos empreendedores”, ou seja, aqueles com menos de 3 anos e meio em atividade.
Outros dados interessantes
Outra pesquisa, divulgada em 2014 pelo GEM (Global Entepreneurship Monitor), apontou que as mulheres já não estão abrindo negócios pela simples necessidade de aumentar a renda. Cada vez mais elas identificam uma oportunidade e montam um planejamento de acordo com ela.
Mesmo em meados de 2014, quando a situação era de pleno emprego por todos os cantos do país, a maioria das empreendedoras mostraram estar sendo movidas pela oportunidade, e não pela falta de opções.
Outro dado curioso trazido pela pesquisa é: além de estar mais feminino, o público que compõe os “novos empreendedores” também está mais escolarizado.
49% dos donos de novos negócios (dos quais as mulheres já são maioria) estudaram pelo menos até a conclusão do 2º grau. Entre os donos de negócios estabelecidos, público no qual homens ainda são maioria, esse número é de 41%.
Veja mais: Como planejar e montar uma loja virtual de sucesso?
A pesquisa GEM é organizada em parceria pela London Business School e Babson College e cobre estatísticas de 68 países. Além disso, o estudo contempla dados de 75% da população global e cerca de 89% do PIB (Produto Interno Bruto) Mundial.
Inscreva-se na 2ª Semana do Ecommerce
Se você chegou até aqui, é porque se interessa de alguma maneira por empreendedorismo, certo?
Então temos um convite a fazer!
Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro acontecerá a 2ª Semana do Ecommerce, evento 100% online e gratuito que discutirá tudo sobre o tema “lojas virtuais”.
Você possui um ecommerce ou tem vontade de abrir um? Então fique atento às novidades do evento e venha aprender muito sobre o assunto com Bruno de Oliveira, organizador da 2ª Semana do Ecommerce e empreendedor com 15 anos de experiência nesse segmento.
Ficou curioso? Então acesse já a página oficial do evento e inscreva-se gratuitamente!