Última atualização em 10 de janeiro de 2020 por
O Google anunciou uma série de novidades para o Google Assistente durante a Consumer Electronics Show 2020 (CES 2020), feira de tecnologia que aconteceu essa semana em Las Vegas (EUA). Segundo a empresa, as mudanças tornam o assistente virtual “mais útil quer você esteja em casa, no seu carro ou telefone”.
Usado por mais de 500 milhões de pessoas e funcionando em mais de um bilhão de aparelhos, o Google Assistente promete conquistar novas pessoas através desses novos recursos.
Confira aqui as novidades do Google Assistente!
1 – Tradução em tempo real
Se comunicar com pessoas que falam outra língua será muito mais fácil com esta atualização. O Modo Intérprete do Google Assistente pretende, em poucos segundos, traduzir todo o conteúdo falado em mais de 20 idiomas.
Essa é uma oportunidade para empresas alcançarem pessoas ao redor do mundo. Algumas marcas que já anunciaram o interesse no Modo Intérprete são: American Airlines, hotéis de Los Angeles, São Francisco, Japão, Catar e o banco HSBC.
2 – Leitura de conteúdo da web
A empresa trabalhou no aprimoramento de língua e gramática do Google Assistente. Diferente de uma voz robotizada, o assistente virtual foi projetado para fazer uma leitura de forma mais natural. Além disso, a gigante informou que está usando um banco de dados fonético para que leituras mais longas não sejam cansativas para o usuário.
“Há muitas formas potenciais de ajudar, mas uma área que estamos explorando é a leitura de páginas da web com conteúdo longo no seu celular — como um artigo de notícia, blog ou uma pequena história — em voz alta”, escreveu Manuel Bronstein, vice-presidente de produto do Google Assistente, num post no blog oficial da empresa.
O Google afirmou que, até o final de 2020, a ferramenta estará disponível nos celulares Android com a versão 5 ou posteriores, mas ainda não há data para disponibilizar a função em português.
A empresa também anunciou que está aperfeiçoando o assistente virtual para que ele destaque trechos do texto e role a página automaticamente.
3 – Programar ações
Será possível pedir para o Google Assistente fazer o seu café, por exemplo, apenas por meio do comando de voz. O aparelho também funcionará mais em dispositivos inteligentes, como o chuveiro MOEN, nos roteadores Telus Wi-Fi Hub, em portões eletrônicos para garagens MerossSmart’s, no Philips Hue HDMI Sync Box, na câmera externa de vigilância D-Link, etc.
4 – Lembretes
A gigante anunciou que os usuários poderão deixar recado no assistente virtual para que ele te lembre de fazer as coisas.
Por exemplo, você poderá falar “Hey, Google, deixe uma nota que diz ‘Não esqueça de comprar café’”. E o lembrete aparecerá em equipamentos compatíveis com o Google Assistente.
O recado também poderá ficar visível a todos da sua casa ou trabalho, facilitando a forma de organizar as agendas.
5 -Privacidade
Uma preocupação com relação ao Google Assistente é sobre a privacidade e armazenamento de dados. Durante a conferência, a empresa abordou o assunto e assegurou que a os usuários terão mais controle sobre dados e informações.
Além disso, também será possível apagar dados do Google Assistente por meio do comando de voz.
Futuro do Google Assistente
O Google está trabalhando para que o Google Assistente seja implantado em dispositivos como tvs, automóveis, alto-falantes e fones de ouvidos. A empresa também garantiu que o assistente estará presente em todas as smart TVs que a Samsung lançar neste ano, além dos novos modelos de carros da VMW e da Volvo.
Com a popularização deste tipo de assistente, a tendência é que o mercado de compra e vendas também se adapte para oferecer uma melhor experiência para o usuário. No entanto, é preciso esperar as novidades para entender como o mercado vai reagir.
Até o momento, apesar das boas promessas, a maior parte das críticas sobre o Google Assistente no Brasil apontam para dificuldade no uso e no entendimento da língua.