Última atualização em 21 de julho de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Nossa sociedade é composta por cinco gerações de pessoas. E cada uma delas, de acordo com a sua faixa-etária, tem uma percepção característica diferente sobre o Ecommerce. Cada um desses grupos reage de uma maneira diferente quando o assunto é consumir pela internet. Por isso, entender como pensa o seu público-alvo é essencial para alavancar suas vendas. Vamos conhecer cada uma dessas gerações!
Gerações: Boomer – nascidos entre 1920 e 1945
Compreende o público da terceira idade. Estão nesta categoria pessoas que têm entre 71 e 96 anos. Geralmente utilizam a internet para buscar produtos voltados à qualidade de vida, como remédios e alimentos relacionados à longevidade. São consumidores rígidos e disciplinados. Basta lembrar que atravessaram duas guerras mundiais. Por isso, a disciplina e responsabilidade é bastante valorizada por este grupo. Se esta categoria está entre o seu potencial consumidor, preze pela credibilidade e segurança da sua loja virtual. Esse tipo de público precisa ser cativado por meio da confiança.
Geração Baby Boommer – nascidos entre 1946 e 1960
Entre os 56 e 70 anos, é uma geração que preferiu se dedicar ao trabalho. Muitos gostam e se alimentam desta rotina e encontram em seu ofício seu escopo de vida. Prezam pelos empregos fixos e preferem trabalhar por décadas no mesmo local, isentos de riscos como realocações ou demissões. Para atingir este grupo você deve entender que os laços sólidos de relacionamento são fortes nesta geração. Por isso, criar referências – como pedir para alguém de confiança indicar sua loja virtual – é uma ótima estratégia para ganhar esse público.
Geração X – nascidos entre 1961 e 1980
Para esta geração que está entre 36 e 55 anos a hierarquia já não tem tanto valor. Este grupo teve a vida marcada por conflitos políticos, manifestações e contextos históricos simbólicos, como a queda da diversas ditaduras. Foram fortemente influenciados pela chegada da televisão e suas propagandas. Para este grupo, procure focar seu mote na qualidade dos seus produtos.
Geração Y – nascidos entre 1981 e 2000
Esta geração têm entre 16 e 35 anos. Este grupo cresceu com a revolução da internet e a chegada do Ecommerce. Inseridos em um contexto social de mudanças políticas e tecnológicas, aprenderam desde cedo que nada é tão estável quando o assunto é ser feliz, como querem seus pais e avós. Com vivências e experiências mais dinâmicas que seus pais, acreditam na sua capacidade de mudança e adaptação em vários ambientes. Assim, acreditam que a realização de sonhos é plenamente possível quando emprega-se tempo e esforço para isso. Para atingir esse grupo, saiba que essas pessoas tendem a conversar muito sobre suas experiências como forma de aprendizado. Portanto é um grupo que conversa diariamente sobre desempenho e qualidade de produtos antes de efetivar uma compra. Para atingi-los, crie o máximo de canais de comunicação acerca dos seus produtos.
Geração Z – nascidos a partir de 2001
Essa geração compreende hoje pessoas com até 15 anos de idade. A internet é o principal foco desta geração que nasceu mergulhada na internet, não importa onde estejam. Este grupo apresenta grande aptidão pelos dispositivos móveis e são mais inclinados a empreender. Acreditam que a tecnologia traz segurança e comodidade. Por isso não estão inclinados a empregos fixos que possam restringir sua mobilidade e capacidade criativa. Para conquistar esse grupo dê importância às lojas mobile. É não esqueça: essa geração é mais sensível aos apelos audiovisuais.
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