Fome de Poder: 5 lições sobre negócios para aprender com o filme

Última atualização em 1 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

fome de poder

Você já percebeu como algumas obras podem ensinar poderosas lições em qualquer área de atividade humana?

Sejam elas na educação, política, filosofia e negócios. Uma dessas obras é o filme Fome de Poder, baseado na história de Ray Kroc e seu envolvimento com os irmãos McDonalds.

A obra mostra como Ray, um vendedor que circula por todo os Estados Unidos, encontra e se tornar sócio dos irmãos McDonalds. O filme mostra as ações tomadas por Ray para fazer a empresa crescer e gradualmente assumir controle total dela. De certo modo, não há como acabar o filme e não sentir que a história fala de traição.

No entanto, o filme ensina grandes lições que todo empreendedor deveria saber.

Separamos aqui cinco das melhores dessas lições. Vai ter um pouco de spoiler para quem ainda não viu Fome de Poder. Mas acredite, pelo que você vai aprender vale a pena.

Vamos lá.

1# Persistência e o cultivo de uma mentalidade positiva

Antes mesmo de conhecer os McDonalds e o negócio que mudaria sua história, Ray Kroc demonstra uma forte persistência. O vendedor recebe não após não em suas investidas para vender os seus multimixer’s, mesmo em suas investidas para virar sócio do McDonalds, mas mesmo assim nada o abala.

Em uma das cenas do filme, ele escuta um disco motivante para fortificar sua persistência e mentalidade de que o sucesso é só uma questão de resiliência. Vemos no decorrer da obra que essa mentalidade positiva e determinação contribuem bastante para o sucesso de Ray.

Qualquer empreendedor precisa cultivar a capacidade de continuar firme mesmo quando as coisas não vão muito bem.

2# Planejamento e capricho devem estar na pauta do negócio

Durante a cena em que Dick e Maurice McDonalds contam a história do seu negócio um ponto em especial é muito cativante. Nele, os irmãos contam como usaram desenhos em uma quadra de tênis e ensaios da futura operação da empresa para chegar ao modelo de comida rápida.

Mas que levou seis horas de trabalho até eles chegarem no ponto onde tudo estava funcionando perfeitamente. Essa cena mostra algo que muitos empreendedores e homens de negócio com boas ideias esquecem.

Que a no papel toda ideia funciona perfeitamente, mas nem sempre na prática.

No caso dos irmãos McDonalds, eles não só elaboraram sua ideia no papel mas testaram ela na prática até chegar a melhor performance. E foi esse planejamento e capricho prévio que permitiu que a operação prática do Mcdonalds no sistema rápido não apresentasse erro.

E é esse tipo de capricho e planejamento que precisa ser adotado cada vez mais por parte dos empreendedores que desejam chegar longe.

Veja também o que Frank Underwood tem a ensinar sobre empreendedorismo clicando aqui.

3# As mudanças são necessárias e bem-vindas

Uma das causas para os conflitos entre Ray Kroc e os irmãos McDonalds no filme foram a resistência apresentada pelos irmãos em relação a mudanças.

Em Fome de Poder Ray, por estar bem mais atento às inovações que o mercado fornecia em alguns segmentos sugere alterações frequentes no modelo de negócios do McDonalds. Nenhuma dessas mudanças é aceita por Mac e Dick, que vem como algo prejudicial a marca do seu negócio.

Embora a forma como Ray realizou as mudanças na empresa e na sua operação não possa ser considerada louvável, elas que fizeram o McDonalds chegar a onde está.

Como homem de negócios, estar atento ao mercado e aberto a fazer mudanças para evoluir sua marca, seja no produto ou atendimento, é fundamental. Isso se quiser garantir prosperidade e longevidade para sua empresa.

4# Comunicação é poder

Algo que fica evidente no filme, especialmente nas cenas onde Ray prospecta mais pessoas para franquias do McDonalds é a sua capacidade de comunicação. O vendedor demonstra a todo momento que comunicar-se de modo correto é capaz de gerar ótimos resultados.

Seja durante as negociações com fornecedores, no modo como interagir com seu público e gerar vendas a comunicação é uma poderosa chave. Então, saber interagir bem com todas as partes envolvidas em seu negócio, guiando-as na direção que gere os melhores resultados é algo que todo homem de negócios deve saber.

Leia também: Mais resultados nos negócios: como sair da média?

5# Esteja aberto a observações e conselhos externos

Em meio a uma crise de capital para manter o negócio, Ray é abordado por um rapaz chamado Harry Sonneborn. Ele aconselha Ray a fazer uma alteração no segmento de negócios em que atuava, de alimentação para imobiliário.

Esse conselho foi o que bastou para que Ray desse uma virada de mesa no negócio, resolvendo problemas como o baixo capital e controle de qualidade das franquias. Além disso, por conta desse mesmo conselho, Ray conseguiu alcançar o poder necessário para tomar definitivamente a empresa de Dick e Mac McDonalds.

Embora no filme o conselho tenha acabado por ajudar Ray a roubar um negócio, ele foi de ajuda para erguer a empresa a um patamar. Ajudou a ter mais resultados e crescer.

A quinta lição de Fome de Poder nos mostra que devemos estar abertos a sugestões e conselhos externos. Pois eles podem mudar positivamente a trajetória de uma empresa.

Fome de Poder, mais que um filme, uma aula para empreendedores

Como acabou de ver, as lições contidas em Fome de Poder são muito valiosas, e até mesmo essenciais, para qualquer empresa.

Mesmo não tendo um desfecho muito bonito de um ponto de vista moral, é importante absorver o que há de bom no filme. Como as lições que acabamos de mostrar.

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