Última atualização em 3 de fevereiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Quem está acostumado a estudar finanças para pequenos negócios provavelmente já conhece Gustavo Cerbasi, um dos consultores financeiros mais famosos do país.
Aproveitando um vídeo divulgado pelo Sebrae, hoje trazemos 5 importantes dicas de Cerbasi para quem está começando um empreendimento.
É possível assistir ao vídeo abaixo ou ler o texto com a releitura preparada pela equipe Ecommerce de Sucesso. Escolha a melhor opção para você e bons estudos!
1 – Trace um planejamento
O primeiro passo nas finanças para pequenos negócios, segundo Cerbasi, é fazer o seu planejamento, o “business plan” propriamente dito.
Pare um pouco e coloque as coisas em um papel ou mapa mental. Visualize-as.
Onde estão as principais necessidades do negócio? Onde estão as oportunidades? Para onde você quer crescer?
2 – Faça investimentos na medida
Os problemas financeiros das empresas têm a ver com as dívidas… E dívidas têm a ver com maus investimentos.
Para o consultor, o superdimensionamento de investimentos é uma bomba prestes a explodir.
“Ao imobilizar o seu capital em um computador maior do que você precisa ou em uma frota muito mais volumosa do que o que seria necessário, você acaba ficando sem dinheiro para executar as atividades do dia a dia”, comenta Gustavo Cerbasi.
Leia mais: Qual o investimento necessário para montar uma loja virtual?
3 – Empréstimo x financiamento
Por pressa ou falta de conhecimento, o empreendedor muitas vezes acaba fazendo má escolha dos recursos disponíveis no mercado. Isso é: escolhe empréstimos mais caros quando poderia optar por financiamentos mais baratos.
Para o consultor financeiro, isso acontece principalmente quando sobra algum dinheiro em caixa e o empresário acaba investindo em novos veículos ou reformas — sem entender que aquele capital fará falta para pagar os salários dos funcionários, por exemplo.
4 – Dinheiro pessoal x Dinheiro da empresa
Apesar de todos os especialistas em finanças para pequenos negócios recomendarem a mesma coisa, muitos empreendedores continuam misturando o dinheiro do negócio com o dinheiro pessoal ou da família.
Segundo Cerbasi, isso é totalmente contraindicado. Misturar as coisas dificulta (e muito) a compreensão do empreendedor sobre se o negócio vale mesmo a pena do ponto de vista financeiro.
5 – Separe empresa e família
Seguindo com a lógica do item 4, Cerbasi afirma que, em casos de empresas familiares, é preciso tomar muito cuidado para manter uma coisa separada da outra.
Geralmente, quando uma família se empenha muito na construção de um negócio e ele começa a dar certo, os impulsos iniciais fazem os membros acreditarem que eles podem ficar com quase todo o lucro.
Isso, obviamente, é prejudicial e pode acabar sufocando o caixa de uma empresa que acabou de nascer e ainda tem muito a explorar e provar dentro do mercado.
***
Quer continuar aprendendo muito sobre finanças para negócios? Então dê logo o play no vídeo abaixo!
Nele você aprenderá tudo sobre como conseguir os primeiros reais que possibilitarão a criação da sua loja virtual. Quem dá as dicas é Bruno de Oliveira, o maior especialista do país em ecommerce:
Participe da Semana do Ecommerce: o principal evento do ano sobre comércio eletrônico!
Se você está empenhado em construir uma loja virtual de sucesso, temos um convite a fazer!
Entre os dias 6 e 17 de março de 2017 acontecerá a Semana do Ecommerce, o principal evento do ano para quem se interessa por comércio eletrônico no Brasil.
Ministradas por Bruno de Oliveira, todas as aulas da Semana do Ecommerce são voltadas a ensinar empreendedores sobre como dar os primeiros passos no varejo online, sempre com o intuito de montar operações sustentáveis e que vendem desde o início.
Se interessou? Então acesse o site e faça já a sua inscrição! Apesar de Gratuito, o evento possui vagas limitadas.