Última atualização em 25 de agosto de 2016 por
Não importa se você é do sexo feminino ou masculino, ter filhos no home office nem sempre é a situação mais fácil de ser contornada.
Se por um lado existe toda a facilidade de estar dentro de casa para ajudar as crianças sempre que for preciso, por outro, a questão da disciplina e da produtividade podem ser muito prejudicadas se não houver organização.
Filhos no home office: como conciliar?
Se você tem filhos no home office e está buscando por algumas dicas sobre como se organizar melhor sem prejudicar as crianças, este texto foi escrito pensando em você.
Confira 6 sacadas que podem ajudar:
Comece pela Conscientização
Ao trazer o seu escritório para casa, é normal que surjam muitas dúvidas na cabeça dos seus filhos. Por isso, em um primeiro momento é muito importante ter uma conversa esclarecedora com eles.
Explique as vantagens do home office e como eles próprios vão ganhar com isso. Se possível, também é importante deixar claro que as coisas precisam continuar funcionando como antes, como se você não estivesse em casa.
Leia mais: Manual de Facebook Ads para ecommerce
Sinalize o ambiente
Esta pode parecer uma dica boba, mas é muito eficiente!
Quando estiver em uma reunião importante, por exemplo, ser interrompido pelos seus filhos pode soar bastante embaraçoso. Portanto, crie uma sinalização simples para pendurar na sua porta.
Explique às crianças que, caso a placa esteja por lá, eles só poderão entrar em caso de emergência.
Esteja 100% Presente
Esteja você no escritório ou com seus filhos, é importante ser uma pessoa 100% presente.
Na hora de trabalhar, esqueça as crianças e foque em tudo aquilo que você precisa fazer (essa é uma ótima maneira de economizar tempo e finalizar o trabalho mais rápido).
Quando estiver com as crianças, nada de atender telefone ou checar emails (aqui você provará a eles que é possível conciliar trabalho e carinho em seu dia a dia).
Sem culpa
Se você anda cumprindo bem o seu papel, não há motivos para sentir-se culpado. Lembre-se que aquele é o seu trabalho e precisa ser feito pelo bem de todos da casa.
Não hesite em fechar portas, isolar o ambiente e focar no que precisa ser feito.
Envolva-se nas atividades dos seus filhos
Se você acha que precisa sentir-se mais presente na vida das crianças, que tal aproveitar a flexibilidade do home office e levá-las até a natação, por exemplo?
Fazendo isso, posteriormente você poderá trabalhar com a consciência muito mais leve, o que tornará suas atividades mais produtivas.
Contrate uma babá
Existem certos dias-chave no home office. Um cliente importante vai ligar, um contrato será assinado…
Para essas ocasiões, talvez seja uma boa ideia contratar uma pessoa para tomar conta das crianças. Dessa forma você poderá estar inteiramente presente nas situações que podem trazer ganhos consideráveis para a sua carreira.
Veja mais: Onde anunciar e divulgar minha loja virtual?
Gostou do conteúdo? Então inscreva-se na Lista Vip!