Última atualização em 23 de agosto de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
O consumidor brasileiro parece ter se acostumado de uma vez por todas com a Black Friday, a tradicional data do varejo norte-americano que foi incorporada por aqui. Ao contrário do que acontecia nos primeiros anos de implementação, hoje são poucos os consumidores que se sentem enganados ou se queixam da “Black Fraude”.
Isso acontece por um motivo simples: os lojistas perceberam que, se não trabalhassem para transformar a data em um evento confiável, perderiam uma grande oportunidade de multiplicar seu faturamento.
É por isso que, ano após ano, o sucesso da Black Friday só aumenta… A próxima edição deve faturar entre 15% e 20% a mais do que o observado em 2016. Confira abaixo o que esperar da data para o ano de 2017!
Black Friday 2017: ecommerce deve faturar mais de R$2 bilhões no Brasil
As lojas virtuais e marketplaces brasileiros acabaram de receber uma excelente notícia: segundo pesquisa divulgada pelo Google, a Black Friday Brasil 2017 deve render R$2,2 bilhões para o comércio eletrônico do país.
“O pico das buscas no Google não é o Neymar, não é o último clipe da Anitta, não é a Lava Jato… É a Black Friday”, afirmou José Melchert, responsável pela indústria de varejo do Google, ao portal Ecommerce Brasil.
O evento, que neste ano ocorre no dia 24 de novembro, está ainda mais animador para pequenos e médios ecommerces: segundo o mesmo estudo, enquanto os PMEs registraram aumento de 161% em projeção de vendas durante o evento, os grandes ecommerces alcançaram crescimento de 134%.
Leia mais: Minha loja virtual não vende: os 6 motivos mais comuns
A importância da fidelização de clientes
Outro ponto bastante revelador da pesquisa, intitulada “Thanks God it’s Friday” pelo Google, é a importância da fidelização para lojas virtuais que querem se dar bem na Black Friday.
Dos entrevistados, 77% disseram comprar no mesmo site — sendo que 34% deles fizeram quase todas as compras no mesmo lugar.
A fidelização de clientes torna-se ainda mais importante se levarmos em conta um elemento extra: na Black Friday 2017, cerca de 370 mil brasileiros comprarão pela primeira vez na data.
Conheça o Ecommerce na Prática!
Você já tem ou gostaria de ter um negócio funcionando pela internet? Então não pode deixar de acompanhar o Ecommerce na Prática, principal blog do país sobre comércio eletrônico.
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP traz artigos diários exclusivos sobre marketing digital, mindset, finanças e muito mais… Acesse o site e bons estudos!