Última atualização em 9 de agosto de 2018 por
A velocidade de carregamento da página é um ponto crucial para o Ecommerce. Para entender o impacto que esse fator tem foi realizado o estudo “TagMan Ecommerce Page Load Speed”, através de questionários online, respondidos por mais de 60 empresas de Ecommerce dos EUA e Europa. Os participantes foram marcas, varejistas e anunciantes, agências de marketing e provedores de tecnologia.
Preocupação com a velocidade de carregamento
Das empresas entrevistadas, 81% afirmaram estar muito preocupadas ou apenas preocupadas em relação à velocidade de carregamento das páginas. Apenas 2% disseram que não se preocupam com esse fator. Além disso, 60% dos participantes informou que já tomaram medidas para melhorar a page speed, apesar de confessarem que poderiam ter feito mais nesse quesito.
Em relação a imagens ou scripts hospedados por terceiros e códigos para monitorar audiência do site, o levantamento aponta que 71% das empresas têm ciência que podem ser fatores a piorar o tempo de leitura do site. Por outro lado, 35% tem reduzido o número deles com o intuito de melhorar o desempenho dos seus sites. Para quem não sabe, imagens ou scripts de terceiros podem ser grandes causadores da lentidão de páginas da web. Muitos sites de e-commerce incorporam de 5 a 7 scripts por página, com cada um deles levando até 1/4 de segundo para carregar que pode significar aproximadamente 1,25 para o site carregar, resultando em perdas potenciais de 10 a 15% nas vendas.
Leia também:
Smartphone é decisivo para 74% dos compradores online
Compras online: Brasil terá mais de 60 milhões de consumidores até o fim de 2018
Impacto da lentidão
Outro ponto da pesquisa foi entender quais consequências da baixa velocidade de carregamento mais preocupam as empresas. Abaixo, você confere as cinco primeiras colocadas na categoria:
- Redução em conversões (51% classificaram como a primeira em importância)
- Abandono de visitantes (46% classificaram-no como segundo)
- Percepção negativas de marcas (47% ranquearam em terceiro)
- Redução de repetição de visitas (49% classificaram-na em quarto)
- Mudanças para sites competitivos (40% classificaram-se em quinto)
- Outras menções: impacto negativo nas ferramentas de busca otimizadas (SEO)
Como melhorar a page speed
Cerca de 59% dos entrevistados afirmaram que estão tomando medidas para melhorar a velocidade de carregamento da página, mas poderiam fazer mais. Por outro lado, 12,5% das empresas disse que não estão agindo em relação a esse fator. Já a porcentagem dos que não estão agindo, mas investigam soluções, é de 14,1%. Esse é o mesmo montante de participantes que revelou acreditar estar otimizando todas as extensões do site. Dentre as medidas tomadas, se destacam Otimização de códigos de páginas (63%), Monitoramento de Performance (56%) e Redução do Peso da Página (55%).
Inscreva-se na Lista Vip e receba todo o nosso conteúdo