Última atualização em 14 de agosto de 2018 por
Uma ideia muito disseminada é que os jovens devem sempre os responsáveis por trazer inovação. É verdade que as ideias frescas são muito bem-vindas em qualquer mercado, mas um estudo do MIT revela que, na verdade, empreendedores mais velhos têm mais chances de abrir um negócio de sucesso. Confira:
Média de idade dos empreendedores
A princípio, o estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) analisou a idade dos fundadores de empreendimentos pelos EUA no momento da abertura do negócio. A média encontrada foi de 42 anos, mas não deixou os pesquisadores satisfeitos. Isso porque os dados incluíam pequenos e micronegócios, que não tinham perspectiva de crescimento. Depois disso, outros fatores passaram a ser considerados.
Por exemplo: recebimento de patente, capital de risco, número de empregados e localização geográfica também entraram na conta. As médias de idade permaneceram próximas aos 40, como em startups de software. Entretanto, indústrias de petróleo e gás e biotecnologia apresentam média de quase 47 anos. Depois disso, a pesquisa foi além: levando em consideração apenas as 0,1% das empresas que mais cresceram nos primeiros 5 anos, a média de idade ficou em 45.
Entendas os resultados
Os pesquisadores acreditam que a média de idade acima dos 40 se dá, principalmente, pelo motivo de pessoas nessa faixa estarem mais propensas a abrir uma empresa. Além disso, a experiência profissional também é apontada como um fator que pode levar um empreendedor “menos jovem” a ser bem-sucedido. O estudo do MIT mostra que pessoas que têm ao menos três anos de experiência no ramo em que empreenderam demonstraram chance de sucesso 85% maior.
Leia também
DEMISSÃO: TRAGÉDIA OU OPORTUNIDADE?
10 DICAS RÁPIDAS PARA TRABALHAR EM CASA SEM PERDER A PRODUTIVIDADE
O que o estudo do MIT diz sobre os jovens?
Ao ver esses dados, é natural lembrar de nomes de sucesso como Steve Jobs, Larry Page e Bill Gates, que começaram a empreender muito novos e hoje são bilionários reconhecidos pelo mundo inteiro. Sobre isso, os pesquisadores concluíram que sempre há espaço para jovens com espírito empreendedor, mas que o auge dos investimentos desses casos citados se deu quando os fundadores já estavam na meia-idade.
Conclusão
Seja você um jovem com pouca experiência e muitos sonhos ou uma pessoa com mais experiência e know-how, o mercado tem espaço para novas ideias. A idade não é um fator determinante para o sucesso. Os fatores que realmente diferencia os grandes empreendedores dos medianos são o planejamento, o preparo e o trabalho duro.
Quer empreender? Assista a essa aula grátis e comece hoje mesmo sua caminhada rumo ao sucesso!