Última atualização em 24 de março de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você ainda sente dificuldades na hora de fazer a formação de preço de venda dos produtos da sua loja virtual?
Já ouviu falar sobre estratégia de preço, e até chegou a fazer uma sobre esse ou aquele modelo…
Mas parece que nada encaixa perfeitamente, e você sempre sente que está cobrando mais que o mercado paga, ou menos do que seus clientes estariam dispostos a pagar?
Precificar um produto corretamente, seja em uma loja física ou virtual, é fundamental para que a empresa consiga o melhor aproveitamento desse produto em termos faturamento.
E de acordo com o tipo de produto vendido, determinadas estratégias de preço são mais adequadas que outras.
E para resolver seu problema, leia as próximas linhas deste artigo, pois vamos mostrar como descobrir qual a melhor estratégia de preço para o seu ecommerce.
Estratégia de preço, o que é e as suas finalidades
Uma estratégia de preço ou precificação é um plano ou sistema com o qual se busca a melhor calibragem entre o preço que os clientes aceitam pagar e o preço que rentabilize o produto o máximo possível.
No entanto, nem sempre aumentar o faturamento por unidade vendida ou em nível global é o objetivo de uma empresa, ecommerce, etc. na hora de realizar uma estratégia de preço.
Entre as outras finalidades dessas estratégias estão objetivos como:
- Defender o seu mercado de contra novos operadores por meio da política de preços.
- Entrar em um novo mercado
- Aumentar sua quota de mercado dentro de um mercado onde já se possua clientes
Todas as estratégias de preço possuem uma ou mais dessas finalidades.
No mercado de ecommerce existem algumas táticas que, dependendo do seu objetivo com o produto, podem ser usadas como estratégias de preços.
4 tipos de estratégia de preço para um ecommerce
Ter um diferencial é algo extremamente importante em um ecommerce.
Um produto exclusivo, que traz soluções para determinadas dores como nem um outro gera resultados ótimos.
Mas, será que você está precificando eles corretamente, de modo a atender a estratégia certa para fazer sua loja decolar?
Segue aqui quatro estratégias que você pode aplicar de acordo com a situação do seu ecommerce.
Afim de saber como vencer a concorrência pelo preço? Então vai gostar de ler também esse artigo.
Preço alto-baixo
Nessa estratégia de preço, a loja oferece um desconto temporário para um certo grupo de produtos, ou até mesmo um único produto e então volta ele ao mesmo preço depois do tempo determinado.
Por exemplo:
Um ecommerce vende um curso de finanças pessoais ao preço normal de R$ 399,00, e então decide, pelo tempo de uma semana vender o mesmo curso a R$ 199,00.
Essa estratégia é usada para gerar um aumento pontual no fluxo de clientes do ecommerce.
No entanto, ela exige bastante cuidado em relação ao estoque disponível do produto em promoção.
Preço sazonal
Essa estratégia prevê um aumento no preço de determinados produtos de acordo com o calendário.
Por calendário não se deve entender apenas datas comemorativas, mas até mesmo eventos relevantes com data marcada.
Uma loja de materiais esportivos que vende camisas oficiais da seleção brasileira, pode elevar o preço delas próximo e durante a copa do mundo.
E até mesmo no caso da seleção chegar à final do campeonato.
Porém, é preciso que esse aumento não seja muito alto, ou pareça abusivo.
Preço psicológico
Uma estratégia de preço largamente conhecida e utilizada.
Nela, você realiza uma mínima redução do preço, como tornar um produto que está precificado a R$ 60,00 por apenas R$ 59,99 ou até mesmo R$ 59,90.
A finalidade dessa estratégia é apelar para a percepção do cliente.
Ao ver o preço reduzido a estes valores, a mente do consumidor tende a enxergá-los como mais baratos do que são de fato.
ESTRATÉGIA DE Preço de referência
Esta estratégia de preço aqui se baseia puramente na forma como você apresenta o preço do produto na sua loja virtual.
Nela, você só precisa decidir um ou mais produtos para colocar em oferta e, no momento de apresentar ele em seu site, expor o preço da oferta ao lado do preço normal ou preço de referência.
Essa estratégia trabalha também com a percepção do cliente e pode ser expandida em algumas variações como realizar uma oferta combinada de produtos.
Ou até mesmo combinar com a estratégia de preço alto-baixo acima.
Agora, eu tenho certeza que sabe qual a melhor estratégia de preço para seu ecommerce
Estou convencido que após nossas dicas acima você sabe perfeitamente qual estratégia de preço vai adotar para os produtos da sua loja virtual.
Você pode também realizar combinações dessas estratégias dependendo do seu objetivo.
Assim, não se pode falar em uma estratégia perfeita, mas sim em estratégias que servem muito bem de acordo com o objetivo que você deseja alcançar naquele momento.
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Desejo muito sucesso em sua caminhada, e conte comigo sempre.
Até a próxima.