Última atualização em 13 de setembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você tem vontade de empreender, mas está enfrentando o desemprego ou uma situação financeira ruim, provavelmente já se perguntou se esse seria mesmo o melhor momento para começar um negócio…
Em momentos complicados assim, alguns buscam desesperadamente por um emprego fixo; outros, sonham em montar a sua empresa e mudar radicalmente de vida. Afinal, qual desses caminhos é o mais indicado?
Já teve essa dúvida? Então dê o play no vídeo abaixo ou continue com a gente até o final da leitura… É justamente sobre isso que falaremos hoje!
Estou desempregado e/ou com dívidas… É hora de começar um negócio?
Se você está com a “corda no pescoço” e enfrentando uma situação muito ruim do ponto de vista financeiro, acredite: não é o momento de montar o seu ecommerce. Por mais que esta talvez não seja a resposta esperada, ela é a que mais trará benefícios a longo prazo.
Ao começar uma nova empresa, o empreendedor precisa manter algo que consideramos fundamental para a saúde do negócio: a tranquilidade financeira.
Isso não quer dizer, obviamente, que você precisa ter dinheiro sobrando se quiser começar um negócio. O que estamos recomendando é que você não dependa exclusivamente dos lucros do negócio para sobreviver…
No fundo, como o próprio Bruno de Oliveira ressalta no vídeo, todo negócio é como uma árvore que precisa ser regada constantemente — só daqui a alguns meses é que os primeiros frutos poderão ser colhidos. Portanto, se a “corda está no pescoço”, talvez ainda não seja a hora de montar o seu próprio negócio.
Mesmo assim, isso não quer dizer que você não possa empreender muito em breve. Para isso, siga o passo a passo que preparamos abaixo!
Passo 1: baixe seu custo de vida
“Estou desempregado e quero montar um negócio o mais rápido possível… Qual o primeiro passo?”.
Em um primeiro momento, o que você precisa fazer é diminuir o máximo possível o seu custo de vida. Pergunte-se: qual o mínimo que preciso para sobreviver atualmente?
Passo 2: encontre uma fonte de renda segura
Com uma meta em mente, chegou a hora de buscar por uma fonte recorrente e segura de renda, como um emprego ou alguns contratos de prestação de serviços.
Com esse dinheiro em caixa, você poderá pagar as contas e finalmente começar a idealizar o seu ecommerce.
Passo 3: crie o seu negócio paralelamente ao emprego
Agora que você já tem uma renda que garante contas básicas como aluguel e alimentação, chegou o momento tão esperado: hora de empreender!
Mesmo que o dinheiro ainda não sobre, você já pode começar a planejar e executar a sua ideia de negócio. Aprenda a montar um ecommerce de forma rápida, prática e econômica clicando aqui.
Continue trabalhando e reserve algumas horas do seu dia ao novo empreendimento… Acredite: investir suas horas em um projeto SEU é algo que traz muita energia, satisfação e senso de propósito.
Agora você deve estar se perguntando…
Qual é o momento de deixar o emprego para empreender em tempo integral?
Quando as coisas começarem a entrar nos eixos, você terá duas rendas: salário e lucros do negócio. No momento em que o rendimento financeiro do negócio for igual ou superior ao seu salário, você já estará mais tranquilo para abandonar o emprego.
Afinal de contas, você se dedicou algumas horas por dia e já conseguiu bons resultados… Imagine o que pode acontecer se você dedicar-se ao ecommerce em período integral?
IMAGEM
Por fim, se você está animado para dar os passos recomendados acima, provavelmente também terá uma dúvida muito comum no meio do caminho: quando eu começo a tirar dinheiro do negócio? Como calcular essa quantia?
Bruno de Oliveira aborda essa questão muito bem no vídeo abaixo:
E aí, restou alguma dúvida sobre o assunto? Então não se esqueça de deixar um comentário abaixo… Responderemos o mais breve possível!