6 Erros que você vai cometer na hora de abrir um ecommerce

Última atualização em 12 de maio de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

erros na hora de abrir um ecommerce

Segundo o Sebrae, alguns dos maiores erros na hora de abrir um ecommerce estão, justamente, na falta de planejamento/conhecimento por parte do empreendedor.

Pelo menos é isso que indica a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Eletrônico, promovida pela organização em parceria com o Ecommerce Brasil no meio do ano passado.

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Se você está sentindo que o grande start do seu negócio online está prestes a acontecer, leia atentamente o nosso texto de hoje e fuja dessas 6 falhas que podem encurtar a vida da sua loja virtual:

TOP 6 Erros na hora de abrir um ecommerce

erros na hora de abrir um ecommerce

1 – Não entender o seu nicho de mercado

Ao contrário do que muitos dos pequenos empreendedores imaginam, não basta ter uma ideia aleatória para começar a vender produtos na internet… É preciso se planejar e entender, antes de tudo, se aquela é uma real necessidade do mercado.

Uma dica valiosa é escolher o seu nicho de acordo com algum hobby ou algo com o qual você já tenha trabalhado no passado — isso aumenta naturalmente as chances de a empresa progredir.

Leia mais: Como encontrar um bom nicho de mercado?

2 – Tratar a sua operação como uma “lojinha na internet”

Não se engane: os clientes não chegarão até a sua loja virtual em um passe de mágica. Portanto, se você acha que basta criar um site e cadastrar os produtos, está bastante enganado!

Um negócio pede dinamismo e proatividade. O empreendedor que caminha rumo ao sucesso está sempre se mexendo: seja para criar novas campanhas, aumentar sua linha de produtos, atender o consumidor ou tomar quaisquer outras providências que lhe tragam vendas.

erros na hora de abrir um ecommerce

3 – Focar exclusivamente em produtos

Se você coloca na cabeça que está vendendo produtos, sua solução não passa de um pedaço de pano ou de ferro… É óbvio que, mais cedo ou mais tarde, as coisas acabarão caindo na velha guerra de preços com a concorrência.

Para pequenos ecommerces, o ideal é trabalhar toda a sua estratégia de modo a solucionar uma determinada “dor” que o cliente tem.

Se um consumidor compra um tênis, ele não está comprando um tênis, mas beleza, conforto, estilo de vida…

Se ele compra um vinho, ele não está comprando um vinho, mas uma experiência degustativa, status, auto imagem sofisticada…

O seu ecommerce está vendendo produtos ou ideias?

4 – Divulgação errada

Não é raro que, algumas semanas depois de começar um novo negócio, o empreendedor flagre-se reclamando da baixa quantidade de vendas.

Nesse caso, a explicação costuma ser bastante simples: pouco tráfego. Se você não trabalha o marketing do ecommerce (ou faz isso de um jeito errado), é natural que as vendas não aconteçam.

Dito isso, a recomendação é a de que você passe a investir mais em seu marketing e, se já fizer isso, tente entender em quais pontos pode estar errando.

5 – Produtos mal apresentados

Uma vez no mundo dos negócios, você precisa ter consciência de que vai enfrentar uma forte concorrência… Poucos mercados conseguem fugir disso.

Por outro lado, a boa notícia é que muitos desses ecommerces concorrentes trabalham de forma amadora, com fotos de baixa qualidade, sites ruins, descrições técnicas demais etc.

Se você quer ter resultados diferentes, faça diferente! Desperte o desejo do consumidor através de fotos detalhadas, descrições claras, dicas de usabilidade… Mostre que você entende tudo sobre aquilo que está vendendo.

6 – Tentar imitar as lojas grandes

Para fugir dos maiores erros na hora de abrir um ecommerce, é preciso entender de uma vez por todas que a sua operação não funciona como a Dafiti ou a Netshoes!

Enquanto esses grandes players possuem milhões em investimento, o seu ecommerce está começando agora — provavelmente com recursos limitados e até de dentro de casa. Você definitivamente não deve adotar estratégias semelhantes às dessas grandes empresas (pelo menos não no começo).

Se a sua loja virtual ainda está entrando no mercado, é preciso ter paciência para subir um degrau por dia… Sempre de maneira sustentável.

Para fazer isso, foque em um nicho específico de mercado, entenda tudo sobre ele e esteja disposto a esclarecer todas as dúvidas da audiência em relação aos seus produtos!

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