Última atualização em 6 de setembro de 2019 por
A marca Beterraba é a prova de como o Instagram e a produção de conteúdo podem ser a razão do sucesso. A empreendedora Débora Matos criou um E-commerce após ouvir a opinião da sua audiência na rede social e hoje é dona de uma negócio extremamente lucrativo, que atinge pessoas ao redor de todo país.. Confira mais sobre esse caso de sucesso.
O sucesso da Beterraba
A Débora, junto com a sua sócia Flávia Pinheiro, tiveram um faturamento de R$ 826 mil em 2018 com a Beterraba.
Vendendo bolsas e produtos de maternidade feitos de moletom, as empreendedoras fazem sucesso no Instagram.
Segundo elas, a rede social funciona como uma vitrine. Com um crescimento orgânico, grande parte dos seus clientes surgem pelo perfil online, que conta com mais de 60 mil seguidores.
Porém, o sucesso não veio da noite para o dia..
Podemos dizer que o crescimento da Beterraba ocorreu por 3 motivos:
- Produção de Conteúdo;
- Aproveitar oportunidades;
- Usar as redes sociais sabiamente.
Vou explicar um pouco melhor como esses 3 fatores influenciaram diretamente do empreendimento.
Como tudo começou
Em 2011, a Débora decidiu fundar um blog para poder falar sobre maternidade e como era o dia a dia de uma mãe.
Em uma das publicações, ela comentava sobre a dificuldade de ensinar as crianças a terem uma alimentação saudável e gostar de legumes, como por exemplo, a beterraba – daí surgiu o nome.
Depois de dois anos produzindo conteúdo de qualidade em seu blog e estabelecendo uma audiência, a Débora – que estava grávida na época – fez um post em seu Instagram agradecendo sua prima por um presente que recebeu..
Era uma bolsa de maternidade com um design diferenciado das outras marcas e produzida pela própria prima da Débora. A bolsa era feita de moletom, com um estilo mais moderno e claro, confortável para carregar.
O post foi um sucesso. Várias curtidas, compartilhamentos e comentários surgiram pedindo para a Débora vender o produto ou informar como que as seguidoras conseguiriam também.
Ali, a empreendedora reconheceu uma grande oportunidade. Ela tinha uma audiência que já acompanhava e um produto que era desejado por ela.
Não teve erro. Em pouco tempo, o E-commerce Beterraba ganharia vida.
O E-commerce
A Débora não perdeu tempo e chamou a sua prima, Poliana – que era costureira -, para ser sua fornecedora.
Assim, a empreendedora usou o seu conhecimento adquirido na faculdade de design para desenhar o modelo, enquanto que a prima ficava responsável por tirá-lo do papel.
Com um investimento inicial de R$ 18 mil, elas compraram todo o material necessário e focaram em dois estilos de bolsa: feminino e maternidade.
Mais tarde, elas reconheceram que deveriam focar mais no segmento infantil, mas sem deixar de produzir os produtos femininos.
Os perfis do Instagram e Facebook cresciam a cada dia e as empreendedoras postavam conteúdos diversos – fotos de bebês, famílias, decoração de quarto infantil… e, claro, mostravam os seus produtos.
A importância das redes sociais e do conteúdo
As empreendedoras começaram com algo que nem todo mundo tem: audiência.
Tanto que foram eles que colocaram a ideia de começar a vender produtos
na cabeça da Débora.
Mas essa audiência foi conquistada por meio de conteúdo de qualidade postado nas redes sociais.
Dessa forma, ela conseguiu construir autoridade no tema maternidade, gerou confiança para as pessoas…
Então, ao lançar o E-commerce, já tinha um grande número de pessoas ansiosas para poder comprar um produto. Afinal, sabiam que era de qualidade e que resolveria uma necessidade nas suas vidas.
Sem os conteúdos para impulsionar o negócio nas redes sociais, elas levariam muito mais tempo para atingir o sucesso que têm hoje.
E saiba que você mesmo, como a Débora e a Flávia, também pode usar o Instagram para estabelecer uma audiência, criar fãs, gerar engajamento, autoridade e claro, vender muito.
É possível aprender a fazer tudo isso de uma forma super simples, didática e com vários outros exemplos como o da Beterraba para se inspirar cada vez mais.
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