10 Estratégias para economizar na hora de abrir um pequeno negócio

Última atualização em 10 de maio de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

abrir um pequeno negócio

Uma das grandes pedras no sapato de quem está pensando em abrir um novo negócio é, sem sombra de dúvidas, a falta de recursos financeiros.

Muitas vezes, mesmo com uma ideia em mente e muita energia para trabalhar, o empreendedor acaba flagrando-se sem alternativas quando percebe que não tem dinheiro suficiente para montar a sua empresa… A partir daí ele procura um novo emprego e o sonho é adiado outra vez.

Se você está com esse “problema” e pesquisando por alternativas para saná-lo, encontrou um conteúdo que poderá ajudar. Confira 10 estratégias matadoras para economizar na hora de abrir o seu negócio!

Abrir um pequeno negócio: alguns caminhos para economizar

abrir um pequeno negócio

1 – Pesquise muito para evitar desperdícios

Ao abrir um pequeno negócio, tenha em mente que você precisará do apoio de alguns parceiros — tais como fornecedores, profissionais freelancers etc. Como ninguém trabalha de graça, isso é sinônimo de custos.

Nesse momento, pesquise muito! Sempre com a intenção de encontrar o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Se você quer economizar, a palavra de ordem é ter paciência para analisar as opções e ver qual traz os melhores benefícios a curto, médio e longo prazo.

2 – Valide sua ideia

Um erro fatal cometido por grande parte dos empreendedores iniciantes é montar toda a estrutura da empresa para só depois pensar se o produto realmente tem potencial para fazer sucesso com os clientes.

Recomendamos que você trace o caminho oposto: antes de começar a investir em um site, por exemplo, por que não começar a vender utilizando uma fanpage gratuita no Facebook e/ou uma conta no Mercado Livre?

Depois de um primeiro feedback positivo você fica mais confiante para “profissionalizar” as coisas.

Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?

3 – Comece com uma estrutura mínima

Para um pequeno negócio que começa sem tantos recursos financeiros, qualquer gasto desnecessário pode significar o sangramento do caixa.

Portanto, agora é a hora de sentar-se com papel e caneta e pensar em tudo aquilo que você vai precisar para fazer a máquina funcionar… Seja honesto consigo mesmo: nenhum centavo deve ser mal utilizado!

4 – Você precisa mesmo de tudo isso?

Depois que essa mínima estrutura já estiver em funcionamento, é hora de analisar novamente a situação e refletir: consigo cortar mais alguma coisa?

Parece exagerado, mas lembre-se de que, no começo do negócio, mais flexibilidade no giro do capital é de extrema importância para dar mais tranquilidade, segurança e perspectiva de futuro.

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5 – A internet é sua aliada

Com a internet alcançando a casa de tantos consumidores, você já não pode mais ignorá-la. Além disso, anunciar em plataformas como Google Adwords e Facebook Ads pode ser bem mais barato e eficiente do que fazer isso em veículos tradicionais de mídia.

Se você vende produtos físicos, também pode tirar proveito da web alcançando consumidores do país inteiro e tendo sua loja virtual disponível 24 horas por dia/7 dias por semana.

6 – Invista em conhecimento

Errar pode custar muito caro no mundo dos negócios… Principalmente quando começamos com pouco dinheiro.

Sendo assim, se você tem dificuldades em trabalhar com os anúncios do marketing digital, por exemplo, é melhor não ficar gastando recursos em um esquema de tentativa e erro.

Em vez disso, você pode fazer cursos rápidos para dominar o básico sobre o assunto.

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7 – Freelancers são uma boa

No começo, há muito o que ser feito! É você quem vai montar anúncios, falar com fornecedores, fazer o balanço do caixa, gerenciar o atendimento…

Como contratar um profissional, muitas vezes, está fora da realidade dos pequenos empreendedores, os freelancers podem entrar na jogada. Acredite: excelentes trabalhos podem ser contratados a preços acessíveis — basta fazer uma boa pesquisa!

8 – Otimize os processos

Imagine o quanto de material não é desperdiçado quando você embala os seus produtos aleatoriamente?

Ou a gasolina que poderia ser economizada caso você tivesse dias certos da semana somente para visitar clientes ou levar seus produtos até os Correios?

Estes são alguns exemplos de processos que, quando organizados, fazem a empresa economizar não só dinheiro… Mas tempo! Confira um vídeo do especialista Bruno de Oliveira sobre o assunto:

9 – Qualquer economia é economia!

No momento em que o seu novo negócio estiver sendo montado, não pense que somente os grandes custos precisam ser reduzidos… Apagar as luzes ao sair de um cômodo ou reduzir a conta de telefone já são grandes passos para quem está começando com pouco.

Pense nisso!

10 – O cliente em primeiro lugar

Agora o seu negócio já está funcionando! É hora de colocar o cliente sempre em primeiro lugar para que ele se sinta confortável em voltar a fazer negócios com a marca.

Agindo assim você maximiza as vendas e reduz o tempo de espera até que o negócio atinja o break-even… Depois disso é só comemorar a “saída do sufoco” e continuar trabalhando para crescer cada vez mais. Conte sempre com a gente!

Palestra Online Gratuita: “Como Montar seu Ecommerce do Zero”

E se você quer montar uma loja virtual e não sabe muito bem por onde começar, não pode perder essa oportunidade!

A Palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, do especialista Bruno de Oliveira, está disponível de forma 100% Online e Gratuita.

Através da apresentação, mais de 10 mil empreendedores já tiveram acesso a um método totalmente testado para começar a vender produtos na internet de uma maneira simples, rápida e econômica.

Quer começar um novo negócio na internet sem precisar investir muito dinheiro? Então recomendamos que acesse o site e reserve já a sua vaga (o conteúdo deve sair do ar em breve)!

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