Última atualização em 12 de julho de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Quando decidimos que empreender é o melhor caminho para atingir a independência financeira que tantos procuram, nos deparamos com alguns termos que podem causar certa confusão, principalmente porque estamos entrando em um mercado novo. Entretanto, em pouco tempo, você deverá se familiarizar com alguns termos utilizados por empreendedores no mercado de Ecommerce, fornecedores e até mesmo pelos seus futuros clientes. Por isso, preparamos uma lista com os termos mais usados no dia-a-dia do empreendedor para ajudá-lo nessa empreitada. Confira!
Cultura organizacional
Refere-se a diretrizes adotadas por toda empresa no seu dia-a-dia. São valores que irão direcionar a mentalidade e comportamento dos colaboradores da equipe. Toda essa cultura empresarial costuma estar condensada dentro destas diretrizes da companhia. São elas: missão (motivo pela qual a empresa foi criada), visão (aspirações a curto, médio e longo prazo) e valores (princípios e crenças para tomadas de decisões).
Inteligência competitiva
Tem como foco principal a concorrência e o cliente. É o levantamento de informações necessárias sobre seus concorrentes, clientes e as tendências que englobam o mercado que você atua. O objetivo de trabalhar a inteligência competitiva do seu Ecommerce é não perder boas oportunidades e reduzir o impacto de fatores negativos.
SWOT
É uma análise, o diagnóstico do seu negócio. Deve-se levar em consideração três fatores importantes: oportunidades, fraquezas e ameaças. Com estas informações será possível traçar um bom planejamento para otimizar seus ganhos e minimizar perdas.
Endomarketing
É O marketing institucional interno. É composto por um conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno (empregados, revendedores, acionistas etc.). O objetivo do endomarketing é manter profissionais qualificados na empresa, construindo um ambiente de trabalho mais harmonioso para todos os envolvidos.
Benchmarking
É um monitoramento contínuo dos seus negócios em relação à concorrência. Consiste no processo de busca das melhores práticas e que conduzem ao desempenho superior.
Key Performance Indicators (KPIs)
Podemos traduzir como “Indicador-chave de desempenho”. São ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou a performance de um determinado processo. Alguns exemplos de KPIs para um Ecommerce: taxa de conversão, abandono de carrinho, tempo de permanência no site, etc.
Lucro
O que se ganha. O rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica. É tudo o que foi ganho ou recebido a mais do que foi inicialmente investido.
Break-even
O Ponto de Equilíbrio entre as despesas e os custos de uma empresa. Quando os cálculos indicam que a empresa atingiu o ponto de equilíbrio isso significa que os custos e as despesas totais são iguais à receita total, ou seja, a empresa não teve lucro nem prejuízo.
Capital de giro
Significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais. Está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa.
Fluxo de caixa
Refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. Este tipo de monitoramento permite avaliar a disponibilidade de caixa (para o capital de giro) e a liquidez de uma empresa.
Retorno sobre Investimento (ROI)
Também chamado taxa de retorno, taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. A partir deste cálculo é possível saber quais são os investimentos que estão valendo a pena e quais devem ser suprimidos, sobretudo em estratégias de marketing.
Budget
Também conhecido como orçamento ou planejamento estratégico (de um período pré-determinado) que define os objetivos, prioridades e previsões de uma companhia.Muitas pessoas fazem um Budget para metas de curto prazo, tais como férias ou uma previsão de negócios, enquanto outros podem escrever Budgets para gastos de longo prazo e planos de poupança.
Business to Business (B2B)
É a denominação do comércio estabelecido entre empresas (“de empresa para empresa”). Pode também ser definido como troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da internet, para criar e transformar assim as suas relações de negócios.
Business to Commerce (B2C)
Transações que são realizadas entre uma empresa e o consumidor final. A natureza dessa negociação tem como foco principal o consumo.
Plano de ação (5W2H)
Checklist que traça um planejamento estratégico para se atingir as metas de uma empresa. Consideram-se sete questões (5W + 2H):
What: o que é preciso ser feito;
Why: por que esta ação é importante;
Where: onde será executada;
When: até quando (prazo final);
Who: quem desenvolverá essa atividade;
How: como será realizada;
How much: quanto custará (se demandar investimento financeiro).
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