Última atualização em 18 de abril de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Como funciona um ecommerce? Aliás: o que é um ecommerce?
Todos os dias a equipe do Ecommerce de Sucesso escreve sobre marketing digital, vendas, logística, números de mercado… O problema é que, muitas vezes, nos esquecemos de falar sobre o básico.
>> “Como Montar seu Ecommerce do Zero”: Confira a Palestra 100% Gratuita!
O texto de hoje é para quem está chegando agora no mercado e não sabe muito bem como ele funciona. Com este artigo vamos mostrar TUDO sobre ecommerce.
Depois da leitura você vai saber como a engrenagem funciona, quais os melhores mercados, como são feitas as entregas e pagamentos etc.
Preparado? Então vamos lá!
O que é ecommerce?
Assim como a maioria dos termos do mundo dos negócios, “e-commerce” é uma palavra com origem inglesa que significa “Eletronic Commerce” (ou “comércio eletrônico”, em português).
O ecommerce engloba qualquer transação comercial feita via dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e smartphones.
Ecommerce: como funciona?
Com um acesso cada vez mais facilitado à internet, as compras online vêm se tornando uma excelente alternativa para o consumidor em busca de praticidade e preços competitivos.
Uma série de atrativos faz com que o mundo das vendas online represente uma oportunidade para pequenos e médios empresários:
Não é necessário investir tanto dinheiro no começo: já que você não precisa de uma equipe ou de um grande estoque para começar, é possível montar uma operação de vendas com baixo custo inicial (diferentemente do que geralmente acontece com quem está começando uma loja física).
Você não precisa de muitos conhecimentos técnicos: graças às plataformas prontas e serviços cada vez mais intuitivos, começar um ecommerce requer pouco conhecimento técnico. Tudo o que você precisa é entender o básico sobre a internet e se dedicar para aprender cada vez mais (conforme as suas necessidades).
Você pode começar sozinho e de casa: como já dissemos, você não precisa de equipe e nem de um escritório para começar (aqui eliminamos custos com aluguel e funcionários, dois grandes entraves que aumentariam muito os seus custos fixos em outros modelos de negócio).
Você pode vender para todo o Brasil: diferentemente do que acontece com uma loja física no centro da cidade, com o ecommerce você pode vender para consumidores de todo o Brasil. Por aqui o faturamento do comércio eletrônico já ultrapassa a marca de R$50 bilhões/ano.
Sua loja funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana: outra vantagem de uma loja virtual em relação às lojas físicas é o fato de que ela nunca fecha, estando sempre disponível para os clientes interessados em comprar.
O que vender?
Se você se interessou pelo assunto, deve estar refletindo agora sobre quais os mercados que mais fazem sucesso no ecommerce, certo?
Para saber mais sobre isso, recomendamos que leia sobre os 10 maiores mercados do ecommerce no Brasil e sobre as 50 ideias de ecommerce para montar ainda este ano.
Antes de escolher um produto, vale se fazer algumas perguntas:
- Tenho afinidade com esse mercado? Sei ou posso vir a saber tudo sobre ele?
- Os meus produtos podem ter algum problema logístico? (São pesados, grandes, tóxicos ou volumosos?)
- O mercado está saturado? Onde estão as oportunidades?
- Como posso me diferenciar da concorrência?
Também vale a pena estar sempre atento ao relatório Webshoppers, que é produzido pela Ebit e sempre traz dados atualizados sobre o varejo online no Brasil.
Como funcionam os pagamentos online?
Os meios de pagamento online são bastante simples de se entender. Na verdade, a forma mais prática de pagar e receber pela internet é por meios dos chamados intermediadores de pagamento, tais como PagSeguro e Paypal, por exemplo.
Nesse caso, o lojista paga uma comissão sobre suas vendas e os serviços ficam responsáveis por:
- Oferecer diversas formas de pagamento ao consumidor (cartões, boletos etc)
- Reservar a quantia destinada ao lojista em uma determinada conta que fica à disposição do mesmo
- Assumir os riscos por quaisquer fraudes que venham a acontecer
Como funcionam as entregas?
No ecommerce brasileiro, os Correios são os parceiros logísticos oficiais da maioria das lojas virtuais. Nesse caso, o frete pode ficar por conta do lojista ou do consumidor… Cada caso é um caso.
Clique aqui para entender mais sobre como funcionam os fretes no ecommerce.
Comece o seu Ecommerce com um Método 100% Testado e Comprovado!
Se você pensa que precisa de muito para começar, está completamente enganado! Nem mesmo é necessário ter um site… Você pode começar vendendo somente pelo Mercado Livre.
Caso queira saber mais sobre isso, acesse já a palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, que está disponível gratuitamente na internet.
Através dela, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, conta um pouco sobre o seu método comprovado que já estruturou dezenas de lojas virtuais de sucesso no país.
Se interessou? Então acesse o site e garanta a sua vaga para essa apresentação que já foi vista por mais de 10 mil empreendedores! Reserve um tempo ainda hoje, o conteúdo pode sair do ar a qualquer instante.
Restou alguma dúvida? Então deixe o seu comentário abaixo do texto e vamos continuar conversando!