Última atualização em 8 de outubro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Com suas mais de 800 franquias espalhadas por todo o território nacional, o paraibano Arione Diniz é daquelas pessoas que têm histórias incríveis para contar.
Fundador de uma das redes de óticas mais bem sucedidas do Brasil, a Óticas Diniz, o empreendedor faz questão de reforçar o seu apreço pelo atendimento caloroso ao público.
Segundo ele, sempre que possível pede para que os vendedores despeçam-se com abraços e beijos de cada cliente.
O começo de tudo
Assim como muitos jovens que estão apenas dando os primeiros passos na vida profissional, Diniz tinha dificuldades em relação à sua timidez. Além disso, para piorar um pouco a situação, era um adolescente – e vendedor – gago.
Aos 17, quando deixou João Pessoa, foi direto para o Distrito Federal trabalhar na ótica de um familiar. Segundo o que revelou em entrevista à Revista Exame, nessa época escondia-se no laboratório para evitar maiores contatos com os clientes.
O problema foi superado quando, ao perceber as fugas constantes do jovem funcionário, o gerente chamou-o e pediu que ajudasse no atendimento aos consumidores.
Foi assim que, aos poucos, Diniz tomou gosto pela coisa.
O garoto mal sabia, mas algumas décadas depois seria o principal responsável pelo sucesso de uma rede multimilionária de óticas que hoje está entre as mais benquistas do público brasileiro.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
Dificuldades
Analisando tudo aquilo que o empreendedor contou à publicação, a timidez e a gagueira estavam longe de ser os seus principais problemas.
Criado na cidade paraibana de Catolé da Rocha, Arione foi o sexto de 12 irmãos.
Trabalhando na roça, a família inteira fazia uso de um pedaço de terra que, quando não vingava, obrigava a mãe a sair pela vizinhança pedindo por punhados de milho e feijão.
Nos anos 1980, quando uma das filhas finalmente vislumbrou uma oportunidade na capital do estado, não demorou muito até que a família toda tomasse a decisão de ir atrás.
Mas a aventura de Arione pela capital não durou muito, já que ele, como dissemos no começo do texto, logo mudou-se para o DF.
Decolagem como vendedor
Depois de seus primeiros contatos com os clientes na ótica do tio, Arione conta que eles sempre voltavam e faziam questão do seu atendimento meticuloso. Sendo assim, o gerente logo percebeu o seu potencial como vendedor.
Algum tempo depois de ganhar experiência no segmento, Arione Diniz retornou à Paraíba, foi contratado por uma rede maior e não demorou muito até tornar-se o campeão de vendas de toda a João Pessoa.
A empresa o segurou durante 14 anos, mas, no começo dos anos 1990, quando era gerente de uma filial localizada na cidade de Maceió, Diniz recebeu o aviso de que aquela rede de óticas fecharia as portas.
Má notícia? Não para Arione, que havia ganhado um imenso know-how como vendedor e gerente e decidiu utilizar o dinheiro da rescisão para abrir o próprio negócio.
Veja mais: Como planejar e montar um ecommerce de sucesso?
Óticas Diniz
Depois de receber em sua rescisão menos de um quarto de tudo aquilo que tinha direito, Diniz não titubeou em comprar uma loja que estava à venda em São Luis (MA) – naquele momento, o futuro empresário estava morando com sua sogra na capital maranhense.
Para ganhar mercado, Arione conta que facilitava bastante o crédito, deixando que os clientes pagassem em até 10x (algo raro para a época).
Segundo ele, mesmo que muitos dos consumidores não pagassem corretamente, o negócio acabava compensando.
Além disso, foi no começo do empreendimento que surgiram os famosos barzinhos que existem até hoje em todas as filiais da rede: Arione começou servindo sucos de caju e cerveja para os adultos e picolés para as crianças.
No início dos anos 2000, já com mais de 20 lojas e uma situação confortável, o empresário decidiu que aquela seria a hora de ajudar a família.
Dando dinheiro? Não… Fazendo parcerias!
Em primeiro lugar vieram os irmãos: ficou estabelecido que cada um deles abriria uma filial em capitais importantes do país (Arione ajudou cedendo vendedores experientes).
Depois foi a vez dos irmãos da esposa, dos primos, dos sobrinhos e assim por diante.
Segundo o que conta Arione, mesmo com os muitos erros daquelas pessoas que por vezes eram amadoras nos negócios, os empreendimentos estavam indo muito bem e já começavam a se consolidar em suas respectivas regiões.
E foi assim que, de grão em grão, o jovem tímido e gago Arione Diniz conseguiu transformar dificuldades em forças e chegar à segunda década dos anos 2000 tendo construído um dos negócios mais bem sucedidos e reconhecidos do país.
Gostou? Você pode ler a entrevista completa com Arione Diniz no site da Revista Exame.
Conheça o Ecommerce na Prática
Assim como Arione Diniz você também é um(a) apaixonado(a) pelo varejo e sempre desejou ter o seu próprio negócio?
Então chegou a hora de começar a fazer acontecer! Conheça o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo.
Gostou do que viu por aqui? Então deixe seu email na caixa abaixo e receba todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!