Dia dos Pais tem Aumento de 142% na Intenção de Compras Online

Última atualização em 5 de agosto de 2020 por Maria Alice Medeiros

O Dia dos Pais este ano será marcado pelas compras de presentes feitas pela internet. Nem mesmo a recente reabertura de lojas físicas foi o suficiente para inibir os novos hábitos do consumidor e, de acordo com o estudo da Boa Vista Serviços, a intenção de compras online subiu 142% em 2020. 

No período mais restritivo da pandemia, praticamente toda a população esteve impedida de sair às ruas para fazer compras e outras atividades de rotina…

Não foi à toa que as compras online ganharam mais força nesse período, tornando-se parte dos novos hábitos do consumidor e criando o que chamamos hoje de o “novo normal”. 

E, ao que tudo indica, parece que essa mudança de costume realmente veio para ficar…

Mesmo após a recente retomada das lojas físicas, os consumidores estão mais propensos a manterem o novo hábito de comprar online, como vou te explicar em detalhes adiante.

Ao longo deste artigo, vou te esclarecer pontos importantes sobre a volta das atividades do varejo físico e te apresentar dados que comprovam o quanto os consumidores estão preferindo mais as compras online. 

Dia dos Pais

A reabertura de Lojas Físicas 

As medidas restritivas de combate ao novo coronavírus estão mais flexíveis há algumas semanas.

Hoje, já é possível encontrar lojas físicas funcionando novamente – com os devidos cuidados – em ruas, shoppings e outros centros comerciais…

Ainda que uma parcela da população estivesse ansiosa para a retomada da rotina, grande parte ainda não estão seguros para voltar ao “velho normal”.

De acordo com pesquisa feita pela Boa Vista Serviços, 60% dos entrevistados apoiaram a retomada gradual do comércio e serviços…

Contudo, apenas 29%  voltou a ter uma rotina de compras fora de casa, priorizando os seguintes serviços:

  • Supermercados (64%);
  • Restaurantes e Padarias (29%);
  • Compra de roupas e calçados (21%).

Nesse sentido, a pesquisa reforça algo notado desde o início da pandemia: a mudança nos hábitos do consumidor.

E isso não diz respeito só as compras do dia a dia, mas também às datas comemorativas, como veremos a seguir…

Dia dos Pais: Consumidor Prefere as Compras Online

De acordo com a pesquisa da Boa Vista, a intenção de compra para o Dia dos Pais este ano teve um aumento de 142% em comparação ao ano passado. 

O gráfico abaixo mostra bem isso:

Os entrevistados afirmaram que a conjuntura econômica é um ponto de preocupação na hora da compra, mas não o suficiente para impedi-los de ir às compras. Tanto que cerca de 80% das pessoas pretendem gastar a mesma coisa que no ano passado…

Em 2019, o ticket médio girou em torno de R$ 182,00. Já neste ano, o ticket médio geral será em torno de R$ 173, um valor apenas 5% menor quando comparado ao de 2019.

E os setores em destacar em volume de busca são:

  • 45% para Vestuário e Calçados;
  • 7% para Acessórios;
  • 16% para Perfumes e Cosméticos.

Novos Concorrentes no Mercado

As vendas de Dia dos Pais servirão como uma espécie de termômetro sobre o comportamento do consumidor e o poder de adaptação de lojistas. Mas, para quem já estava bem posicionado no digital, também pode significar desconforto…

O alto índice de fechamento de lojas físicas trouxe atenção total para o comércio digital e, consequentemente, novos entrantes. Este, que sempre foi um mercado concorrido, especialmente em períodos comemorativos, agora terá ainda mais empresas de peso em busca da atenção do cliente.

Diante disso, será importante investir em estratégias de diferenciação e ações para capturar o público que já te conhece, principalmente, para não deixá-los comprar na concorrência.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.