Última atualização em 28 de maio de 2020 por Webmaster
Segundo os dados da ABComm, o Ecommerce deve faturar 3,3 bilhões de reais no Dia das Mães em 2019. Saiba como preparar o seu negócio para aproveitar essa oportunidade.
A Pesquisa
O levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o faturamento do Ecommerce nacional no Dia das Mães chegue a 3,3 bilhões em 2019.
Isso significa um crescimento de 16% em relação ao ano passado.
E esses valores são referentes apenas às vendas realizadas entre 15 de abril e 11 de maio, véspera da data comemorativa.
A ABComm também estima que serão realizadas 9,81 milhões de compras online durante o período.
Ainda segundo a entidade, o ticket médio do período deve ser de R$345.
As categorias mais procuradas no Dia das Mães são:
- Moda
- Cosméticos
- Eletrodomésticos
- Flores
- Decoração
Se você atua em um desses segmentos, é uma oportunidade incrível que se apresenta. E mesmo se você não vende nenhum desses itens, é possível aproveitar a data para aumentar seu faturamento.
Como Vender Mais no Dia das Mães
Implemente Mudanças
Uma data especial merece preparativos especiais.
Para aproveitar o Dia das Mães ao máximo, é preciso mudar um pouco a rotina da sua empresa.
Conheça a sua persona
Mapear as personas das mães é de extrema importância já que existem vários perfis de mães diferentes. A mãe que faz esporte, a que lê livros, a que ama tecnologia, maquiagem e por aí vai. Assim, monte uma área para mães personalizadas. Isso pode chamar atenção de quem vai comprar o presente, pois, logo de cara irá se lembrar da própria mãe.
Invista em uma comunicação diferenciada, focada nas mães e, obviamente, nos homens (maridos, filhos, netos…) que provavelmente são os que vão comprar o presente em questão.
Logística antes de tudo
É preciso, também, preparar a sua logística. O aumento de pedidos é algo excelente, mas não conseguir entregar os produtos a tempo dará uma experiência péssima para os seus clientes.
Isso pode acabar trazendo pedidos de reembolso, reclamações e a perda da confiança que o seu público tem no seu negócio.
Não se esqueça de verifique o seu estoque e tenha certeza do seu limite de vendas. Tome cuidado para não vender mais produtos do que já tem para não ter que lidar com clientes frustrados. Além disso, faça negociação com seus fornecedores, que podem te dar produtos para o dia das mães.
Por isso, certifique-se de que está tudo organizado para produzir e entregar os produtos sem maiores imprevistos.
Leia mais: 6 Truques para bombar as vendas de um produto na internet
Use a criatividade para vendas
Por ser o Dia das Mães, também vale a pena que você pense em mimos, personalização e outras formas criativas de tornar as suas ofertas mais atrativas.
O clichê ainda funciona. Frases chamativas, cores rosas… Invista, principalmente se seu público não é tão jovem. Utilize a criatividade para poder também se diferenciar. Faça um brainstorm com sua equipe, converse com mães e filhos, descubra o que cada um pensa. Considere kits, brindes e descontos. Mas faça bem-planejado para não ter prejuízo.
Lembre-se: uma boa atuação nessa data pode te trazer muito dinheiro e ainda garantir clientes fiéis e satisfeitos, dispostos a comprar mais vezes de você.
Use a criatividade para pensar em diferenciais que vão te trazer mais resultados!
Leia mais: Mãe Empreendedora – Hoje Ela Fatura 30 Mil por Mês em Casa
Aula Prática
Esse foi o tema do Webinário Como Vender Mais no Dia das Mães, apresentado pela Diretora de Produtos do Ecommerce na Prática, Babi Tonhela.
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