Cupom de Desconto: vale a pena para a sua loja virtual?

Última atualização em 31 de julho de 2019 por

Quem não gosta de receber um cupom de desconto referente àquele produto que já está “namorando” há algum tempo? Quando o assunto são as compras online, existem muitos aspectos que agradam a maioria de nós enquanto consumidores. Mas e os empreendedores do segmento, como trabalham com a estratégia do cupom de desconto sem levar prejuízo para a casa?

Bem, é isso o que vamos tentar responder no texto de hoje. Fique de olho!

 

Tipos de cupom de desconto que podem ser oferecidos

Antes de iniciar a discussão sobre se vale ou não a pena trabalhar com o famoso cupom de desconto para ecommerce, vamos ver o que pode ser feito em relação ao seu formato:

Porcentagem

O primeiro formato possível para um cupom de desconto é oferecer uma porcentagem de abatimento no valor total da compra. Por ser de fácil configuração, este é o modelo predominante no mercado. Oferecer porcentagens de 10%, 20% ou qualquer outro número que seja viável pode ser uma boa para usuários que cadastraram-se em uma newsletter, por exemplo. Isso seria nada mais que uma recompensa digital em troca de leads.

Além disso, você também pode trabalhar um cupom de desconto desse tipo buscando usuários que abandonaram itens no carrinho. Se eles chegaram até a reta final da compra, talvez estejam interessados de verdade. Um desconto pode motivar o cliente a voltar ao site e concluir a operação.

cupom de desconto

Desconto fixo

Além da porcentagem, você pode trabalhar também com cupom de desconto com valor fixo pré-estabelecido sobre o valor total da compra. Muito utilizado para recompensar os clientes fiéis, o desconto fixo também é uma ótima ideia para servir como um “vale-presente”. Se quiser fazer isso, você tem que garantir que o cupom seja transferível e possa ser enviado a terceiros através do email.

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Frete Grátis

Outra forma inteligente de utilizar o cupom de desconto para Ecommerce é através do oferecimento do frete grátis. Se você tem uma loja virtual, já sabe que os custos com frete podem assustar os clientes e fazer com que você perca vendas.

Por outro lado, você tem que ter certeza que esse tipo de oferta é viável. Na maioria das vezes, não é saudável, financeiramente falando, oferecer frete grátis para todas as regiões e em todas as épocas do ano. Escolha datas comemorativas para fazer isso e, se não quiser liberar a vantagem para o país inteiro, você pode focar somente naquelas regiões que mais compram de você.

cupom de desconto

 

Melhores estratégias para usar o cupom de desconto

Oferecer um cupom de desconto deve ser uma estratégia pensada. Veja alguma sugestões em que essa prática pode trazer excelentes resultados para o seu Ecommerce:

  • Campanhas para atrair novos clientes
  • Ações de remarketing
  • Campanhas para conseguir leads
  • Incentivar o consumo de um item ou categoria
  • Campanhas de lançamento
  • Recompensas por participação em pesquisas
  • Incentivar o consumo em datas comemorativas
  • Fidelização do público (oferecer no aniversário do cliente, por exemplo)

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Como trabalhar com cupom de desconto sem ter prejuízo?

Se estamos refletindo sobre se vale ou não a pena trabalhar com cupom de desconto no Ecommerce, não poderíamos finalizar o texto sem dar algumas dicas para você não sair no prejuízo.

A primeira coisa a ser pensada é: qual categoria de produtos se encaixa em uma promoção com cupom de desconto?

Se a sua margem de lucro for muito baixa ou o produto pouco procurado, por exemplo, pode ser que não valha a pena ter trabalho configurando essa promoção. Procure focar em produtos desejados e que, de alguma forma, dê margem para que você não sangre seu caixa.

O segundo passo é sentar e estruturar todas as pequenas regras que envolverão a promoção. Quantas vezes o cliente pode utilizar o cupom? Qual o valor mínimo da compra para que o cupom seja válido? Por quanto tempo o cupom ficará ativo?

Esta última questão é bastante importante, já que o gatilho mental da urgência costuma ser fundamental para que o cliente não deixe a compra para mais tarde. Agora que você já pensou em todas as questões estratégicas do seu cupom de desconto, basta definir como irá enviá-los aos clientes.

Você pode fazer isso via email marketing, através de uma promoção de compartilhamento no Facebook, em campanhas de remarketing etc. Você é quem saberá definir melhor do que ninguém o que é mais viável para a empresa no momento!

cupom de desconto

 

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