Passo a Passo para Criar Anúncios Incríveis no Mercado Livre

Última atualização em 28 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

Quem trabalha no setor de Ecommerce sabe: é extremamente importante vender em grandes marketplaces como o Mercado Livre. Só que existem muitos fatores para uma empresa ter sucesso na plataforma… E uma delas, com certeza, é saber como criar anúncios incríveis de produtos dentro do Mercado Livre.

Na verdade, quanto melhor for o seu anúncio e o número de cliques que ele receber, melhor será o seu posicionamento…

Para te ajudar nisso, vamos ensinar um passo a passo sobre como construir anúncios incríveis no marketplace! 

Antes disso, é válido você sabe por que é tão importante criar anúncio no Mercado Livre.

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Por que Criar Anúncio no Mercado Livre?

Você sabia que no Mercado Livre são feitas 23 vendas segundos?

Não é à toa que o Mercado Livre é considerada a empresa mais valiosa da América Latina

Diante disso, é de se esperar que diversos empresários queiram vender na plataforma, o que deixa a concorrência ainda mais acirrada…

E como se destacar em meio aos concorrentes? Na hora de criar anúncios no Mercado Livre!

Quanto melhor for o seu anúncio, mais clientes você pode conquistar. E, quando mais clientes, melhor o seu posicionamento no ranking do Mercado Livre… O que te traz ainda mais clientes. É como um ciclo, entende?

Por isso, vamos ao passo a passo sobre como criar anúncios no Mercado Livre?

Fatores Cruciais na Hora de Criar Anúncios no Mercado Livre

1 – Aproveite bem os títulos

Não se engane: o espaço destinado ao título do anúncio do seu produto fará toda a diferença para que ele gere ou não bons resultados.

Assim, ao criar um título, saiba que ele precisa ser claro e conter todas as informações mais relevantes sobre o produto — essa é a hora de acabar com as possíveis objeções: por meio dos detalhes.

Uma boa dica é se colocar no lugar do consumidor e questionar como ele procura pelo o seu produto no Google…

Nesse caso, independentemente de qual seja o seu mercado, opte sempre por incluir no título algumas características como tamanho, cor, estado de conservação e quaisquer outros dados que você julgue serem de interesse da audiência.

2 – O segredo está nas fotos

A foto do seu produto é a primeira coisa que aparece para o cliente que está fazendo uma pesquisa pelo site… 

Então, não dá para fugir: as fotografias são cruciais para a venda de produtos!

E por mais que pareça só mais um detalhe, pense bem: você compraria produtos de um Ecommerce com fotografias com baixa qualidade ou amadoras?

Dito isto, procure caprichar nas imagens, sempre seguindo as regras básicas da boa fotografia:

  • Excelente qualidade (evite a pixelização);
  • Mantenha suas fotos “limpas”, isto é, sem muitos recursos extras como logotipos, bordas, frases etc;
  • Prepare uma boa iluminação, com um fundo branco e evitando os flashes;
  • Fotografe o mesmo produto de diversos ângulos diferentes;
  • Se puder, disponibilize fotos grandes para que o usuário consiga usar o zoom corretamente. Para isso é aconselhável que suas imagens tenham dimensão mínima de 800×600 pixels.

Não tem uma câmera profissional? Sem problemas! Hoje, os smartphones são tão avançados que possuem boas câmeras que podem ajudar muito nessa tarefa…

Outra opção é utilizar uma caixa para tirar fotos, que funciona como um mini-estúdio, que é feita com materiais simples e fáceis de comprar.

3 – Faça uma Descrição Perfeita

Você vai encontrar uma ficha técnica a ser preenchida sobre o seu produto logo após o espaço do título.

É nela que você vai informar todos os dados do seu produto!

Se você vende celulares, por exemplo, dá para escrever o modelo do aparelho, quantidade de memória, pixels da câmera…

Além disso, esse é uma boa oportunidade para ganhar o cliente pela emoção. Além de dar todos os dados necessários, você pode falar sobre o seu negócio…

Explique o porquê de você vender esse determinado produto, fale sobre o propósito da sua empresa….

Assim, você consegue conquistar o cliente, mostrando os valores da sua empresa e até mesmo se diferenciando dos concorrentes no marketplace.

E lembre-se: há também um espaço para você fazer uma outra descrição, fornecendo informações que não precisam ser colocadas na ficha técnica, do tipo: garantia, como o consumidor vai comprar, receber e o que acontece se quiser trocar, devolver etc.

4 –  Lembre-se de Manter uma Boa Reputação

Se você não sabe, é bom ficar por dentro:

O sistema de reputação é representado pelas cores de um “termômetro”, em que cada cor indica um nível de reputação, do pior para o melhor. As cores são as seguintes:

  • Vermelho (pior nível de reputação);
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Verde Escuro (melhor nível de reputação).

Fez uma venda? Qualifique o comprador e peça para que ele faça o mesmo por você!

Recebeu perguntas nos comentários? Responda o mais rápido possível, sempre de forma cordial.

São ações como essas que você consegue construir uma boa reputação e, consequentemente, realizar ainda mais vendas.

5 – Utilize Mercado Envios com frete grátis

O Mercado Envios é uma parceria entre o Mercado Livre e o Correios…

Com ele, todas as suas vendas acima de R$99 têm frete grátis e eles pagam até 50% do custo do envio.

Aliás, um bom ponto para você ficar de olho é que o Mercado Livre fez algumas alterações nas tarifas de fretes gratis. Para saber mais, é só ler esse artigo: Mercado Livre divulga mudanças em tarifas e anúncios. Entenda!

Assim, a vantagem de utilizar o Mercado Envios é que o Mercado Livre tem um filtro exclusivo para produtos que têm frete grátis. Isto é, você consegue ficar com um posicionamento bem melhor nos resultados de busca.

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