Última atualização em 29 de julho de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
De acordo com estudos WebShoppers da consultoria Ebit, o setor de Ecommerce no Brasil está em pleno crescimento. A pesquisa monitorou o mercado nos últimos anos e concluiu que, desde 2016 – quando 48 milhões de pessoas efetivaram compras online – o crescimento continuou vertiginoso mesmo em períodos de crise. A projeção é que, até o final deste ano (2018), pelo menos 60 milhões de brasileiros terão deixado dinheiro no caixa das lojas virtuais.
Compras online em 2016
Segundo o relatório da consultoria Ebit, em 2016, 37,5 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma compra pela internet no Brasil. O montante revelou um aumento de 22% no número de consumidores online em relação ao ano de 2015.
O estudo revela que o mercado de Ecommerce no país faturou R$ 44,4 bilhões em vendas. Naquela época, os smartphones e tablets já demonstravam o alcance que teriam no setor para os próximos anos. Isso porque cerca de 21,5% das compras efetuadas em 2016 foram feitas a partir destes dispositivos móveis.
Compras online em 2017
O ano de 2017 também foi marcante para o mercado de Ecommerce e confirmou as projeções de crescimento. O estudo WebShoppers levantou que 48 milhões de consumidores efeturaram pelo menos uma compra no mercado digital brasileiro. O montante representou um aumento de 15% em relação aos dados computados no ano anterior.
Ainda de acordo com o monitoramento, quase metade das compras online em 2017 foram pagas à vista, representando 49,8% do público. Naquele ano, os smartphones (21,2%) tomaram à frente a categoria de eletrodomésticos (19,3%). Os aparelhos celulares atingiram no término do ano o primeiro lugar no ranking categorias por faturamento.
Ecommerce brasileiro em 2018
De acordo com a projeção dos profissionais do Ebit revelada no relatório, o ano de 2018 chegará ao fim com mais de 60 milhões de consumidores online, ou seja, aproximadamente 5 milhões de compradores a mais do que no ano anterior.
Ainda segundo o documento, cerca de 37% das compras serão feitas pelos smartphones, o que representa um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior, quando 2017 foi encerrado com índice de 27,3%
Agora que você entendeu que o Ecommerce brasileiro está crescendo cada vez mais, chegou a hora de montar o seu negócio! Conheça os cursos disponíveis no Ecommerce da Prática e prepare-se para mudar de vida!