3 Dicas para você competir com as grandes lojas virtuais

Última atualização em 29 de setembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

competir com as grandes lojas virtuais

Competir com as grandes lojas virtuais é um dos grandes medos dos empreendedores que estão pensando em montar um negócio na internet. Afinal, será que é possível criar um ecommerce de materiais esportivos e ganhar a confiança daquele cliente que antes só comprava na Netshoes? Ou passar a vender moda e competir com a Dafiti?

Se você está aqui, muito provavelmente é porque já se fez essa pergunta… E a resposta, naturalmente, é uma só: é completamente possível que pequenos negócios tenham sucesso em um mercado com grandes players — basta navegar pelo nosso blog e você encontrará dezenas de histórias que comprovam isso.

Quer entender melhor o que fazer para aumentar a sua competitividade em relação às grandes lojas virtuais? Então fique com a gente e confira algumas sacadas!

Como competir com as grandes lojas virtuais?

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1 – Seja uma empresa antenada e dinâmica

Enquanto um grande ecommerce pode ter muita burocracia e processos na hora de aprovar ou barrar quaisquer mudanças em suas operações, o mesmo não acontece com empresas menores e mais organizadas.

Pense, por exemplo, que você é dono de um ecommerce de moda infantil e um novo desenho é sucesso absoluto entre as crianças. Sabendo disso, uma reação inteligente seria contatar fornecedores ou até mesmo fabricantes para passar a produzir peças exclusivas com estampas do desenho… Afinal, é quase certo que a demanda deve subir.

Por outro lado, grandes ecommerces não conseguem ser tão ágeis e flexíveis na hora de implementar mudanças no portfólio, e essa é uma clara desvantagem comercial.

A mesma lógica vale para os testes. Com uma operação enxuta, fica mais fácil realizar diversos testes diariamente, colher os resultados e, dessa maneira, entender exatamente o que funciona ou não dentro do seu mercado.

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2 – Faça o cliente se sentir especial

Na hora de competir com as grandes lojas virtuais, você também precisa se lembrar que, apesar de o atendimento ser algo muito valorizado pelo cliente, a maioria dos grandes players simplesmente não conseguem fazer isso bem feito.

Por isso, tire vantagem dessa falha da concorrência e forneça um atendimento de excelência, fazendo com que todos os consumidores sintam-se ouvidos pela marca.

Um bom atendimento é aquele que:

  • Age de forma rápida, simpática e proativa
  • Está interessado, sobretudo, em resolver o problema do cliente
  • É prestado em diversos canais (email, chat, WhatsApp etc)
  • Mima o cliente com dicas de usabilidade, descontos etc.

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3 – Não entre em guerra de preços… Crie diferenciais!

Apesar de não ser recomendado estabelecer preços muito acima da concorrência, o ideal é que você também não entre em uma guerra de preços. Em vez disso, entenda o que importa para a sua clientela e invista sua energia em desenvolver esses fatores, criando diferenciais úteis para a marca.

Depois disso, esteja sempre evidenciando seus pontos fortes e comunicando os diferenciais aos clientes. Essa talvez seja uma das melhores estratégias para aumentar as vendas e gerar recorrência.

Se quiser, leia mais algumas dicas sobre como criar bons diferenciais no ecommerce.

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Se você gostou de aprender mais sobre como competir com as grandes lojas virtuais, não perca a chance de dar o play no vídeo abaixo! Nele, o especialista Bruno de Oliveira fala um pouco mais sobre o assunto:

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