Última atualização em 26 de julho de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Quando falamos sobre como vender na internet, existe muita gente interessada no assunto. Com a democratização da rede mundial de computadores, só no Brasil ela já é acessada por mais de 100 milhões de pessoas.
Porém, mesmo que muita gente esteja apostando no comércio eletrônico para vender seus produtos e serviços, não é todo mundo que prospera.
O mercado funciona da seguinte forma: quanto mais informação qualificada você tem, mais você evita erros simples e mais rápido consegue tornar-se relevante em seu mercado.
Como vender na internet?
Pensando nisso, a equipe do Ecommerce de Sucesso preparou um pequeno guia com 5 dicas simples que vão melhorar a sua relação com o comércio eletrônico.
Se você já vende pela internet e ainda não pratica algum desses “mandamentos”, está aí a oportunidade para se aprimorar.
Confira!
1 – Seja um apaixonado por logística
Tudo bem, nós sabemos: logística nem é um tema tão legal assim. Por outro lado, uma coisa é indiscutível: o processo logístico é um dos mais importantes do seu ecommerce.
Por não existir contato físico entre você e o cliente, é preciso investir em uma excelente experiência de compra. Para isso, é muito relevante que os prazos acordados sejam cumpridos e que seus produtos cheguem impecavelmente embalados até o consumidor.
2 – Teste diferentes anúncios
Se estamos falando sobre como vender na internet, dizer que um ecommerce deve anunciar é quase um pleonasmo, certo? Então decidimos dar uma dica um pouco mais específica.
Google Adwords, Facebook Ads, parcerias… Existem diversas maneiras de trabalhar o seu marketing digital. Teste todas elas e descubra qual oferece o maior ROI (retorno sobre o investimento) para o seu empreendimento.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
3 – Tenha um site responsivo
O mobile é o presente. Se você olhar para qualquer pesquisa séria do mercado de marketing digital, verá que os dispositivos móveis estão tornando-se mais relevantes em uma velocidade absurda e já se mostram fundamentais dentro do contexto do ecommerce.
Portanto, tenha um site preparado para receber aqueles usuários que praticamente já aposentaram seus notebooks.
4 – Não desista do SEO
Atualmente os buscadores são utilizados por bilhões de pessoas ao redor do mundo para procurar por produtos e serviços dos quais estão precisando.
Portanto, investir em SEO (Search Engine Optimization) e estar bem posicionado em mecanismos de pesquisa certamente representará uma grande vantagem para a sua loja virtual.
Só tem um problema: ao trabalhar o SEO, você perceberá que é um investimento a longo prazo, pois os usuários não chegarão imediatamente.
O mais importante é que você não desista e entenda que os frutos serão colhidos futuramente.
Se quiser ler um pouco mais sobre SEO para ecommerce, você pode acessar o nosso Checklist de SEO para ecommerce.
Veja mais: Como montar um ecommerce de sucesso
5 – Tenha um excelente atendimento
Oferecer um canal eficiente de atendimento pode impactar diretamente em seu faturamento no final do mês.
Sempre que um cliente tiver uma dúvida sobre seus produtos, é preciso ter alguém para ajudá-lo. Caso contrário ele não pensará duas vezes antes de procurar a concorrência!
Se você ainda não entendeu por quais motivos um atendimento de excelência é tão importante no ecommerce, sugerimos que dê uma olhada no livro “Marketing 3.0”, de Philip Kotler.
Inscreva-se na 2ª Semana do Ecommerce
Agora que você já aprendeu os 5 princípios básicos de como vender na internet, talvez se sinta um pouco mais preparado para abrir a sua loja virtual. Se esse for o caso, temos um convite a fazer!
De 29 de agosto a 12 de setembro de 2016 acontecerá a 2ª Semana do Ecommerce. O evento é gratuito, 100% online e será ministrado por Bruno de Oliveira, expert em ecommerce com mais de 15 anos de experiência nesse segmento.
Ficou curioso? Então acesse já a página oficial do evento, inscreva-se e venha entender tudo sobre o mundo dos ecommerces!