Como vender mais no Dia das Mães? Preparando a sua loja virtual

Última atualização em 27 de abril de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

como vender mais no dia das mães

Ao tornar-se um lojista, seja do varejo físico ou online, é importantíssimo estar atento aos feriados e datas comemorativas que tenham a ver com o seu negócio.

O Dia das Mães, por exemplo, é uma data que atrai muitas vendas extras. Se você se planejar, pode acabar utilizando esse feriado para multiplicar o seu faturamento — em 2016, segundo a Ebit, o dia foi responsável por movimentar R$1,62 bilhão somente no ecommerce (mais de 4 milhões de pedidos realizados).

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Como em 2017 a data será comemorada no dia 14 de maio, você ainda tem alguns dias para deixar o seu ecommerce afinado para as vendas… Então vamos às dicas!

Como vender mais no Dia das Mães? 6 Dicas para sair na frente da concorrência

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1 – Atenção especial para os produtos especiais

Ao olhar para os seus produtos, provavelmente ficará bem claro que alguns deles servem melhor para a data do que outros…

Sendo assim, a partir de agora você dará uma atenção especial a esses itens na hora de:

  • Pensar as próximas campanhas de marketing
  • Organizar a página inicial do site
  • Produzir os posts das redes sociais
  • Montar kits/combos para o feriado

 

Também vale conferir a lista de produtos mais vendidos e perguntar-se sobre quais deles servem como bons presentes para as mães de todo o Brasil.

2 – Seja mais ágil que a concorrência

Por mais que a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) afirme que as buscas pelos presentes de Dia das Mães já começam a ser feitas no fim de abril, grande parte dos filhos deixa a questão para a última hora.

Sendo assim, vale a pena traçar estratégias mais eficientes de entrega e, dessa forma, garantir prazos mais rápidos que os da concorrência.

Para isso, você pode procurar por empresas de motofrete*, aplicativos como o 99 Taxi ou mesmo estudar algo diferente dentro da própria parceria com os Correios.

* No caso das motos, é claro que a questão da entrega mais rápida ficará limitada à sua região… Mesmo assim sempre vale a pena avaliar as possibilidades.

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3 – Atendimento multicanal

Mesmo que o seu público atual esteja acostumado com uma determinada forma de atendimento, ofereça diversas outras durante essa data comemorativa.

WhatsApp, Facebook, telefone, email, Skype… Tudo é válido para facilitar o contato dos consumidores com a sua marca — lembre-se de que um atendimento de primeira é um fator fundamental para passar mais segurança ao cliente.

4 – Prepare um FAQ (Formulário de perguntas frequentes)

Para evitar perder muito tempo respondendo emails com dúvidas repetitivas, estruture um super FAQ (Frequently Asked Questions), aquele formulário com as “perguntas frequentes” dos clientes.

Nesse caso, é interessante focar somente naquilo que realmente importa: esclarecimento de condições promocionais, funcionamento de troca e devolução, prazos de envio etc.

5 – Invista em marketing

E se você está se perguntando sobre como vender mais no Dia das Mães, saiba que de nada vai adiantar estruturar todo o seu site se, no final, nenhum cliente for atraído até ele.

Ou seja: não tenha medo de investir em marketing. Como a própria afirmação diz, isso precisa ser encarado como um investimento, e não um custo.

Importante: lembre-se de que as campanhas precisam ser direcionadas para os filhos e outros familiares (não para as mães em si). Parece óbvio, mas muitos lojistas ainda se perdem nessa lógica.

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6 – Aproveite a data para um check-up geral

Por fim, já que você vai parar para aprimorar alguns aspectos da sua loja virtual, o melhor a se fazer é aproveitar para implementar todas as modificações necessárias.

Aquelas fotos que não estão tão boas, as descrições que precisam ser melhoradas, os menus que precisam de uma reorganização… Enfim, faça um checklist com todas essas pequenas coisas e garanta uma reotimização total do site.

***

Gostou das nossas dicas sobre como vender mais no Dia das Mães?

Se você quiser continuar aprendendo muito sobre o assunto, basta dar o play no vídeo abaixo! Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco sobre como utilizar os comparadores de preço:

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