Como usar marketing social no seu E-commerce

Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Sua marca se posiciona sobre questões mais sérias, como política, meio ambiente ou questões sociais? Se a resposta for não e a sua persona for engajada em algum desses assuntos,você está perdendo uma ótima oportunidade de se conectar mais com ela. Isso é marketing social. Confira mais detalhes sobre essa estratégia e como aplicá-la no seu Ecommerce.

O que é marketing social

Marketing social são ações de marketing voltados para questões sociais e ambientais, ao invés de focar apenas em vendas. Dessa forma, a imagem da empresa se torna mais positiva para a persona e marca passa a ter uma personalidade própria.

Hoje, os consumidores estão cada vez mais ligados e preocupados com questões sociais. Consequentemente, as marcas estão também se posicionando em relação aos problemas que lidamos na sociedade. Assim, elas conseguem gerar uma maior identificação com sua audiência e com seus propósitos.

Segundo a pesquisa Edelman Brande 2018, os brasileiros são consumidores altamente engajados e buscam marcas que se relacionam com seus valores. 69% dos entrevistados afirmaram comprar ou boicotar marcas dependendo das suas posições nas causas sociais. 

Isso comprova a importância do marketing social para se conectar com a sua persona e não deixá-la ir embora.

Aqui, vou explicar como que o marketing social pode ajudar os lojistas a ficarem mais próximos da sua audiência.

Como aplicar o marketing social no seu E-commerce

1 – Entenda qual questão a sua persona apoia

Antes de se posicionar sobre qualquer assunto, é extremamente importante entender como a sua persona se sente sobre isso. Se ela for uma pessoa que se preocupa com os animais, por exemplo, ter um produto testado em animais vai afastá-la.

Por isso, antes de qualquer coisa, tome cuidado e entenda quais questões a sua persona apoia. Para entender melhor a sua persona, confira o nosso artigo 7 Dicas para Definir a sua Persona.

2 – Seja honesto

Se for complicado para você apoiar as mesmas questões sociais e ambientais que a sua persona, não force a barra, porque uma hora será visível.

Já falamos aqui no blog sobre o caso da Loja 3, no Rio de Janeiro. Para quem não lembra, saiu no jornal UOL uma reportagem sobre como os funcionários da empresa eram mal tratados. A loja, que era um verdadeiro sucesso no E-commerce, foi acusada de racismo, gordofobia, homofobia e assédio moral por ex-funcionários da empresa.

O problema é que 2 dias antes da matéria sair, ela estava subindo uma campanha em todas as redes sociais apoiando a diversidade cultural… Não deu outra. O resultado foi um grande boicote a Loja 3, com comentários indignados da audiência na página do Instagram, perda de seguidores e, claro, queda nas vendas.

Por isso, preocupe-se honestamente com as questões que defende. As pessoas percebem quando o posicionamento é real ou quando é só fachada para conseguir clientes.

3 – Apoie as instituições

Uma maneira de iniciar no mundo do marketing social de forma simples é por meio de ajuda a instituições que se identifiquem com a sua marca. 

Por exemplo, se você tem um E-commerce que vende acessórios para pet, pode ajudar de alguma forma ONGs e Instituições que cuidam de animais abandonados. 

Aliás, você mesmo pode se aliar à ONG e ajudar na organização das feiras de adoção. Convide os clientes e motive eles a contribuírem na feira. Eles podem te conhecer melhor e assim, além de se mostrar presente, também gera credibilidade para a marca.

Fazer doações ainda não chega a ser exatamente uma estratégia de marketing social, mas a filantropia empresarial é um primeiro passo para quem ainda nunca trabalhou desta forma.

4 – Posicionamento em relação a questões em evidência

Seja por redes sociais ou email marketing, você pode expor suas opiniões quando alguma notícia sobre um assunto ganhar as manchetes.

Se alguma novidade relacionada a questões LGBTQ+ ganharem espaço na mídia e a sua marca apoia essa causa, se posicione. 

Muitas pessoas acreditam que esse tipo de ação espanta consumidores, porém, como foi dito anteriormente, se a sua persona está engajada, não tem problema. Além disso, lembre-se de que quem tenta agradar a todos acaba não vendendo para ninguém.

5 – Preste atenção às ações

Tome cuidado com contradições. Não adianta dizer que sua marca apoia a redução do plástico para ajudar o meio ambiente, mas suas embalagens serem deste material. Tudo o que diz respeito à sua empresa deve estar em concordância com o que você diz que é!

Tenha um E-commerce de sucesso

O marketing social é uma das melhores maneiras para se destacar da concorrência e conquistar a confiança da sua persona. Além disso, apoiar as causas sociais e ambientais ajuda o mundo a ser um lugar melhor sem ter que abrir mão da essência do seu trabalho!

Um cliente que acredita na marca se torna um verdadeiro fã, retornando e recomendando-a para outras pessoas.

Seu E-commerce vai passar a vender mais e ainda vai contribuir para a sociedade.

Porém, tome cuidado com as outras áreas do seu negócio, como gestão, estoque, planejamento… o marketing social é importante, mas ele só vai funcionar se o seu E-commerce tiver bem estruturado.

Para fazer isso, confira a aula online e gratuita do Bruno de Oliveira, o maior especialista de E-commerce do país.

Para saber mais como ter um negócio de sucesso, confira a aula do Bruno aqui:

[button_2 color=”green” align=”center” href=”https://clkdmg.site/lead/8daf6d42-3b42-490d-9165-fa7e2d4aa1cd” new_window=”Y”]QUERO ASSISTIR À AULA ONLINE[/button_2]

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.