Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Sua marca se posiciona sobre questões mais sérias, como política, meio ambiente ou questões sociais? Se a resposta for não e a sua persona for engajada em algum desses assuntos,você está perdendo uma ótima oportunidade de se conectar mais com ela. Isso é marketing social. Confira mais detalhes sobre essa estratégia e como aplicá-la no seu Ecommerce.
O que é marketing social
Marketing social são ações de marketing voltados para questões sociais e ambientais, ao invés de focar apenas em vendas. Dessa forma, a imagem da empresa se torna mais positiva para a persona e marca passa a ter uma personalidade própria.
Hoje, os consumidores estão cada vez mais ligados e preocupados com questões sociais. Consequentemente, as marcas estão também se posicionando em relação aos problemas que lidamos na sociedade. Assim, elas conseguem gerar uma maior identificação com sua audiência e com seus propósitos.
Segundo a pesquisa Edelman Brande 2018, os brasileiros são consumidores altamente engajados e buscam marcas que se relacionam com seus valores. 69% dos entrevistados afirmaram comprar ou boicotar marcas dependendo das suas posições nas causas sociais.
Isso comprova a importância do marketing social para se conectar com a sua persona e não deixá-la ir embora.
Aqui, vou explicar como que o marketing social pode ajudar os lojistas a ficarem mais próximos da sua audiência.
Como aplicar o marketing social no seu E-commerce
1 – Entenda qual questão a sua persona apoia
Antes de se posicionar sobre qualquer assunto, é extremamente importante entender como a sua persona se sente sobre isso. Se ela for uma pessoa que se preocupa com os animais, por exemplo, ter um produto testado em animais vai afastá-la.
Por isso, antes de qualquer coisa, tome cuidado e entenda quais questões a sua persona apoia. Para entender melhor a sua persona, confira o nosso artigo 7 Dicas para Definir a sua Persona.
2 – Seja honesto
Se for complicado para você apoiar as mesmas questões sociais e ambientais que a sua persona, não force a barra, porque uma hora será visível.
Já falamos aqui no blog sobre o caso da Loja 3, no Rio de Janeiro. Para quem não lembra, saiu no jornal UOL uma reportagem sobre como os funcionários da empresa eram mal tratados. A loja, que era um verdadeiro sucesso no E-commerce, foi acusada de racismo, gordofobia, homofobia e assédio moral por ex-funcionários da empresa.
O problema é que 2 dias antes da matéria sair, ela estava subindo uma campanha em todas as redes sociais apoiando a diversidade cultural… Não deu outra. O resultado foi um grande boicote a Loja 3, com comentários indignados da audiência na página do Instagram, perda de seguidores e, claro, queda nas vendas.
Por isso, preocupe-se honestamente com as questões que defende. As pessoas percebem quando o posicionamento é real ou quando é só fachada para conseguir clientes.
3 – Apoie as instituições
Uma maneira de iniciar no mundo do marketing social de forma simples é por meio de ajuda a instituições que se identifiquem com a sua marca.
Por exemplo, se você tem um E-commerce que vende acessórios para pet, pode ajudar de alguma forma ONGs e Instituições que cuidam de animais abandonados.
Aliás, você mesmo pode se aliar à ONG e ajudar na organização das feiras de adoção. Convide os clientes e motive eles a contribuírem na feira. Eles podem te conhecer melhor e assim, além de se mostrar presente, também gera credibilidade para a marca.
Fazer doações ainda não chega a ser exatamente uma estratégia de marketing social, mas a filantropia empresarial é um primeiro passo para quem ainda nunca trabalhou desta forma.
4 – Posicionamento em relação a questões em evidência
Seja por redes sociais ou email marketing, você pode expor suas opiniões quando alguma notícia sobre um assunto ganhar as manchetes.
Se alguma novidade relacionada a questões LGBTQ+ ganharem espaço na mídia e a sua marca apoia essa causa, se posicione.
Muitas pessoas acreditam que esse tipo de ação espanta consumidores, porém, como foi dito anteriormente, se a sua persona está engajada, não tem problema. Além disso, lembre-se de que quem tenta agradar a todos acaba não vendendo para ninguém.
5 – Preste atenção às ações
Tome cuidado com contradições. Não adianta dizer que sua marca apoia a redução do plástico para ajudar o meio ambiente, mas suas embalagens serem deste material. Tudo o que diz respeito à sua empresa deve estar em concordância com o que você diz que é!
Tenha um E-commerce de sucesso
O marketing social é uma das melhores maneiras para se destacar da concorrência e conquistar a confiança da sua persona. Além disso, apoiar as causas sociais e ambientais ajuda o mundo a ser um lugar melhor sem ter que abrir mão da essência do seu trabalho!
Um cliente que acredita na marca se torna um verdadeiro fã, retornando e recomendando-a para outras pessoas.
Seu E-commerce vai passar a vender mais e ainda vai contribuir para a sociedade.
Porém, tome cuidado com as outras áreas do seu negócio, como gestão, estoque, planejamento… o marketing social é importante, mas ele só vai funcionar se o seu E-commerce tiver bem estruturado.
Para fazer isso, confira a aula online e gratuita do Bruno de Oliveira, o maior especialista de E-commerce do país.
Para saber mais como ter um negócio de sucesso, confira a aula do Bruno aqui:
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