Última atualização em 23 de setembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você trabalha vendendo moda praia, ovos de páscoa ou repelentes, certamente já enfrentou algum desafio em relação à sazonalidade dos produtos. Se em um período do ano o estoque fica zerado, em outro ele fica às moscas. É uma verdadeira montanha-russa.
Caso tenha se identificado com as palavras acima, vamos tentar, com o texto de hoje, dar algumas dicas práticas para facilitar a sua vida. Fique com a gente até o final!
Como lidar com produtos sazonais?
1 – Incentive as compras fora de época
Parece loucura dizer que muitas pessoas estariam interessadas em comprar um biquíni no inverno?!
Pois é, isso pode acontecer se você trabalhar os incentivos corretos. É claro que ninguém acorda em uma manhã muito fria pensando em comprar roupas de praia, mas, ao deparar-se com um anúncio “Economize até 60% comprando moda praia fora de época!” as coisas certamente seriam diferentes.
Uma lei básica da economia, inclusive, diz exatamente isso: forneça incentivos e as pessoas reagirão a eles.
Outra forma de incentivar os consumidores a comprar produtos sazonais mesmo fora de época é montando combos. Um protetor solar está vendendo muito e o repelente não sai da prateleira?
Monte um kit com protetor solar + repelente + alguns cremes e forneça um bom desconto para que o cliente leve o combo inteiro para a casa. Essa é uma estratégia e tanto!
2 – Os melhores meses precisam valer a pena
Se você sabe que aqueles 2 ou 3 meses representam o período ideal de vendas para o seu negócio, invista em um forte planejamento para fazer cada dia valer a pena.
É preciso ter senso de urgência para entender que, como o movimento é mais fraco no restante do ano, o caixa da empresa precisa ser muito bem abastecido para não sofrer depois. Não perca tempo: trabalhe duro e comemore cada venda do período de bonança.
3 – Pense fora da caixa
Não é porque falaram que biquínis, sungas e cangas vendem somente no verão que você precisa abraçar isso como uma verdade absoluta. Que tal pensar fora da caixa para superar a concorrência?
Enquanto os outros empreendedores do segmento esperam sentados pelo próximo verão, você pode trabalhar para alcançar, no Facebook, pessoas com viagem marcada para lugares quentes fora do Brasil. Simples, não?
A mesma lógica serve para um ecommerce especializado em moda outono/inverno. Uma estratégia que pode funcionar o ano todo é focar em moradores da região sul ou em turistas com viagem marcada para regiões frias.
4 – Inclua mais produtos em seu portfólio
Se você vende somente produtos sazonais e está enfrentando problemas por conta disso, talvez seja a hora de aumentar o portfólio do negócio.
É claro que não é recomendável ser radical, passando a vender smartphones em uma loja virtual que sempre foi de suplementos alimentares… Não é isso que estamos propondo.
Por outro lado, se você vende ovos de páscoa, por exemplo, é completamente coerente passar a fazer mais doces e até salgadinhos no restante do ano. O mesmo acontece com um ecommerce de moda praia que passa também a vender roupas fitness — produtos que têm saída o ano inteiro.
5 – Tire vantagem da sazonalidade
Por fim, lembre-se que a sazonalidade não afeta só você, mas também os fornecedores. Afinal, se o cliente para de comprar, os lojistas diminuem os seus pedidos.
Dessa forma, não é preciso pensar demais para entender que, quando a demanda é baixa, os fornecedores ficam mais dispostos a negociar descontos. Faça os cálculos e veja se, no contexto atual do negócio, não vale a pena formar pelo menos uma parte do seu estoque com pedidos fora de época.
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