Última atualização em 6 de agosto de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Como ser um bom líder? Se atualmente você se encontra em uma posição de gerência, esta com certeza é uma pergunta que anda se fazendo todos os dias.
Exercer a liderança não é fácil. Isso porque, ao lidar com pessoas, é bastante comum que alguns sentimentos sejam feridos e alguém acabe se revoltando por diferentes motivos. É óbvio: trabalhar na gestão de uma equipe é sinônimo de não poder agradar todo mundo.
Mas então como contornar a situação?
Bem, alguns chefes, mesmo sendo duros quando é preciso, ainda mantêm o respeito e a admiração de toda a equipe. Buscamos reunir 5 características desses líderes e colocamos tudo neste texto. Confira!
Como ser um bom líder: veja 5 insights
Confira 5 sacadas rápidas que vão te levar de “chefe” a “líder”:
1 – Tenha empatia
O ser humano é movido, basicamente, pela busca do prazer. Mesmo que de maneira inconsciente, isso nos traz total inclinação ao egoísmo – o que muitas vezes é péssimo para os negócios.
Se você está procurando saber como ser um bom líder, busque trabalhar sua empatia. Ouça sua equipe, coloque-se no lugar de cada um e entenda quais são suas dores.
É só através da empatia que você conseguirá criar conexões verdadeiras.
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2 – Delegue funções
Você já deixou de delegar tarefas por sentir que um funcionário não faria aquilo tão bem quanto você? Pois é, talvez não tenha sido uma decisão tão sábia.
Ao delegar funções, você automaticamente demonstra que confia na sua equipe. Isso motiva as pessoas que fazem parte desse grupo e faz com que elas tenham cada vez mais vontade de ajudar.
3 – Errou? Admita!
A dica número 3 sobre como ser um bom líder não serve somente para chefes ou funcionários em posição de autoridade.
Se você cometeu um erro, admita e siga em frente. O que não pode acontecer é persistir no erro e continuar a prejudicar sua imagem ou a de toda a sua equipe.
4 – Não chame muita atenção
Enquanto estiver trabalhando, é imprescindível que você mantenha os pés no chão, arregace as mangas e sue como todo mundo ao redor.
Além disso, fique sempre alerta para qualquer atitude sua que pareça esnobe demais. Ao primeiro sinal de que você está se gabando, sua equipe certamente passará a respeitá-lo cada vez menos.
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5 – Ajude os outros
Por último, o mais importante: esteja sempre buscando ajudar as pessoas que compõem a sua equipe.
Nesse momento é importante lembrar que você está lidando com seres humanos – e eles não servem apenas para bater metas e ajudá-lo a alcançar um bônus mais polpudo ao final do mês.
Preocupe-se com seus sonhos, planos de carreira, capacitação etc.
Mostre-se interessado no crescimento pessoal e profissional de cada um e você terá uma surpresa ao perceber como será recompensado pela dedicação da maioria dos integrantes da equipe!
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