Última atualização em 14 de setembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
Já imaginou como seria se tudo o que você comprasse online chegasse no mesmo dia? Com o sistema de Delivery, isso é possível. Entenda como ele vai revolucionar todo o sistema de entregas do Ecommerce e ser um diferencial entre eles.
Delivery no Ecommerce
Sabe quando você pede uma comida, seja ligando para o restaurante ou pelo iFood, e recebe em questão de horas? Isso é Delivery.
É quando você faz uma compra online e recebe o seu produto em apenas algumas horas.
Hoje já estamos sendo impactados por diversos negócios de Delivery: iFood, Rappi, UberEats e inúmeras Startups com essa proposta.
Tudo começou com entrega de comidas, mas, hoje, muitas empresas estão aplicando delivery de qualquer coisa.
Pense só:
Se você está em um evento e, por exemplo, a sua meia calça rasga… Com poucos cliques, você consegue que um novo par desse mesmo produto chegue a você para que continue curtindo a sua noite.
Ou se, no meio da sua festa, as bebidas e o gelo acabam e não tem ninguém para ir comprar. Através dos aplicativos de Delivery, tudo chega a você em questão de minutos.
Já no Ecommerce, seu produto pode levar dias para chegar na sua casa, não é mesmo? E essa é uma das principais objeções das pessoas que ainda não compram online.
Às vezes as pessoas simplesmente não podem esperar uma semana para receber um produto em casa.
Elas precisam do produto agora. E o Delivery que vai resolver isso.
Veja como fazer isso:
Como aplicar o Delivery no Ecommerce
Aplicar o Delivery no seu Ecommerce significa realizar algumas mudanças na logística e gestão do seu negócio. Confira aqui quais são elas:
1 – Logística de envio
Por ser uma estratégia focada em rápida entrega, certamente a sua logística de envio precisa ser repensada.
Antes de tudo, você precisa ter em mente que o seu sistema Delivery só pode funcionar para clientes localizados até um raio de distancia determinado por você.
Portanto, não adianta querer fazer delivery em uma cidade diferente – a não ser que você tenha um centro de distribuição no local.
Com isso em mente, vou te mostrar 2 aspectos que não podem ser ignorados na sua logística de envio ágil:
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Tamanho do veículo:
No Ecommerce, o costume é ter contrato com os Correios ou com outras transportadoras na hora da entrega. O problema é que dificilmente essas empresas conseguem fazer entrega na mesma hora, a não ser que seja especializada nisso.
Quando falamos sobre Delivery, a ideia é chegar o mais rápido possível ao cliente. Para fazer isso, a empresa deve contar com veículos menores: motos, vans e, em locais muito próximos, até bicicletas.
Como o trânsito pode ser bem intenso na cidade, qualquer outro veículo pode ser um problema.
Imagine só no centro de São Paulo, em horário de pico, uma entrega feita com carro… Ela dificilmente levará menos de 2 horas.
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Distância e Tempo de Entrega
Para ter um sistema que funcione bem, você deve conversar com os motoboys ou empresa contratada a fim de entender em qual raio conseguem entregar e em quanto tempo. Assim, você poderá ter em mente quantas entregas delivery pode fazer por dia e quantas pessoa precisará ter disponível caso esse volume aumente.
2 – Preste atenção ao Estoque
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Controle dos Produtos
A gestão do estoque do Delivery não pode ser negligenciada de forma alguma, do contrário você pode achar que tem um produto que, na verdade, já foi vendido.
Isso pode gerar uma grande dor de cabeça e insatisfação não só em você, como no cliente, afetando a percepção sobre o seu Negócio. E clientes infelizes dificilmente voltam a comprar…
Quando se trabalha com um sistema ágil, seu controle precisa acompanhar para que tudo funcione bem.
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Tamanho do estoque
Muitas pessoas acreditam que o sistema delivery faz com que o tamanho do estoque possa ser reduzido. Isso porque, como os produtos estão em constante rotatividade, a armazenagem é mais rápida.
Porém, essa ideia pode acabar te prejudicando.
Tenha atenção para não acabar deixando o estoque vazio. Ao mesmo tempo em que o estoque está girando, você precisa trazer mais produtos para repor e não deixar faltar. Do contrário, vai chegar a hora em que não terá nada para vender.
A gestão do estoque está associada ao volume de produtos que entram e saem. Se você sabe que a rotatividade de um produto é alta, precisa entender qual o mínimo que deve ter em estoque para que não falte até a próxima leva ser entregue pelo fornecedor.
3 – Agilidade no atendimento
Delivery é sobre rapidez e o atendimento não poderia ser diferente.
Entre a compra do cliente e a entrega, você tem algumas horas para se dedicar a esse consumidor e transformar essa compra na melhor experiência possível.
Avise quando o seu pedido sair para entrega, quanto tempo ele deve chegar, deixe o chat disponível para dúvidas ou cancelamentos…
E, claro, responda sempre o seu cliente com muito respeito e com o objetivo de resolver todos os problemas dele.
Por ser tudo muito rápido, a sua resposta também precisa ser ágil. Se você demorar para responder, provavelmente o consumidor já vai ter recebido a entrega antes de sanar a própria dúvida. Ou, pior, ele vai querer cancelar o pedido.
Por isso, seja sempre rápido nas suas respostas com o cliente.
Diferencie-se da Concorrência
Aplicar o Delivery no seu Ecommerce certamente vai fazer com que você se diferencie da concorrência.
Enquanto outros vão levar dias e até semanas para entregar os produtos aos seus clientes, quem comprar da sua loja recebe no mesmo dia.
Isso é um sonho tanto para quem compra tanto para quem vende.
O Delivery é, sem dúvidas, uma excelente estratégias de negócio.
Mas não é só de logística ágil que sobrevive um negócio.
Do que adianta entregar produtos rápido se o seu sistema de gestão não funciona, se sua precificação está errada e se suas estratégias de marketing não impactam as pessoas corretas?
Nada. Não adianta nada.
Por isso, o Bruno de Oliveira, especialista com mais de 18 anos de experiência em Ecommerce e Varejo Físico, gravou uma aula gratuita para você.
Nesta aula, ele apresenta dicas e insights importantes para construção e impulsão de um negócio digital.
É hora de fazer do seu Ecommerce uma Máquina de Vendas.
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