Última atualização em 28 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
O mercado de pet shop no Brasil é muito grande, um dos maiores no mundo.
Afinal, de acordo com a Abinpet(Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil têm a 4ª maior população de pets do mundo. São cerca de 134,2 milhões de entre cães, gatos, aves, peixes e etc.
O faturamento do mercado vai melhorando a cada ano. Para se ter uma ideia, ainda segundo a Abinpet em 2015 o mercado pet brasileiro alcançou R$ 18 bilhões de faturamento. As áreas que vem recebendo mais investimentos no ramo foram alimentação e cuidados.
Apesar de o mercado estar tão animador, sua participação no ecommerce ainda é muito pequena.
O que possibilita uma ótima chance para quem busca abrir seu ecommerce ou criar a versão online do seu negócio físico.
E aí, se animou para saber como montar uma loja virtual de pet shop?
Continue lendo para ver algumas dicas para começar a tirar sua empresa de pet shop do papel.
Planejamento, modelo de negócios, o primeiro passo de como montar uma loja virtual de pet shop
A primeira tarefa para você que quer saber como montar uma loja virtual de pet shop é se planejar corretamente.
É importante entender que nenhuma loja, e ainda mais um ecommerce, vai muito longe sem que se planeje bem a operação. O ramo, nicho de mercado escolhido pode ser o melhor e mais lucrativo as chances de ir mal são grandes, caso o empreendedor não saiba como ele deve funcionar.
Para fazer seu planejamento, comece criando um plano e modelo de negócios. Depois disso, faça uma pesquisa de mercado para saber tudo sobre seus maiores concorrentes. Além disso, fazer uma análise geral dos produtos que vai vender, bem como os pontos fortes e fracos entre você e sua concorrência.
Feito isso, podemos passar para o planejamento financeiro do seu shopping virtual de pets.
Saiba como tratar as finanças do seu ecommerce de pet shop
O segundo ponto para ficar atento ao abrir a sua loja virtual de pet shop é o planejamento financeiro.
Certifique-se ainda no começo das operações que você possui capital suficiente para arcar com os custos do negócio. Ou seja, custos com frete, hospedagem do site e plataforma, formação de estoque, compra de produtos e marketing.
Além disso, tenha capital de reserva e de giro. Nunca, nunca mesmo esqueça dos recursos para divulgação e marketing. Por fim, tenha dinheiro para se manter durante o começo do seu ecommerce.
É muito difícil que os primeiros meses já sejam de vendas elevadas e em grandes quantidades. Sem falar que é preciso reinvestir quase todo o faturamento durante os meses iniciais para permitir mais crescimento no negócio.
Cuide da papelada necessária para estar em ordem com o governo
Feito os passos seguintes é hora de tornar o seu negócio algo legalizado.
Tome um tempo verificando quais papéis, registros e certificações você precisa para atuar legalmente com a sua loja virtual de pet shop. Na internet você pode encontrar facilmente essas informações e então partir para providenciar todas essas exigências.
Hoje em dia, isso pode ser resolvido rapidamente (embora ainda de modo lento em relação a outras nações) por meios digitais. Você terá algum trabalho com a formalização.
Mas valerá a pena. Pois agora você é dono da sua loja, e está com tudo em ordem com a legislação.
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Agora você está por dentro do básico de como montar sua loja virtual de pet shop eu tenho um convite para fazer.
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Sucesso sempre e até logo!