Como montar um ecommerce de moda no Instagram

Última atualização em 14 de fevereiro de 2019 por Matheus Almeida

Muita gente pergunta se é possível montar um Ecommerce de moda no Instagram. Não só é possível, como também é altamente recomendado para quem está começando do zero.

O casamento entre Instagram e os negócios de moda vem dando super certo e, sem dúvidas, você pode se beneficiar muito disso.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, Ecommerce não significa ter uma loja virtual. O termo, que significa, comércio eletrônico, está relacionado a vender online… não importa o canal escolhido!

Se a transação ocorre ambiente digital… é Ecommerce.

Para isso, uma conta profissional no Instagram, um número de Whatsapp e uma conta em algum meio de pagamentos já são mais do que suficientes para você começar.

E, não se preocupe com a concorrência. Apesar de ser alta, a qualidade é baixa…

Muitas pessoas tentam vender de qualquer maneira e de forma muito amadora.

Pensando nisso, vou te mostrar o passo a passo para começar da forma correta seu ecommerce de moda no Instagram.

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Planeje minimamente a sua MARCA

Antes mesmo de criar sua conta no Instagram, você precisa conhecer bem a marca que você está criando. É fundamental possuir informações de público-alvo e persona.

Deixa tudo alinhado com parceiros e fornecedores do seu negócio.

Basicamente, você precisa ter resposta para essas 3 perguntas:

  • O que vou vender?
  • Para quem vou vender?
  • De quem vou comprar?

Mantenha seus planos devidamente registrado antes de partir para a próxima etapa.

Crie uma estrutura enxuta

Com seu planejamento em mãos, é hora de partir para a estruturação do negócio.

Você vai precisar apenas de 3 ferramentas para deixar seu negócio pronto para vender:

  • Instagram Comercial: Vai funcionar como sua vitrine, servindo para expandir seu alcance.
  • Whatsapp Business: Onde você irá atender seus clientes e fechar as vendas.
  • MercadoPago: Meio de pagamento para você receber pelas suas vendas online;

Vamos a cada um deles:

Instagram Comercial

Primeiro, crie sua conta no Instagram direto pelo site ou no próprio aplicativo.

Ao acessar sua conta, aconselho que você já configure como Instagram Comercial. Para isso, basta ir até as configurações de conta e selecionar a opção “mudar para perfil comercial”.

Com esse recurso, você poderá analisar métricas importantes do negócio, além de promover seus conteúdos por meio de anúncios.

Através do Instagram comercial, você consegue acompanhar o alcance e envolvimento das suas postagens. Entre outras métricas de crescimento como crescimento do número de fãs, visitas ao perfil, etc.

É possível, também, ter acesso à informações demográficas e comportamentais dos seus seguidores. Descobrindo dados de gênero, localidade e os principais horários que eles estão ativos na rede social.

Whatsapp Business

É a versão do Whatsapp focada em negócios. Apresenta recursos que transmitem profissionalismo ao negócio, além de facilitar muito a vida do empreendedor.

A versão está disponível somente para Android e você pode baixar direto na Playstore.

É possível utilizar de forma simultânea em um celular que já possua o Whatsapp instalado. Você vai precisar apenas de outro chip para validar a conta comercial.

No primeiro acesso, configure as principais informações do seu negócio: local, descrição, segmento, horário de funcionamento, contato de email e site (pode colocar o link do instagram aqui).

A ferramenta possui as funções de criar etiquetas para segmentar os contatos, fazer listas de transmissão, mensagens automáticas e mensagens de saudação.

Recursos que serão valiosos para sua estratégia de vendas!

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Mercado Pago

Você precisa de uma conta profissional para receber pagamento dos seus clientes online e de forma segura!

Nada de pedir para eles depositarem na conta do seu banco.

O Mercado Pago é um intermediador de pagamentos. Ele fica entre você e seu cliente na hora da transação, garantindo a segurança de ambas as partes.

Basta acessar o site e criar sua conta. Após preencher algumas informações você já pode começar a enviar links de pagamento para os seus clientes.

Você poderá aceitar pagamentos em boleto ou crédito. Inclusive, com a possibilidade do cliente parcelar os pagamentos e você receber o valor em uma única vez (descontadas as taxas da ferramenta).

O dinheiro recebido fica disponível na conta do Mercado Pago, podendo ser transferido para sua conta pessoal posteriormente.

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Aposte no Marketing Digital

Agora que você tem a estrutura mínima necessária, já é possível começar as suas vendas. Nesse primeiro momento, o Instagram é seu grande canal de divulgação, portanto, foco total na ferramenta.

Produza conteúdos que relacionem seu produto à sua persona. Crie postagens com conteúdos relevantes, como: dicas de looks, tutoriais e pesquisas.

Seu primeiro grande objetivo deve ser ganhar seguidores, para isso, você pode começar a interagir com clientes em potencial para o seu negócio.

Visite perfis semelhantes ao da sua marca e qualquer um que você acredite que sua persona possa seguir. Depois disso, vá nos seguidores dessas contas e interaja com eles.

Pode curtir, comentar e seguir as pessoas também. Dessa forma, elas vão começar a notar seu perfil.

Cuide do seu feed, pois ele irá funcionar como uma vitrine. Atraindo pessoas interessadas para “dentro” da sua loja.

No começo é um trabalho de formiguinha, mas com o tempo você verá os resultados. O segredo aqui é manter a qualidade e consistência.

Feche suas vendas

Naturalmente, em meio aos seus seguidores vão surgir pessoas interessadas em comprar.

Além disso, você deve utilizar estratégias para incentivar o consumo mesclando ofertas aos seus conteúdos. Atente-se a manter um equilíbrio. A Lei de Pareto pode funcionar aqui também.

80% conteúdo para 20% de oferta.

Quando surgirem os clientes interessados no seu Instagram, siga os passos abaixo:

  • Leve esse cliente do Instagram para seu Whatsapp Business;
  • No Whatsapp, tire as dúvidas e negocie o fechamento;
  • Crie um link de pagamento através do Mercado Pago e envie para o cliente no Whatsapp;

Aconselho a seguir esse processo, dessa forma, você vende e capta o contato da pessoa. Criando relacionamento para futuras vendas.

Dentro do seu Whatsapp Business, faça etiquetas para clientes e prospectos (pessoas interessadas), para criar listas e manter contato com elas futuramente.

Essas listas são ótimas para usar em lançamentos e promoções.

Depois, siga repetindo o processo. Captando novas pessoas através das suas publicações do Instaram e fechando suas vendas no Whatsapp.

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Negócio validado? Vamos adiante…

Quando você começar a realizar vendas de forma recorrente, seguindo as mesmas estratégia, podemos dizer que sua ideia está validada.

Se você ainda não formalizou a empresa, esse pode ser o momento. E, também, de registrar sua marca.

Para quem está começando pequeno, apostar no MEI é uma boa alternativa. É nada burocrático e você mesmo pode fazer.

Para o registro de marca, recomendo buscar mais informações direto no site do INPI. Apesar de ser um pouquinho mais complexo, também é possível fazer por conta própria.

Nesse momento, acredito que sua intenção será de escalar o negócio.

Por isso, investir em anúncios é uma ótima alternativa. E veja bem, eu disse investir.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, pagar o Instagram para divulgar suas publicações não deve ser visto com uma despesa, mas sim, como investimento.

Comece pequeno, mas pense grande!

Muitos negócios que hoje são gigantes, começaram dessa forma. Então, não tenha vergonha de dar o primeiro passo e começar pequeno.

Contudo, pense como empresa grande desde o seu primeiro momento, traçando metas, planos de ação e prazos para executar tudo!

Aprenda e aplique rápido, com velocidade de execução e adaptação sempre.

Com foco e determinação não tenho dúvidas de que você vai chegar aos seus objetivos.

Um abraço,

Matheus Almeida

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