Última atualização em 21 de julho de 2021 por Maria Alice Medeiros
Se você vende online, já deve ter notado que uma das principais vantagens do ecommerce é justamente a questão do estoque. Enquanto lojas físicas precisam comprar dezenas (ou até centenas) de produtos para as suas prateleiras, na internet bastam algumas fotografias e pronto: está feito!
Mesmo assim, isso não quer dizer que o empreendedor do ecommerce não precise montar o seu estoque — ele precisa, porém terá um custo mais baixo na hora de fazer isso.
Se você chegou nesse momento do planejamento do negócio e está se perguntando sobre como montar o estoque da operação, não se preocupe, pois nós podemos ajudar! Dê o play no vídeo abaixo ou continue a leitura e entenda exatamente o que precisa ser feito!
Como montar o estoque do seu ecommerce? (Quantidade x Variedade)
Quando o assunto é como montar o estoque de um negócio que funciona pela internet, a pergunta mais comum que costuma chegar até a nossa equipe é: “devo apostar em pouca variedade de produtos com muitas peças em estoque ou em muita variedade de produtos com poucas peças de cada tipo?”.
O questionamento é mais do que válido — até porque se trata de uma etapa fundamentalmente importante dentro do contexto do negócio… Se você errar no planejamento de estoque, certamente vai sofrer algumas consequências lá na frente.
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Agora imagine a seguinte situação:
Você tem um ecommerce no segmento de casa e decoração. No momento da montagem do estoque, você percebe que o fornecedor tem um mesmo estilo de luminária em várias cores e tamanhos…
O que você faria?
a) Compraria 10 variações diferentes da mesma luminária, colocando em estoque somente uma ou duas peças de cada variação
b) Compraria somente 2 variações da mesma luminária, porém colocando 10 peças de cada uma em estoque
Se você escolheu a alternativa B, acertou na mosca. Isso porque…
A quantidade de produtos é que vai alavancar o seu negócio
Como já dissemos, é muito comum que leitores e alunos do treinamento Ecommerce do Zero venham até nós perguntando sobre como montar o estoque de um comércio eletrônico. Nesse momento, o que fazemos questão de dizer é que a QUANTIDADE DE PRODUTOS é muito mais valiosa que a VARIEDADE deles — isso porque é ela a responsável por alavancar um ecommerce que está começando.
Imagine que a luminária da qual falamos há alguns parágrafos seja bem aceita pelo mercado. Você gravou um review do produto, uma blogueira viu e acabou indicando-o em um post, outro site fez menção ao item e, de repente, a procura por ele começa a aumentar.
Se você tem uma boa quantidade dessa luminária em estoque, poderá facilmente dar conta da demanda inicial enquanto negocia uma nova remessa com o fornecedor — o mesmo não aconteceria se você tivesse somente uma ou duas peças em estoque.
Conclusão
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é a variedade de produtos que vai dar poder de fogo à sua operação, mas sim a quantidade deles. Por isso, antes de pensar em montar uma loja virtual com 50, 70 ou 100 produtos diferentes, convidamos você a repensar a questão…
Que tal fazer uma lista mais enxuta com apenas 10 itens? Imagine o poder desses produtos se todos tiverem estoque e, mais do que isso, um caminho de vendas?
Caso você não saiba, chamamos de caminho de vendas a estratégia encontrada para vender um determinado produto de forma constante, consistente.
E se eu trabalhar com coleções?
Se você trabalha com coleções, a história é outra. Nesse caso, é natural que os produtos priorizem a variedade frente à quantidade. Seus clientes provavelmente já até estão acostumados com isso…
Em todo caso, a recomendação é a de que você comece a pensar sobre a inclusão de alguns produtos perpétuos em seu portfólio. Isso, além de possibilitar maior rentabilidade ao negócio, também deixará o seu caixa mais saudável.
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